Sempre escrevo sobre streaming, mas sei que o mundo não vive só de Spotify. Com a ideia de abrir essa janela para novas maneiras de ouvir música, trago aqui uma lista de 10 vídeos (Youtube) para curtir cenas, artistas, músicas e claro, momentos que o tempo nos entregou. Tem cenários grandiosos, mas também tento apontar condições mais acolhedoras que nos foram tão importantes em tempos pandêmicos. Espero que curtam essa jornada por tesouros da cena eletrônica, agraciados por imagens que geram suspiros e alegrias. Se joga nessa onda musical e visual.
10º – DJ Chus ao vivo do Recinte Modernista de Sant Pau – Barcelona (for Jackies) – 2021
Uma das primeiras apresentações do DJ Chus, após decisão de encerrarem a dupla Chus & Ceballos. Também no período da pandemia, o local escolhido foi o Recinte Modernista de Sant Pau, também conhecido como Hospital de Sant Pau, que é um dos exemplos mais impressionantes da arquitetura modernista catalã. O complexo foi projetado pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner, um mestre do Modernismo catalão. Confesso que está nessa lista mais pela sonoridade contagiante que Chus sabe muito fazer ao vivo, mas contempla também esse cenário arquitetônico fora de série, com tomadas aéreas da sempre linda Barcelona. Delicie-se nesse tempo em som.
|
|
9º – Hernan Cattaneo no SUNSETSTREAM / Aeroporto de Buenos Aires – 2020
Esse set tem 04:48h, traz um som mais contemplativo, regado de progressive house e deep house melódico. Excelente para uma ambientação mais calma para drinks e papos. Hernan Cattaneo, é um DJ argentino, que topou participar dessa apresentação para arrecadar fundos para a Cruz vermelha argentina, em agosto de 2020 – em pleno momento pandêmico. Note a solidão dos espaços vazios de pessoas, ele solitário tocando por todo esse tempo para nós que estamos enclausurados em casa. Um tempo entre som e tomadas aéreas que mostram um cair de noite lindo na cidade portenha. Façamos um tin-tin a esse tempo que passou e que a arte nos apoiou.
8º – Dre Guazzelli – Sábado Dre Tarde #45 – Edição Especial 9 Anos (Parte 1) – 2024
Primeiro porque é um set list impecável de tão coerente com o público e locação. Uma energia musical digna de suspirar e alegrar-se pela sensibilidade de Dre Guazzelli. Eu escrevi sobre essa festa, na edição de março, onde conheci a magia dessa festa. Aqui no vídeo, temos a edição de junho/2024, onde foi comemorado os nove anos do selo de festa. Eu estava nessa linda comemoração e vibrei do inicio ao fim, de tanta sinergia de música e público. Curta sem moderação.
7º – Antdot B2B Maz – apresentação no palco CORE no Tomorrowland Brasil – 2023
Essa dupla sonora entra nessa lista tanto pelo espetáculo visual que temos no palco CORE, mas principalmente por distribuir uma musicalidade ideal para aquele templo em meio a mata. Com um set recheado de afro house que eles fazem muuuito bem, une a simpatia de suas musicas com a energia do público que embarca nessa viagem sensorial de batidas melódicas. Uma delícia para curtir sem pressa de acabar (mas dura apenas 01:29h). Um belo momento para recordar com esses dois DJs e produtores mega influentes na cena mundial do afro house.
6º – Diplo ao vivo no Rio de Janeiro (abertura do show Madonna) – 2024
Adoro Diplo, por suas produções enérgicas, suas colabs com grandes artistas ou mesmo novatos da cena mundial. Mas esse vídeo de sua apresentação em Copacabana para a plateia que esperava o show da “Madamme”, ficará para a história. Tanto pelo cenário, quanto para o set list que ele escolheu para formar esse tempo no calor das areias cariocas (que ele conhece bem, já que vira e mexe está por ali). Imagino a vibração para um profissional ver aquele sem fim de gente curtindo sua apresentação.
