fbpx

10 pilares da arte de receber bem

Gisela Jansen

Por Gisela jansen

receber bem


Há vários tipos de arte, como pintura, música, dança, culinária… Mas, hoje em especial, venho falar de uma das artes que mais amo, que é a Arte de Receber Bem. Você me pergunta: Gisela, como assim, Receber Bem Com Arte? Leia logo abaixo querido(a) leitor(a), que você saberá o segredo dos 10 principais pilares dessa maravilhosa arte.

O que você aprenderá servirá, inclusive, para que você, além de preparar sua casa para receber, possa fazer dessas dicas, uma fonte de trabalho, para ajudar a qualquer outra anfitriã a receber com arte também. Vamos lá! 

O primeiro pilar de Como Receber Com Arte é ter vontade e gostar muito de preparar algo para alguém, com muita satisfação e alegria e com o coração cheio de amor, pois não é nada fácil, eu sei, mas é um trabalho gostoso e feliz para quem tem carinho em receber. Portanto, você não pode ter mal humor nesse grande dia, para que seu evento surpreenda a todos. 

O segundo pilar é definir data e horário, de preferência, véspera de final de semana e feriado. 

O terceiro pilar de Como Receber Com Arte é o planejamento, a organização de tudo que você precisará para que sua recepção tenha bastante sucesso e que as pessoas possam sair da mesma radiantes de alegria e com vontade de mais… 

receber bem

O quarto pilar é pensar com antecedência e em detalhes em tudo que você irá precisar para que nada falte nesse dia. Sugiro que faça uma lista separada de tudo: números de convidados e o perfil de cada um (idosos, crianças, deficientes físicos etc.), lembrancinhas, supermercados, feiras, floricultura,  louças – não tiver suficiente, alugue travessas, rechaud, talheres, pratos, taças, toalhas, guardanapos -, enfim, tudo que for necessário para o grande dia.

Dica: dependendo do evento, como casamentos, por

 exemplo, envie o convite antecipadamente, no mínimo 1 mês para os convidados que residem no mesmo local e de 2 a 3 meses para os que moram distantes, isso para que tenham tempo de organizarem-se!

Se for algo em casa e descontraído, pode ser feito o convite pelo watsapp – forma-se um grupo dos convidados e faz o convite geral. Lembre-se: se tiver idosos, melhor ligar. É sempre muito mais elegante e carinhoso!  

 

O quinto pilar é o porquê do evento (motivo), pelo qual você quer receber: comemoração de bodas de casamento, aniversário de crianças, aniversário de 40, 50, 60… Inclusive, aqui, você pode escolher um tema para sua festa, como uma noite italiana, japonesa, alemã, francesa, mexicana, etc. Só tome cuidado em não poluir com exageros do que você escolheu,  pois bastam apenas alguns adereços que remetam ao clima, que você queira transmitir aos convidados. Muito legal escolher uma trilha sonora bem bacana, de acordo com o evento. Mas cuidado com som alto para que não atrapalhe a conversa. Nada melhor que uma boa música suave ao fundo. Dica infalível: faça uma lista musical antecipadamente, para que quando seus convidados chegarem, a mesma já esteja tocando. 

Sexto pilar é a escolha do Menu que será servido e, muito importante! Preocupar-se em saber se alguém tem restrição alimentar – alérgicos, diabetes, vegano, vegetariano, intolerância a glúten, lactose. Observação: é claro que se for em um evento grande, talvez fique inviável perguntar a cada um sobre estas restrições. Então, a solução é preparar algo a pensar de um modo geral, fazendo com que seu evento tenha pelo menos uma salada, frango e um tipo de carne. 

Sétimo pilar: não deixe de verificar o local onde irá receber, para que seus convidados sintam-se à vontade e possam circular com tranquilidade. Mas, cuidado: um espaço enorme para poucas pessoas ficará desproporcional, assim como receber muitas pessoas em um espaço pequeno. Tudo tem que ter bom senso e equilíbrio. Lembre-se sempre disso!

