As cafeterias do Centro Histórico de Santos

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

centro históricoEssa semana fiz um tour pelo Centro Histórico que considero um livro de história vivo e está lá para quem quiser conhecer a História de Santos e boa parte da História do Brasil também. É impressionante como através dos casarões e monumentos vamos entendendo como a cidade se formou, sua cultura, economia e como foi se desenvolvendo. É realmente um lugar que quanto mais vou, mais aprendo, percebo nuances diferentes, novos ângulos, e sempre encontro algo que passou despercebido da última vez e sempre tenho vontade de voltar.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Quem me conhece sabe que amo tomar café com as amigas e aproveito sempre para conhecer cantinhos de café gostoso em Santos para colocar o papo em dia e experimentar novos sabores da bebida mais consumida do Brasil.

Santos é o principal centro de exportação de café no Brasil e como todos sabem tem uma paixão imensa pelo grão, afinal, temos o Porto que embarca para vários lugares do mundo, temos o incrível Museu do Café e pasmem ainda tem a sala do pregão da Bolsa do Café, lindos vitrais tudo muito conservado e cuidado com muito carinho, e a cafeteria da bolsa, onde é impossível sair de lá sem experimentar vários grãos de cafés vindo de diferentes regiões do Brasil, como Alta Mogiana e Cerrado Mineiro, e métodos de extração não tão convencionais como a prensa francesa. 

Para quem não perde nenhuma oportunidade de explorar novos sabores e até exóticos, tem o Café Jacu Bird: os grãos são extraídos das fezes do pássaro Jacu. E para quem não é tão ousado e gosta de sabores mais suaves o ideal é o Café Havaiano, uma combinação de expresso com leite de coco e leite condensado. E ainda para quem não dispensa um docinho, tem vários com sabor de café claro. E é possível levar para casa e fazer na hora que tiver vontade.

centro histórico
Santos Best Coffee

Aproveitando o passeio fui também conhecer um lugar novo e super charmoso que fica nada menos do que no 5ºandar do prédio da Prefeitura de Santos  e tem o simpático nome de “Santos Best Coffee”, achei um charme,  decoração caprichada e de bom gosto e o café que escolhi para tomar foi um delicioso Capuccino acompanhado de uma deliciosa quiche de queijo Brie com damasco (que adoro porque acho a combinação de sabores perfeita)  também conta com bebidas para os mais variados paladares e ainda tem duas bebidas geladas que deixei para experimentar na próxima vez: Café com laranja e expresso com água tônica.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

Também não posso deixar de citar a Musical uma tradicional loja de música no Centro de Santos, que também conta com uma charmosa cafeteria.  E claro já tive oportunidade de saborear um café delicioso com pão de queijo entre clássicos da música mundial, em um ambiente descontraído e cultural. Nada melhor hein pessoal!

E instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o Museu Pelé apresenta a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. No local, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do ‘Atleta do século XX’. Nos 4.134m² do museu, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.

E é exatamente onde fica a Tia Ada Cafeteria: outro local delicioso e com um café incrível.

Também não posso esquecer do café Carioca que foi inaugurado em 1939, é tradição no centro histórico de Santos e não existe quem não o conheça, foi aberto primeiramente na rua Dom Pedro II, sendo transferido para frente da Prefeitura de Santos anos depois.

Assim, é famoso por seus sanduíches, destaque para os de pernil e claro, por seus pastéis. Era reduto de políticos, já tendo passado por ali João Goulart, Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Lula. Experimente o pastel de carne, um dos melhores. É muito famoso inclusive e um ambiente bem acolhedor e sem frescura. 

Viram quanta coisa podemos encontrar no Centro Histórico e olha que só falei de alguns que fui, imagina quando conhecer tudo?  Em cada rua e em cada cantinho sempre tem um local que vale a pena entrar. E tudo isso sem gastar muito, o que torna o passeio supereconômico também, e essa é a proposta que estou trazendo para todos aqui no 40emais: Conhecer lugares incríveis até sem sair do seu bairro.

E deixo aqui o convite para todos fazerem o mesmo: conheçam o seu bairro, explorem, procure locais e façam algo diferente com os filhos, os amigos e até sozinhos, até porque não vai ficar sozinho durante muito tempo tenho certeza!

E Claro que vou deixar aqui os endereços desses lugares super charmosos e simpáticos e tem ainda outros que não tive oportunidade de conhecer, mas com certeza irei, afinal, nada melhor do que unir história e café no mesmo lugar. 

Musical: Praça Visconde de Mauá, 26 – Santos.

Horário: Segunda a quinta, das 8h30 às 20h. Sexta das 8h30 às 22h. Sábado das 10h às 15h.
Instagram: https://www.instagram.com/amusicalsantos/

Tia Ada Café:  Largo Marques De Monte Alegre, 01, Valongo Santos/SP – CEP 11010-260.

centro histórico
Museu do Café

Museu do Café: Rua XV de Novembro, 95 – Santos.

Horário: Terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 10h às 17h.
Instagram: https://www.instagram.com/museudocafe/

Santos Best Coffee: Praça Visconde de Mauá, s/n -Centro de Santos

Horário: Segunda a sexta das 09h às 18h e sábados das 14h às 17h. 

Instagram: @santosbestcoffee

Espero que vocês gostem e aproveitem para conhecer lugares charmosos em suas cidades e com certeza vão te proporcionar momentos incríveis ao lado de amigos, dar aquela relaxada e ajudar a valorizar os locais e divulgar sua região. Tudo de bom né minha gente?

Um abraço e até a próxima semana😊

Selma Cabral

 
Amadeus

Amadeus: Uma Jornada pela Genialidade e Intriga Musical

música

Mudança e Transformação – a música como bússola durante o caos

viagens gastronômicas

Viagens gastronômicas: explorando a culinária local!

nomes

Sobre nomes diferentes?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Selma Cabral

Conheça a Coluna de Selma Cabral
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezessete =

Scroll to top