fbpx

Dia do Trabalho: filmes pra te inspirar a ser o funcionário do mês!

Fabiana Honorato

Por Fabiana Honorato

dia do trabalho


O feriado do Dia do Trabalho, 1/5, cair num sábado parece até piada de mau gosto, né? Mas depois de mais um lockdown, até o ato de trabalhar ganhou novo peso e, porque não dizer, merece ser muito celebrado.

Afinal, diante dos 14,4 milhões de desempregados no Brasil, segundo dados do IBGE, estar empregado é tão desafiador quanto ficar livre do coronavírus. 

Pra mim, o dia primeiro de maio sempre foi dia de trabalhar e receber um pouco mais! Ninguém queria estar no plantão da redação esse dia, principalmente quando emendava com final de semana. E eu sempre me dava bem, substituía algum editor e o holerite vinha lindo no final do mês. Ô saudade de um holerite!

No primeiro de maio de 2008, esse feriado ganhou outro sentido pra mim, outra cor e um valor que não se converte em dinheiro, pois meu primeiro filho, Lucas, nasceu. Não tive trabalho de parto, mas ganhei um novo ofício da noite para o dia: ser mãe. Ah, e esse não tem folga, nem paga hora extra e muito mesmo dá direito à férias!

Bem, acho que já mostrei o quanto essa data é marcante pra mim, seja pelo presente que completa 13 anos neste 1/5/2021, ou pela certeza de que o trabalho sempre vai me escolher, me cativar, e nunca o contrário. 

Já que estamos nessa ode ao trabalho, listei aqui alguns filmes pra te inspirar a olhar de outra forma a labuta nossa de todo dia. 

 

Erin Brockovich – uma mulher de talento 

dia do trabalho
Copyright D.R. | Julia Roberts

Esse filme do ano 2000 está em alta na Netflix e mostra a dedicação de uma determinada assistente de um escritório de advocacia. Mãe de três, divorciada e tendo que viver com pouca grana, ela começa a investigar os problemas dos moradores de uma cidade do deserto, descobrindo que a causa é a água contaminada. Nem advogada ela é, mas conseguiu ganhar um processo com indenização de 333 milhões de dólares. Um clássico, nunca fica cansativo e é motivação pura. Só veja, jovem!

Um senhor estagiário 

dia do trabalho
Copyright 2015 Warner Bros. Entertainment Inc. and Ratpac-Dune Entertainment LLC | Robert De Niro , Anne Hathaway

Robert De Niro interpreta Ben, um viúvo aposentado em busca de um novo desafio para voltar ao mercado de trabalho. Ele consegue uma vaga de estagiário num e-commerce de moda feminina, mas logo se torna uma referência entre os colegas de trabalho, tamanha suas experiência e vivência. Além de uma grande amizade, a relação dele com a gestora do local traz ganhos para o próprio negócio. Ele é do tipo caxias, todo certinho, e é bacana ver a troca entre um sênior e um novinho!

O discurso do Rei

dia do trabalho
Colin Firth e Geoffrey Rush
dia do trabalho
Colin Firth

Pensa num trabalho de responsa! É o que Lionel Logue, fonoaudiólogo e ator, encara ao ser contratado para preparar o futuro Rei George VI a falar em público. Ele era muito inseguro e gaguejava, mas não dava para um monarca do Reino Unido quase desmaiar de nervoso porque teria que discursar. Além de trazer a segurança e técnica que o futuro rei precisava ter, Logue cria um vínculo de amizade com seu nobre aluno. É verdade esse bilhete, o filme é baseado em fatos reais!

Sully: o herói do Rio Hudson

dia do trabalho
Copyright Warner Bros. France | Aaron Eckhart , Tom Hanks

Nesse filme, não basta o piloto trabalhar, ele precisava evitar uma tragédia com um avião que acabara de decolar. Não sei você, mas eu lembro da cena, nos telejornais e sites, dos passageiros em pé nas duas asas do avião, depois de um pouco de emergência no gélido Rio Hudson. Isso mesmo, o piloto Sully existe de verdade e o filme conta a rigorosa investigação que se seguiu ao acidente. Nem ele podia imaginar, ao bater o ponto, que aquele seu dia de trabalho entraria para a história da aviação!

 

Aproveite as dicas pra curtir essas histórias que nos mostram quanto o trabalho pode impactar na vida das pessoas!

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas Fabiana Honorato
Últimos posts por Fabiana Honorato (exibir todos)
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x