5º – Hot Since 82 no terraço do Culture Club Revelin – em Dubrovnik, Croacia (for Cercle) – 2019
Sou suspeito para falar desse cenário, que tive a grata alegria de vivenciar. Dubrovnik é uma cidade medieval murada, lindamente reconstruída após o final da guerra da antiga Iugoslávia. Este pequeno pedado da Croácia, foi cenário da primeira temporada do já clássico Guerra dos Tronos, com passeios que nos apontam onde cada cena teve figuração dentro desse muros da cidade. O DJ e produtor Hot Since 82 foi convidado para criar a atmosfera perfeita para esse fim de tarde e anoitecer no verão de 2019. Curta essas tomadas aéreas que mostram o cenário ao redor do terraço do club Revelin, que uma boate que funciona dentro da muralha (uma viagem à parte). Um tempo memorável para curtir em som e verão.
4º – Mochakk na Plaza de Espanha, em Sevilla, Espanha (for Cercle) – 2023
Ele é sem dúvida um dos mais renomados DJs brazukas atualmente. Sua sonoridade é ácida e sempre instigante para nossos corpos e nosso sensorial. Num set list vibrante do começo ao fim, Mochakk (codinome para Pedro Maia, nascido em Sorocaba), pontua ao mundo sua capacidade de reunir e colocar para dançar uma pista como essa. A locação é a Praça de Espanha, na cidade de Sevilla, que empresta sua arquitetura imponente e linda, para curtirmos essa sonoridade pulsante. Divirta-se muuuito.
3º – Fatboy Slim ao vivo no i360 em Brighton, Inglaterra (for Cercle) – 2018
Fatboy Slim mora em Brighton, litoral próximo à Londres. Após a inauguração do i360, que é esse mirante em forma de bolha de vidro, o DJ britânico fez sua apresentação em 2018, para um público seleto. Além de seu set envolvente e rico em nuances do eletrônico, temos a clara sinergia dos participantes anexadas ao vídeo. O por do sol dá o tom nessa viagem astral e de sonoridade ímpar. Note que o evento começa com a bolha elevada do solo, mas após algum tempo, o equipamento deve descer e vemos uma corrida do público até um banheiro… kkkk. No mais, a ideia do evento, o local único e a alegria de Fatboy somam um resultado inclassificável. Bem vindo ao quintal dele.
2º – Carl Cox ao vivo no Château de Chambord, Françe (for Cercle) – 2018
O cenário é um desbunde, pois o Château de Chambord é um dos mais icônicos e impressionantes castelos do Vale do Loire, na França. Conhecido por sua arquitetura renascentista francesa, o castelo é famoso por suas características únicas e sua história rica. Para criar o cenário mais atraente ainda, temos o Rei do Reis Carl Cox, numa apresentação que traz sua digital musical eclética e forte. Do entardecer de um verão francês, temos esse registro icônico não só pela sonoridade de Carl Cox, mas também pela atmosfera invejável. Posso morar nesse vídeo por anos.
1º – Adriatique no Templo de Hatshepsut em Luxor no Egypt (for Cercle) – 2023
Uma mistura entre cenário ancestral, luz cenográfica linda e coerente (repare enquanto a luz do dia vai caindo), aliado a uma musicalidade apoteótica que funde tudo num mesmo espetáculo. Um vídeo de duas horas, que não podemos ter pressa para curtir. Dê play e saboreie essa viagem musical criada pelo duo Adriatique, perante o templo de Hatshepsut, que foi uma das poucas mulheres a ascender ao trono do Egito como faraó (1479 a.C. a 1458 a.C.). Reinado notável não apenas por sua longevidade, mas também por seu período de paz e prosperidade. Hatshepsut é lembrada por suas contribuições significativas à arquitetura, ao comércio e à cultura egípcia. Está no topo de meu podium.
Amei realizar essa etapa de ranqueamento dos vídeos. Muitos ficaram de fora, mas sei que defini aqui momentos únicos por suas expressões musicais e ligação com que ouve/assisti.
Vida longa ao som bom (em um bom som).
Até a próxima.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|