Moda, Estilo e Imagem: você sabe a diferença entre cada um?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

moda

Olá pessoal! Vamos entender a diferença entre Moda, Estilo e Imagem? Muitas pessoas confundem e até pensam se tratar de um conceito único. Os assuntos fazem parte de um mesmo segmento, se complementam e são formas da comunicação não verbal, mas são distintos.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Moda fala sobre o momento

Estilo sobre quem somos e

Imagem como o outro nos vê

Quando recebi o convite para assinar essa coluna aqui no 40eMais, que tem o título de Coluna de Moda, expressei meu entendimento e desejo de trazer para esse tema a importância e relevância para a vida de todos nós. Tentar, através deste canal de comunicação, com meu conhecimento e experiência em imagem, desmistificar a ideia de que esse assunto é fútil, que é apenas para famosos e só para quem tem dinheiro. 

Você conhece alguém que pensa assim? Eu conheço, e algumas pessoas deixam de dar a atenção necessária a esse assunto, por estarem cercadas desses pré-conceitos.

Não falo sobre andar na moda, gastar tubos de dinheiro com roupas caras e grifes, nada contra, mas meu foco é te levar a entender os conceitos e a sua necessidade, tanto profissional de estar com um dress code condizente com sua área de atuação, ou com o que aspira para sua imagem futura, quanto para seu life style, onde entra o seu estilo pessoal, que vem de muito autoconhecimento.

Vou deixar aqui os conceitos para conhecimento e reflexão que espero gerar com este texto:

MODA

É um fenômeno sociocultural. Expressão através do vestir sobre o momento atual. Houve muitas mudanças socioculturais dos anos 50 a 70 e, assim, sucessivamente. A moda sempre andou em paralelo com a história. O Renascimento (reforma artística, literária e científica do XIV) e o Iluminismo (movimento intelectual e filosófico do século XVIII) influenciaram muito a moda.

moda

Outro período que marcou a moda para sempre foi o pós guerra, quando as mulheres começaram a usar calça, pois muitas precisaram trabalhar fora para sustentar suas famílias. A primeira a usar a calça foi a Chanel, icônica estilista francesa, fundadora da marca CHANEL. Vemos, então, que a moda é transitória e reflexo da história.

“Moda muda, mas o estilo permanece”, Coco Chanel 

ESTILO

É pessoal, intransferível e não dá para emprestar. Pode, sim, passar por transições, dependendo de nossas vivências, valores adquiridos ao longo da vida, ambientes em que frequentamos, trabalhamos, nosso estilo de vida e lazer.

moda

É preciso muito autoconhecimento e ser fiel a si mesmo(a) para chegarmos ao nosso estilo pessoal. No conceito, existem sete estilos universais, mas como somos únicos, acredito e sigo a máxima que mesmo sendo pessoas parecidas, de gostos idênticos, e até gêmeos univitelinos, a forma de vestir, que chamo de assinatura de estilo, é única como nossa digital.

É incrível e libertador descobrir nossa assinatura de estilo, nossa identidade no vestir. É nos livrarmos de inseguranças nesse momento tão difícil para muitos, que é a hora de montar um look mesmo nas horas mais rotineiras, como para o trabalho.

Falando assim parece propaganda, né? Mas é uma dica: vá atrás dessa descoberta!

“Dê uma roupa para uma mulher, que ela usará uma por dia, mas se você der estilo a ela, terá roupa para vida inteira”, Coco Chanel.

IMAGEM

A primeira impressão é a que fica. Essa frase mostra literalmente como a imagem é crucial. Não se trata de futilidade, mas de entender que mensagem você está passando para o mundo. Como escrevi no início, a imagem depende da percepção do outro, de como somos vistos. Se até aqui você acompanhou, entendeu que a ligação acontece quando você conhece seu estilo, usa a moda a seu favor e constrói uma imagem coerente e condizente com quem você realmente é ou almeja ser.

moda

Cuidar desses detalhes pode fazer toda diferença na hora de uma entrevista de emprego, de uma reunião onde uma promoção está em jogo, de conquistar um cliente ou para aquele encontro tão esperado!

“Para mim, roupas são uma forma de autoexpressão. Existem dicas sobre quem você é no que você veste”, Marc Jacobs.

Uma imagem fala por mil palavras!

Até a próxima!                   

@marciajanz

 
nomes

Sobre nomes diferentes?

mudanças

Mudanças são Necessárias

Chá

Hora do chá!

carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Marcia Janz

Conheça a Coluna de Marcia Janz
Márcia Janz, Consultora de Imagem e Estilo. Formada em Comunicação, Gestão de pessoas e curso complementar em Psicanálise. Sou amante das relações humanas e apaixonada pelo universo da beleza desde sempre. Sou filha de uma Cabeleireira e cresci assistindo minha mãe transformar mulheres. Sabe o que mais me chamava atenção e que lembro até hoje? Como as mulheres entravam no salão de um jeito e saiam totalmente diferentes. Não falo somente da aparência, que sim, mudava muito, mas de ver todas saindo sorrindo e esbanjando autoestima! Então a paixão se transformou em missão: Despertar a beleza única e a autoestima das mulheres. Trabalhei como cabeleireira por mais de 10 anos. Hoje atuando exclusivamente e me especializando nessa área da consultoria de imagem e estilo pessoal, que realmente transforma vidas! Nesse momento ímpar que vivemos, com a necessidade de isolamento social, me especializei em atendimentos on-line e sigo ajudando mulheres no autoconhecimento do vestir, da autoimagem e do poder de se comunicar positivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 15 =

Scroll to top