Bom dia, meninas! Hoje eu vou ser bem cara de pau e pegar carona no texto da minha amiga Mariana, e falar também sobre pastel. Afinal, é difícil ter ideia para escrever toda hora. Será que vale a pena enfiar o pé na jaca e comer aquele delicioso pastel na feira? E dor na consciência depois? Ou pior, o arrependimento no dia seguinte na hora de encarar o espelho?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Calma, gente! Antes de decretar o fim da sua relação feliz com o pastel, vamos entender direitinho o que ele representa. Um pastel de tamanho médio recheado com queijo, por exemplo, pode ter em média de 300 a 400 kcal. Se for de carne, essa média sobe para 350 a 450 kcal. E se o recheio for mais elaborado, tipo pizza ou palmito, não é raro passar das 500 kcal. Agora, se o pastel é daquele modelo tamanho família, recheado até o limite do impossível, aí só Deus sabe a matemática disso. Mas, olha só, isso não quer dizer que você deva cortá-lo para sempre da sua vida. É sobre equilíbrio, não proibição.
![]() |
|
![]() |
|
O segredo está em entender que o pastel é uma delícia que pode, sim, fazer parte da sua rotina, desde que você saiba como compensar. E aí que entra a parte divertida: como queimar esse pastel delicioso e seguir sua vida leve, feliz e sem culpa? Bem, depois de saborear essa iguaria maravilhosa, o ideal é apostar em atividades físicas que realmente façam você gastar energia. E, de preferência, de forma eficiente.
Se o pastel foi daqueles mais “leves”, como o de queijo, então uma corridinha básica de uns 30 a 40 minutos já dá conta do recado. Isso porque, dependendo do seu ritmo, você pode queimar entre 300 e 500 kcal. Já se o pastel era daqueles mais caprichados e fritos com todo o amor e carinho do óleo quente, então talvez seja o caso de dar um gás extra no treino. Pular corda, por exemplo, é uma excelente opção e pode queimar até 400 kcal em 30 minutos. E, vamos combinar, é divertido e te deixa com um baita condicionamento físico.
Agora, se você quer algo mais prático, dá para optar por treinos intervalados de alta intensidade, o famoso HIIT. Esse tipo de treino é maravilhoso porque queima calorias não só enquanto você se exercita, mas também depois, durante o repouso. É tipo aquele bônus que a gente ama receber, mas em forma de queima calórica. Uma sessão de HIIT bem feita pode queimar de 400 a 600 kcal em apenas 30 minutos. E o melhor é que você não precisa de equipamentos super avançados para isso, dá para fazer até na sala de casa.
Claro que exercícios aeróbicos como bicicleta e corrida são ótimos, mas não dá para esquecer do treino de força. Sim, aquele da musculação, funcional e outros que você acha que são só para “ficar musculosa”. Mas a verdade é que esses exercícios ajudam a acelerar seu metabolismo e garantem que seu corpo continue queimando calorias mesmo quando você está assistindo sua série preferida no sofá. Então, se você quer curtir seu pastel sem peso na consciência, combinar cardio com treino de força é o combo perfeito.
E olha, meninas, se o problema é tempo, vamos ser sinceras: dá para fazer um treino super eficiente em 20 ou 30 minutos. Ninguém precisa viver na academia para ter resultados. A questão é fazer algo que seja eficiente e adequado para seu objetivo. E se você ainda está se perguntando: “Ok, mas então, eu posso comer pastel quantas vezes na semana sem me prejudicar?”, a resposta é bem simples. Se você gosta mesmo do pastel de feira, tente reservar esse prazer para uma ou, no máximo, duas vezes na semana. E claro, compense com treinos adequados e uma alimentação balanceada no restante dos dias.
O mais importante é entender que nenhum alimento é vilão quando consumido de forma consciente. Se você decidir que quer o pastel tradicional, fritinho e delicioso, coma sem culpa e aproveite cada mordida. Depois, é só botar o corpo para se mexer e tudo fica certo. E se você quiser tentar um pastel assado, feito na airfryer ou com recheios mais leves, também é uma ótima alternativa.
Quer mais uma dica? Fazer exercícios físicos regularmente não só ajuda a queimar aquelas calorias extras, mas também deixa seu corpo mais preparado para quando você quiser se deliciar com essas “escapadinhas” gastronômicas. E acredite, a sensação de saber que você está se cuidando permite que você aproveite ainda mais os seus momentos de prazer, como o de saborear um pastel bem recheado.
Agora me conta aqui nos comentários: você ficou com alguma dúvida ou quer dicas mais específicas, deixa sua mensagem aqui embaixo. Ah, e não esquece de curtir esse texto, porque ajuda muito! Vou adorar saber a opinião de vocês e continuar esse bate-papo gostoso sobre como viver bem e, claro, feliz.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
![]() |
|