Essa é uma das perguntas mais ouvidas pelos cabeleireiros do segmento kids. Tanto que achamos interessante compartilhar aqui a nossa experiência e nosso conhecimento sobre esse tema, cada vez mais em alta.alisar o Cabelo
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Para falarmos de alisamento, primeiro precisamos entender que o cabelo passa por muitas transformações, que começam na fase de bebê, seguem pela puberdade até chegar na fase adulta. Essas transformações envolvem estrutura, cor e espessura dos fios, que podem ser bem claros quando o bebê nasce, por exemplo, e na fase adulta já mudaram de tom, ficando mais escuros. O mesmo pode acontecer com quem nasce com fios finos e, mais tarde, sente que o cabelo está mais encorpado.
Por conta dessas mudanças todas, alisar os cabelos na infância pode ser um grande erro, já que não temos, nessa fase da vida, a definição do fio de cabelo, sem contar os riscos de sofrer um corte químico, quebra do fio, queimadura no couro cabeludo irreversível, alergias, processo de asma, bronquite por inalação – em decorrência de inalar esses componentes químicos que apresentam até risco de morte.
Sem falar no tempo necessário para que a criança passe por esse tratamento no salão, que é mais ou menos de 3 a 5 horas sentada durante todo o processo, que inclui escovação com secador em alta temperatura e a finalização da prancha, passando em cada mecha entre 5 a 10 vezes.
Se todos esses aspectos não são suficientes para te alertar sobre os inconvenientes de um alisamento infantil, vale saber que a Resolução de Diretoria Colegiada Nº 409 de 2020, da Anvisa, proíbe qualquer tipo de alisamento em crianças.
Formol
Importante frisar que progressiva, selagem ou botox são a mesma coisa e, sim, são um tipo de alisamento que contém formol na sua composição.
O formol é tóxico e com ele se faz até pesticidas, fornecidas e muitos outros venenos. O formol está camuflado nos produtos para alisar e alinhar os fios. Ele desidrata os fios, deixando-os sem água, sem balanço, sem brilho, desnaturalizando o fio, que fica com um aspecto de fio morto, sem vida. Tudo isso é reflexo do excesso de progressiva, selagem ou botox. Você percebe que o cabelo fica ralo, com aspecto de fio morto sem vida.
Uma dica: em vez de usar química nos cabelos das crianças, o ideal é usar um kit Home Care profissional e procurar um profissional especialista em cabelo infantil, para fazer uma hidratação, reconstrução, nutrição ou o que for necessário para a saúde do cabelo.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|