Empreendedor: Você sabe o que é identidade visual?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

identidade visual

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Muitas vezes, o empreendedor chega aqui na agência com apenas uma preocupação: vender! E claro, essa preocupação é legítima. Afinal, somos todos capitalistas malvadões, aqui, e queremos vendas. Mas você já parou pra pensar se a sua identidade visual está fazendo um bom trabalho para a imagem do seu negócio? Eu sei que não, então vamos discutir esse assunto.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Primeiramente, vamos tirar isso da frente. O que é identidade visual

A identidade visual de uma empresa é o conjunto de elementos visuais que a representa e a diferencia das outras. Isso inclui logotipo, cores, tipografia, padrões e elementos gráficos que juntos formam uma aparência única e reconhecível. Ela serve para transmitir a personalidade, valores e propósito da empresa de forma visual. Ela ajuda a criar uma conexão emocional com o público, facilita o reconhecimento da marca e contribui para a construção de uma imagem sólida e confiável.

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Ah. Então é o logo, eu escuto você pensar. E sim, isso também. Mas não se trata apenas do logo. Aliás, parando pra pensar, talvez o logo seja o de menos nessa história. Não que não seja importante. É claro que é. Afinal, ele é o símbolo da sua empresa. Mas você precisa enxergar além do logo. Aliás, se você puder, você deve começar a enxergar antes do logo.

Continua após a publicidade

Veja, meu caro, antes de começar a pensar nos elementos gráficos da sua empresa, você deve ter em mente o que você faz, para quem você faz, e mais importante: para quem você quer vender. Quais são seus custos ao elaborar o seu produto? Que tipo de público tem potencial para comprar o seu produto? Todo esse processo, e mais uma porrada de coisas para o qual nós damos o nome de plano de negócios, vai ajudar e muito, aliás, vai sedimentar a base da comunicação do seu negócio. 

A partir do momento que você conhece o seu público, é que você vai definir como que você quer ser visto por ele. Aí sim nós vamos criar os elementos que vão compor a identidade visual da sua empresa.

Mas como a identidade visual impacta as minhas vendas?

Vamos fazer um exercício: feche os olhos (após ler esse parágrafo l, obviamente, e vamos nos lembrar da marca de chocolate Ferrero Rocher. Você se lembra quais são as cores das embalagens? Dourado, com marrom escuro. O dourado traz a ideia de sofisticação, de elegância, de preciosidade. O marrom, quando bem aplicado, acrescenta um toque de elegância. 

identidade visual

Continua após a publicidade

Agora vamos, ainda de olhos fechados, nós lembrar da caixa de bombons da Garoto. Quais são as cores do produto? Vermelho e amarelo. São cores fortes e chamativas, que apelam mais para o sentido que para a elegância. Agora: qual desses produtos é mais caro?

Entendeu o tamanho do problema que você tem quando não pára para pensar na identidade visual do seu produto?

Além do preço, a identidade visual é essencial para que seu produto possa ser identificado, ao lado de tantos concorrentes nas prateleiras, na internet etc. Ao fazer uma pesquisa de mercado, para, por exemplo, a embalagem do seu produto, procure saber quais são os elementos mais comuns que seus concorrentes estão fazendo, não apenas para poder se adequar às melhores práticas do seu nicho, mas, principalmente, para você acrescentar um algo a mais, mais cores, ou algum outro elemento que possa te destacar de todos os seus concorrentes e, aí sim, alavancar as suas vendas. 

E, além disso, uma identidade visual bem pensada vai ajudar seu produto ou a sua marca a se tornar marcante, a gerar impacto visual no público, de forma que vai facilitar a assimilação da marca e aumentar as chances de quem viu alguma propaganda sua se lembrar e se tornar seu cliente. 

Claro, esse texto é só um bate papo. Existem muito mais aspectos e elementos a se pensar quando o assunto é a identidade visual da marca. E lembrando também que, mesmo com a identidade visual feita e bem planejada e executada, você ainda tem que fazer branding, ou seja, aplicar essa identidade na sua comunicação. Mas isso é papo para outro dia. 

E como sempre, chegou o momento merchan: se você tem uma empresa e quer dar um tapa na identidade visual dela, me convide para tomar um café. A gente bate um papo sobre as necessidades da sua empresa e tenho certeza que vai ser.bem produtivo. Para conhecer o trabalho da minha agência, clique aqui.

E para finalizar, eu estarei palestrando, ao lado de outros três profissionais muito melhores do que eu, no evento Transformando Ideias em Negócios: Imersão Empreendedora, onde eu vou falar sobre a jornada da criação da sua empresa, desde a criação da marca, até a realização do seu site e a sua primeira campanha de Google ads. A entrada é 99 reais por pessoa, bem mais barato do que um evento desse porte, e vai mudar a sua vida empreendedora. Não fique de fora e corra, pois as entradas já estão à venda e se esgotando. Clique aqui e já garanta o seu lugar 

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

Esse foi o papo dessa semana. Esqueci alguma coisa? Te desafio a me provar que você não precisa de um site. Deixe aqui embaixo, nos comentários.

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

 
streaming

Streaming de Música – experiência funcional ou audição profunda

lua de mel

Destinos incríveis para lua de mel!

vídeos

Como vencer o Complexo de Inferioridade para Gravar seus Vídeos. Parte 1

satisfazer o cliente

Empreendedor: a ideia é satisfazer o cliente

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Turismo & ideias

    Turismo & Ideias

    Treinamentos, Eventos e Consultoria na área de Turismo. 10% de Desconto…

Mais nessa Coluna

Marcio Cabral Jr

Conheça a Coluna de Marcio Cabral Jr
Fala pessoal. Tudo bem? Meu nome é Márcio Cabral, sou cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário, e estou aqui pra gente ter um bate-papo. Vamos a apresentação formal: tenho 36 anos, quase formado em cinema, formado em design gráfico e Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília, a popular Unisanta. Sou responsável pelo marketing aqui do 40EMAIS, assim como pelo design de quase tudo que tem nas plataformas do 40, e tem sou diretor executivo da IAP Propaganda. Nesse espaço, nós vamos discutir assuntos ligados ao marketing, ao design de marcas, ao posicionamento digital e tudo mais que der na telha. Eu vou trazer o dia-a-dia do meu trabalho, as dúvidas dos meus clientes, que podem ser as suas dúvidas também. Espero que o conteúdo seja útil pra você. Não vou usar tecniquês bravo, vamos conversar de forma leve e divertida, a cada 15 dias. Segue a coluna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

Scroll to top