Oitavo pilar é cuidar da decoração de toda a casa, sem esquecer do banheiro ou lavabo. É primordial que, nas mesas, os arranjos e velas não fiquem altos e poluídos demais, ao ponto de os convidados não se olharem. Deixe sua mesa leve e aconchegante! 

Dica: muito cuidado com velas, principalmente quando for servir fondue, queijos e vinhos, pois a todo instante as pessoas levantam o braço para servirem-se, com isso, pode acontecer um acidente e alguém se queimar. Portanto, coloque velas afastadas. 

receber bem

Observação: se não tiver lavabo, faça de seu banheiro um. Tire tudo que é usado no dia a dia, como toalha de banho, toalha de rosto, escovas de dentes, sabonetes, etc. Prepare-o e cuide sempre para que o cesto de papel higiênico não esteja cheio.  

Nono pilar: separe roupa e sapatos confortáveis e sem brilhos, principalmente se for receber em casa. 

Décimo pilar: deixe tudo preparado para que você possa receber descansada (o) e participar de sua recepção muito feliz, no mínimo, uns 30 a 40 minutos antes, afinal, tudo foi feito para que você também se divirta. Nada mais desgastante do que você correr para um lado e outro, completamente perdida, simplesmente porque nada foi organizado com antecedência.

Dê os últimos retoques, jogue um aromatizador agradável uns 15 a 10 minutos antes. Detalhe: não esqueça de acender as velas. Eu sempre as acendo uns 2 minutos antes do horário marcado, e as velas da mesa, um pouquinho antes de todos servirem-se do jantar.

 Algumas observações de suma importância: 

Deixe seu convidado à vontade e receba com honra e jamais deixe-o(a) constrangido(a). Se o mesmo comer de colher, dê colher para ele, se não gostar de guardanapo de tecido, dê um guardanapo de papel, se não consegue manusear os talheres como você, não se irrite e deixe tudo fluir naturalmente e respeite as limitações do outro. Se houver algum imprevisto, não se apavore! Imprevistos acontecem! Haja com tranquilidade e bom humor!

Aproveite seu evento juntamente com todos e celebre muito a vida, a família, a amizade e faça desse momento mágico e memorável!  

Não gaste nada além do seu orçamento.

Receber Com Arte independe de classe social e, sim, de se sentir feliz por estar em volta da mesa com quem você tem carinho. 

“Uma mesa alegre, preparada com carinho diz: vamos sentar e olhar um para o outro, dividir nossos pensamentos, conversar, rir e ouvir. Vamos amar uns aos outros. Mesmo que haja apenas uma simples panela de feijão para dividir, sua casa pode ser rica de relacionamento. O lar não tem necessariamente a ver com o que temos, mas sim como usamos nossos recursos”, Devi Titus. 

receber bem

A mesa posta é o símbolo de amor de sua casa, pois através da mesma, somos capazes de expressar o quanto amamos a todos em nossa volta.  

“Muito mais importante do que o que está sobre a mesa, é o que está em volta dela, lembre-se sempre disso!”

receber bem

PS.: Tome alguns cuidados essenciais nesta pandemia, como álcool gel 70%, guardanapos de papel (tem uns lindos), papel toalha para lavabo ou banheiro, saquinhos transparentes para colocarem a máscara e não deixá-la na mesa ou qualquer outro local da casa e nada de aglomeração, portanto, convide o mínimo de pessoas da família com a máxima precaução e dentro do permitido. 

Se você seguir todas as dicas citadas acima, não tenho dúvidas que seu evento será um sucesso! 

Feliz Dia Das Mães! 

@giselajansenoficial 

Gisela Jansen

LEIA TAMBÉM

Gisela Jansen
Últimos posts por Gisela Jansen (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Raquel
Raquel
4 meses atrás

Material excelente!!! Parabéns Gisela.

Gisela Jansen
Responder para  Raquel
4 meses atrás

Muito obrigada pelo carinho e apoio!

Adriana
Adriana
3 meses atrás

Gisela vc arrasa sempre em tudo que se propõe fazer…parabéns. bjo enorme querida.

Scroll to top
3
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x