Os rótulos vão mudar, mas o que você ganha com isso?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

rótulosA gente sabe que não são todos os rótulos que são fáceis de ler e que existe muita dificuldade de compreensão pelos consumidores: letras pequenas, alegações que induzem ao erro… tudo isso dificulta na hora de fazer a comparação nutricional entre alimentos e decidir qual produto é melhor para a nossa saúde. Então pensando em facilitar a vida do consumidor e ajudar na escolha consciente de alimentos mais adequados as nossas necessidades individuais, a ANVISA resolveu melhorar a legislação de rotulagem nutricional e publicou em outubro de 2020 uma nova legislação.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Portanto, se você é uma pessoa que sempre para dar uma olhadinha na tabela nutricional dos produtos no supermercado, tenho novidades para você!

A partir de 9 de outubro deste ano, começaremos a ver os rótulos dos alimentos um pouco diferentes do que temos atualmente e eu vou te explicar o que vai mudar.

Sem letras miúdas!

Continua após a publicidade

Você já reparou que tem produtos que tem a tabela nutricional tão pequena que mal conseguimos ler? Ou então com uma fonte clara em um fundo claro que também não dá para entender o que está escrito? Isso vai mudar! Com a nova legislação teremos uma padronização na tabela nutricional: ela será com letras pretas, fundo branco e tamanho da fonte pré-definido. Assim, padronizados, fica mais fácil para o consumidor entender as informações descritas ali.

Rotulagem nutricional frontal:

rótulos

Essa é, sem dúvidas, a maior mudança na rotulagem nutricional, pois agora na frente do rótulo vai ter um alerta indicando se o produto tem alto teor de nutrientes que podem ser prejudiciais a saúde: gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio. Essa mudança visa facilitar a vida do consumidor que ao olhar para o produto na prateleira do mercado, já vai conseguir ver se o produto tem alto teor de algo que faz mal a saúde e, assim, pensar melhor nas suas escolhas.

Alegações nutricionais:

Produtos zero açúcares? Rico em fibras? Baixo em gorduras? Citar as propriedades nutricionais benéficas sempre foi um artifício muito utilizado pela indústria e previstos em legislação. Mas atenção, não é tudo que pode ser declarado (alô, sem conservantes!! Estou falando com você!), também não é de qualquer jeito. Existem regras para pôr uma alegação nutricional no rótulo e elas também foram atualizadas para não causar conflito com a rotulagem nutricional frontal, induzindo o consumidor ao erro!

Mas como vai ficar isso tudo?

Bom, a mudança vai ser gradual, para todo mundo ter tempo de se adaptar. Então ficaremos assim:

A partir de 9 de outubro de 2022 essa mudança é obrigatória para alimentos destinados exclusivamente ao processamento industrial ou serviço de alimentação. Então você que fornece para outras empresas de alimentos (aqui também entram os distribuidores!), ou para padarias, buffets, lanchonetes etc., precisa estar com tudo atualizado para ontem!!

Além disso, novos produtos lançados a partir de 9 de outubro de 2022 no mercado já devem estar adequados as novas regras.

Agora, se os produtos já estão no mercado, eles têm até 09 de outubro de 2023 para se ajustarem.

Se você é agricultor familiar, empreendedor familiar rural, possui empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, produz alimentos de forma artesanal, tem agroindústria artesanal ou agroindústria de pequeno porte, você tem até 09 de outubro de 2024 para adaptar seus rótulos as novas regras.

E, por fim, se você trabalha com bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, o prazo é até outubro de 2025, observando o processo gradual de substituição dos rótulos.

Ou seja, até todo mundo se adequar, vai estar uma loucura! Mas é importante que os produtores de alimentos se atentem as regras e já corram atrás das alterações, para não deixar nada para a última hora.

Se você trabalha com alimentos e precisa de ajuda com os rótulos e fichas técnicas dos seus produtos, aqui no Cozinha Científica trabalhamos com rotulagem de alimentos e podemos ajudar! Só mandar uma mensagem no @cozinhacientifica!

Até mais!

Uma ótima semana a todos 😊

Luciana Cabral

 
Amadeus

Amadeus: Uma Jornada pela Genialidade e Intriga Musical

música

Mudança e Transformação – a música como bússola durante o caos

viagens gastronômicas

Viagens gastronômicas: explorando a culinária local!

nomes

Sobre nomes diferentes?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Luciana Caroline

Conheça a Coluna de Luciana Caroline
Meu nome é Luciana Caroline, sou Engenheira de Alimentos formada pela Universidade de São Paulo e trabalho há 8 anos com desenvolvimento de novos produtos (com foco em produtos veganos e plant based) e com gestão da qualidade. E justamente por desenvolver novos alimentos e entender como a química acontece e, também, por trabalhar com gestão da qualidade, que eu sei que a ciência pode ajudar na hora de economizar com a alimentação e fazer o dinheiro render. Nessa coluna eu quero falar sobre economia doméstica. O impacto da alimentação no orçamento do lar é imenso, então a organização alimentar é fundamental para que nada se perca na geladeira e a gente consiga fazer uma refeição de masterchef até com ovo cozido! Espero que gostem desse nosso espaço e que a troca seja bastante positiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =

Scroll to top