No Dia da Mulher, vamos entender melhor sobre a relação entre os hormônios femininos, as fases da vida e os cabelos. O corpo da mulher precisa estar em total equilíbrio, assim como a parte hormonal funcionando perfeitamente para que os fios reflitam toda essa saúde também.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Quando isso não acontece, percebemos alterações no fio de cabelo, como no caso de um desequilíbrio do hormônio cortisol, que é estimulado pelo estresse e deixa o couro cabeludo mais oleoso e com dermatite seborreica, que pode ocasionar queda do cabelo e até calvície.
Durante a gravidez é o período em que o cabelo fica mais saudável e cresce mais, devido ao aumento dos hormônios estrógeno e progesterona. A gestante sente essa diferença e os cabelos refletem esse turbilhão hormonal. Mas, logo que o bebê nasce inicia-se um quadro do chamado eflúvio telógeno (queda de cabelo) no pós-parto, decorrente de uma inflamação aguda dos folículos capilares, comum nesse momento da vida da mulher.
Quando chega a menopausa, entre 45 e 50 anos, é o momento em que a mulher deixa de menstruar e os ovários entram em falência, o que resulta numa queda das concentrações dos hormônios, como o estrogênio e a progesterona. Com isso, ocorre uma mudança irreversível no volume e textura dos fios de cabelo.
Outro quadro que merece atenção é o funcionamento da tireoide, glândula que regula a produção de dois tipos de hormônios. Quanto ela está funcionando de forma desregulada, tanto no hipertireoidismo quanto no hipotireoidismo, surgem as disfunções hormonais, que são responsáveis pela queda de cabelo e pela porosidade dos fios.
Estudos recentes mostram que melatonina, prolactina, estrógenos e hormônios estimulantes de melanócitos (MSH) têm seu papel no ciclo folicular, ou seja, no tempo de vida dos fios. .Assim como os andrógenos, que são hormônios sexuais, a testosterona, di-hidrotosterona,(DHT) e os derivados estão relacionados com a calvície.
Ficou claro que a saúde e a beleza dos cabelos está ligada a um quadro geral de saúde e equilíbrio do corpo, que manifesta externamente o que está funcionando de forma harmoniosa internamente.
A dica neste Dia Internacional da Mulher é se cuidar com carinho, respeito e amor!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|