E se

Gostei

.

COMENTAR(2) Compartilhar

e se

Buenossss.

Caracas, mal começou o ano e já estamos quase em Fevereiro.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

2022 chegou chegando.

Começamos perdendo a nossa espetacular Elza Soares – na minha modesta opinião, cantora do mesmo patamar de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, da minha amada Billie Holiday, entre outras – que já nos faz falta. Elza era aquele misto de afinação, técnica, balanço, charme, beleza e uma coisa que eu, Luiz, considero sagrado, crucial, ponto de diferenciação entre cantore(a)s e cantore(a)s, vou soletrar: In-ter-pre-ta-ção. A pessoa pode ter a melhor voz do mundo, a melhor técnica, etc. e tal, mas se não conseguir passar a mensagem que vem na canção, seja alegre ou seja triste, não importa, desculpe, mas pra mim não está valendo. Precisa interpretar. Precisa emocionar. Elza tinha tudo isso ao mesmo tempo. Espetacular.

Esta semana, aqui nesta minha cidade que completou 476 anos, parabéns, também perdemos o Peixe do Pandeiro, gente finíssima, pai do querido camarada Edinho Schmidt – filho de Peixe, Peixinho é – excelente pandeirista, como o pai. Peixe, além de tocar, também seguiu a carreira de luthier, fabricando um dos melhores pandeiros do país, instrumentos de qualidade irretocável.

Continua após a publicidade

Pois é, no me gusta falar de coisas tristes, visssse, mas não podia deixar de reverenciar esse(a)s grandes artistas.

Enfim.

Esta semana, também, no mesmo dia em que a maior cidade do país, terra de meu pai, completou 468 anos, parabéns, tivemos o aniversário de nascimento do nosso maestro soberano, o inigualável Tom Jobim.

Coisa triste, mesmo, é ver quantos artistas incríveis temos aqui neste Brasil e em vez de cultuá-los e ouví-los e cantá-los, preferimos assistir ao big brother lixão. Triste.

Fevereiro vem aí, mas sem carnaval, de novo. Adiado. Um grande amigo, Aldo Durante Jr., me enviou a letra de uma canção composta em 1980 por Chico Buarque e Francis Hime:

‘E se o oceano incendiar

E se cair neve no sertão

E se o urubu cocorocar

E se o Botafogo for campeão

E se o meu dinheiro não faltar

E se o delegado for gentil

E se tiver bife no jantar

E se o carnaval cair em abril

E se o telefone funcionar

E se o Pantanal virar pirão

E se o Pão de Açúcar desmanchar

E se tiver sopa pro peão

E se o oceano incendiar

E se o Arapiraca for campeão

E se à meia-noite o sol raiar

E se o meu país for um jardim

E se eu convidá-la pra dançar

E se ela ficar assim assim

E se eu lhe entregar meu coração

E meu coração for um quindim

E se o meu amor gostar então

De mim’

O Botafogo foi campeão.

O carnaval vai cair em Abril.

Aí Aldo escreveu:

‘Chico e Francis …..

Os profetas’.

Besos a todes. Inté.

 
nomes

Sobre nomes diferentes?

mudanças

Mudanças são Necessárias

Chá

Hora do chá!

carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Luiz Claudio de Santos

Conheça a Coluna de Luiz Claudio de Santos
Compositor, cantor, violonista e contrabaixista, Luiz Cláudio de Santos nasceu em Santos/SP. Está na estrada há mais de 40 anos, trazendo mais de 200 composições próprias na bagagem. Pisou no palco pela primeira vez aos nove anos de idade e aos quatorze compôs sua primeira canção. Fez parte de diversas bandas, como “Copos & Bocas”, “Cooperativa Afrodyzziaka”, “Jornal do Brasil”, entre outras, se apresentando em bares, SESCs, clubes, TVs e rádios de Santos e região, da capital e outros estados. Participou da gravação de um compacto simples da banda “Jornal do Brasil” em 1986. No final da década de 90, fez temporadas no Japão e Espanha, retornando ao Brasil em 2000. Lançou seu primeiro disco solo em 2012, idealizado por ele e com a maioria das composições de sua autoria. Seu disco “Luiz Cláudio de Santos” é uma mostra de anos e anos do ofício de compor. Suas letras falam das mazelas, algumas alegrias, algumas histórias de um brasileiro e seu Brasil, que vive numa cidade de praia-porto, cantadas nos mais diversos ritmos, brasileiros ou não, afoxé, funk, rock, samba e até tango. Para saber mais, conhecer e ouvir Luiz Claudio, acesse: https://www.facebook.com/luizclaudio.desantos http://www.youtube.com/user/luizclaudiodesantos?feature=watch

2 Comentários

  1. Bruna30 de janeiro de 2022

    Da para ouvir tudo isso e ver BBB também 😂😂

    Responder
  2. ROSALI TOLEDO30 de janeiro de 2022

    Se pronome relativo, como o tempo que estamos vivendo. Com muita tristeza e um pouco de alegria, sua crônica é para ler ,interpretar e refletir, como todas as outras. Parabéns e aguardando a próxima.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 5 =

Scroll to top