fbpx

Como surgiu a Constelação Familiar

Fotos colunistas elis borsoi

Por Elis Borsoi

constelação familiar


A Constelação familiar foi criada pelo alemão Bert Hellinger, que era psicoterapeuta, teólogo, filósofo e pedagogo. Após décadas de muito estudo, práticas, observações e vivências no Sul da África, descobriu as 3 Leis Sistêmicas ou Ordens do Amor que são Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio de Troca em Dar e Receber (Tomar), que ele considerou como Leis Universais, pois, quando praticadas nos relacionamentos pessoais e profissionais fazem com que uma pessoa tenha uma vida mais consciente e saudável.

Hellinger criou este método integrando várias terapias e conceitos científicos de pessoas como os médicos psiquiatra Sigmund Freud (Inconsciente individual), Carl Jung (Inconsciente Coletivo, Sincronicidade e Telecinésia) e Eric Berne (Análise Transacional); o psicólogo Arthur Janov (Terapia Primal); a psicoterapeuta Virgínia Satir (Esculturas Familiares); o médico e psicólogo Jacob Moreno (Psicodrama); o biólogo Rupert Sheldrake (Campo Morfogenético ou Campo Mórfico) e o biólogo celular e cientista Bruce Lipton (Epigenética). Neste texto abordarei mais sobre a epigenética.

Segundo o biólogo celular Bruce Lipton em seu livro “A Biologia da Crença”: 

“As influências epigenéticas continuam após o nascimento da criança, pois os pais exercem muita influência durante seu crescimento. As crianças necessitam de um ambiente positivo para ativar os genes que tornam o cérebro saudável. Os pais, segundo pesquisas de cientistas, continuam a agir como engenheiros genéticos mesmo após o nascimento de seus filhos.”

Cientistas explicam por meio da epigenética que o estilo de vida, o ambiente físico e emocional em que vive, a alimentação e certos eventos traumáticos podem gerar mudanças genéticas nas pessoas. Isto é explicado por meio do “epigenoma”, que modifica a expressão de certos genes de acordo com as variáveis mencionadas acima.

Segundo cientistas, uma pessoa pode criar traumas na concepção, gestação, infância, adolescência e vida adulta. O período até os seis anos de idade é o mais propício para que os traumas sejam criados de uma maneira muito profunda sem que essa pessoa se lembre e provoca comportamentos na fase adulta que, na maioria das vezes, ela não entende o motivo de agir de determinada maneira. Importante destacar também que uma criança pode ter os mesmos comportamentos e crenças de seus pais, pois estas informações são armazenadas na mente subconsciente delas. 

Segundo Bruce Lipton: “O subconsciente é um grande centro de dados e programas  desprovido de emoção, cuja função é simplesmente ler os sinais do ambiente e seguir uma programação estabelecida sem nenhum tipo de questionamento ou julgamento prévio, é como um “disco rígido” que armazena nossas experiências de vida”.

Segundo o autor acima, é assim que surgem os comportamentos automáticos e involuntários. Quando um estímulo é captado, pode gerar a mesma reação comportamental que foi aprendida anteriormente. 

Exemplo: Se uma pessoa vivenciou na infância comportamentos agressivos dos pais, ela pode se comportar dessa maneira em algumas situações de maneira automática, sem mesmo perceber ou ter consciência disso. 

Em uma Constelação Familiar é possível descobrir a origem de determinados comportamentos e crenças de uma pessoa e, a partir dos movimentos e falas sistêmicas, fazer com que estes comportamentos sejam entendidos e ressignificados, pois a pessoa constelada vai perceber e sentir que estes comportamentos não são dela e terá a oportunidade de entregar isso com respeito e honra ao antepassado que tem ou teve esse comportamento. Assim ficará apenas com os aspectos saudáveis dele para criar um novo caminho de aprendizado e consciência para colher novos resultados.

Para saber mais sobre meu trabalho como Consteladora e Coach de Vida para vivenciar seu processo de autoconhecimento e ampliação da consciência transformador de maneira personalizada e única (atendimento online), acesse minhas redes sociais e/ou o site: https://www.elisborsoi.com/.

 LEIA TAMBÉM
Elis Borsoi
Últimos posts por Elis Borsoi (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x