Queria começar essa coluna já pedindo desculpa por falar de um assunto tão óbvio. Mas, as vezes, o que é óbvio pra mim, não é óbvio para você, querido leitor, então acho que não custa falarmos sobre isso. lave as mãos
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Economia doméstica é um assunto que pega muito pra mim! Uma porque sou dona de casa e tenho vontade de chorar a cada vez que vou no supermercado, mas também porque eu não gosto de desperdício de alimentos. Acredito que, em um mundo tão desigual e com tanta gente passando fome no Brasil atualmente, jogar comida fora é um desserviço, ainda mais sabendo que dá pra aproveitar melhor o alimento!
Por isso já falei sobre alternativas ao leite de origem animal, já dei uma receita de cookies com o resíduo desse leite e também várias dicas para fazer esses biscoitinhos maravilhosos, mas hoje eu quero falar sobre uma coisa que a gente não se atenta muito em casa, mas faz total diferença no resultado final
Como comentei na coluna de apresentação, tem 8 anos que eu trabalho na indústria de alimentos e acredito que algumas práticas da indústria devem ser transportadas para a cozinha da nossa casa. A maior delas? Lavar as mãos.
Todo colaborador, antes de entrar no ambiente de manipulação de alimentos, passa por uma área de assepsia das mãos: lava beeem lavadinho, passa sabonete bactericida por todos os cantos possíveis das mãos até o cotovelo e, em seguida, passa álcool gel para poder, então, iniciar o seu trabalho.
E se engana quem acha que é só no início do trabalho: toda vez que encostar em algum local que não é o alimento, deve-se lavar as mãos novamente. Mas por quê? Para evitar contaminação! Parece uma coisa besta e bem trivial, mas, como aqui a gente fala sobre economia doméstica, lavar as mãos antes de manipular os alimentos vai fazer com que eles durem muito mais!
Pensa aqui comigo: o alimento não é só fonte de nutrientes para nós, seres humanos, também não somos os exclusivões da natureza que precisam sobreviver: temos outros animais, temos bactérias, temos vírus (como vimos recentemente com essa pandemia!) e tá todo mundo na mesma luta! Logo, precisamos usar da nossa capacidade intelectual, já que a gente tem isso como vantagem, para poder fazer a nossa parte e sair na frente nessa luta pela sobrevivência!
Então lavar as mãos antes de cozinhar, além de ser higiênico, é fundamental para que outros microrganismos demorem mais para contaminar a nossa fonte primária de energia: a comida, porque ao invés da gente levar o microrganismo até ela, através das mãos, a gente vai criando barreiras para que esse contato demore mais ou até não exista, dependendo do microrganismo!
E com isso, a gente consegue prolongar a validade dos alimentos! Lógico que aqui entram outros assuntos, como formas de conservação adequada, tipos de preparo, ordem de preparo e mais algumas coisinhas que vamos ver ao longo das semanas por aqui.
Mas se você quer começar a se alimentar direito, quer parar de jogar comida fora porque tudo estraga fácil ou azeda de um dia pro outro, então se atente aos pequenos cuidados de higiene: lave as mãos antes e durante o preparo dos alimentos, não coloque o utensílio de preparo na boca ou encoste em lugares sujos, como uma bancada que não foi limpa, ou até mesmo a pia da cozinha cheia de louça, evite colocar a mão em tudo quanto é coisa durante o preparo da sua refeição. Esse pequeno cuidado é, como já falei, pequeno mesmo, um detalhe, mas que vai fazer toda a diferença no final!
Então estamos combinados? Lave sempre as mãos antes de preparar suas refeições e depois me conta se sentiu alguma diferença na duração da comida aí na sua casa!
Um abraço e até semana que vem!
Luciana Caroline
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|