fbpx

Faça seu negócio prosperar também na pandemia

Érika Klann

Por Érika Klann

prosperar


Em mercados tão competitivos e um impacto indiscutível da pandemia sobre os negócios, como prosperar com o seu empreendimento? Talvez você já tenha perdido o sono pensando numa resposta.

Na verdade, não existe fórmula mágica ou resposta pronta, mas alguns direcionamentos podem fazer você chegar a uma resposta sua.

Primeiramente, você precisa ter bem claro o que você faz e porque você faz. O seu trabalho, onde você deposita a maior parte da sua energia e do seu tempo, precisa fazer sentido pra você. 

Sempre falo aqui sobre a importância do planejamento, e todas as nossas ações devem estar pautadas nele. Você já se perguntou como quer estar daqui a 10 anos? Então, coloque no papel o seu desejo, analise suas prioridades e, o mais importante, defina suas metas! Metas precisam estar bem definidas, com datas para começar e para terminar, com o objetivo a ser atingido de forma específica e bem clara dentro desse período. Defina metas a curto, médio e longo prazo. 

Como fazer isso?

  1. Escolha onde você quer estar daqui 5 ou 10 anos;
  2. Desenhe qual o movimento principal que você precisa fazer para chegar até lá;
  3. Agora, coloque no papel todas as pequenas ações (diárias, mensais e anuais) para conseguir esse movimento. Como um passo de cada vez, entende?

Uma dica importante: seja realista. Sonhe grande: defina metas que sejam ousadas, mas que você pode realizar. Porque objetivos não alcançados geram frustração e, consequentemente, desânimo e você passa a acreditar que não consegue. Por isso, se uma meta não for atingida, não perca o objetivo de vista; pare e analise cada passo para identificar onde e como pode ser feito diferente. E siga em frente!!

Manter-se no mercado exige atenção, observação e estudo constante. Esteja atento(a) sempre às mudanças do seu mercado de atuação e também de outros, às mudanças mais significativas do seu cliente (porque você já conhece bem o seu cliente, né?!); e crie você mesmo(a) as oportunidades (não espere cair do céu).

A pandemia já trouxe reflexos no comportamento de compra e na mudança das necessidades dos consumidores. Muitos empreendedores teimam em não procurar as oportunidades por medo de sair da sua zona de conforto e dar errado. Mas, negligenciar essa transformação é estagnar o desenvolvimento do seu negócio. Esteja sempre aberto(a) ao novo. Uma empresa próspera precisa ser inovadora.

Aproveitar as oportunidades significa estar sempre à frente, o que gera maior visibilidade e reconhecimento. Analise a demanda, os custos envolvidos, a logística de execução do novo e não tenha medo de agir.

Prosperar é estar em constante movimento!

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas erika klann
Últimos posts por Érika Klann (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x