Tenho uma sociedade, quem é dono da marca?

dono da marca


Uma das dúvidas que mais atendo no escritório é: quem é dono da marca?

Vamos lá. A Marca pela normativa Brasileira pode ser registrada no CNPJ ou no CPF, e temos muitos profissionais liberais e pequenos empreendimentos que registram no CPF da pessoal

No caso de sociedades, onde o registro for feito no CNPJ, a marca será propriedade do CNPJ, ou seja, um ativo da empresa, muitas vezes seu maior valor, pois imagem o valor de uma marca como NESTLÉ!

O contrato social disporá sobre o que cada sócio tem direito e quem assina e transaciona pela empresa, e para tanto, é vital que seja de conhecimento de ambos os sócios o que consta neste contrato.

Caso uma marca, como já atendi, tenha sido criada e desenvolvida somente por um dos sócios, ela pode sim ou ser registrada no CPF dele, ou no CNPJ e nesse caso oriento e fazemos contratos entre os sócios que dispõe sobre o direito da marca, seu uso e tudo que dela for relacionado.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo WORKSHOPS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

É vital que se entenda que a marca será um bem valioso da empresa, pois imagina, você tem um sócio, e 10 anos depois quando sua marca é conhecida por todos, tem muitas vezes pela internet o seu sócio quer simplesmente que não a use mais!!?? Você quebra de um dia para o outro.

Por mais que tenhamos sociedades com amigos, familiares, seja qual for o relacionamento, como advogada sempre oriento que se faça um contrato disciplinando o direito e dever de cada.

Não se esqueça, se você quer um futuro para seu negócio, ele tem que começar de forma estruturada e com segurança que no futuro sua marca ainda será sua.

LEIA TAMBÉM
Carmem Mosteiro
Últimos posts por Carmem Mosteiro (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x