Uma das dúvidas que mais atendo no escritório é: quem é dono da marca?
Vamos lá. A Marca pela normativa Brasileira pode ser registrada no CNPJ ou no CPF, e temos muitos profissionais liberais e pequenos empreendimentos que registram no CPF da pessoal
No caso de sociedades, onde o registro for feito no CNPJ, a marca será propriedade do CNPJ, ou seja, um ativo da empresa, muitas vezes seu maior valor, pois imagem o valor de uma marca como NESTLÉ!
O contrato social disporá sobre o que cada sócio tem direito e quem assina e transaciona pela empresa, e para tanto, é vital que seja de conhecimento de ambos os sócios o que consta neste contrato.
Caso uma marca, como já atendi, tenha sido criada e desenvolvida somente por um dos sócios, ela pode sim ou ser registrada no CPF dele, ou no CNPJ e nesse caso oriento e fazemos contratos entre os sócios que dispõe sobre o direito da marca, seu uso e tudo que dela for relacionado.
É vital que se entenda que a marca será um bem valioso da empresa, pois imagina, você tem um sócio, e 10 anos depois quando sua marca é conhecida por todos, tem muitas vezes pela internet o seu sócio quer simplesmente que não a use mais!!?? Você quebra de um dia para o outro.
Por mais que tenhamos sociedades com amigos, familiares, seja qual for o relacionamento, como advogada sempre oriento que se faça um contrato disciplinando o direito e dever de cada.
Não se esqueça, se você quer um futuro para seu negócio, ele tem que começar de forma estruturada e com segurança que no futuro sua marca ainda será sua.
LEIA TAMBÉM
- O que sua marca quer passar ao cliente? - 11 de maio de 2022
- Despachos do inpi no processo de marcas - 27 de abril de 2022
- Tenho uma sociedade, quem é dono da marca? - 13 de abril de 2022