8 Dicas para Organizar nossas Lembranças

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

lembranças

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Quem aqui não tem uma ou várias caixas de lembranças da infância e juventude, de amigos, de entes queridos, dos filhos, de viagens etc.? Eu tenho, você tem e acredito que todo mundo tenha alguma coisa guardada. E a conservação, como está? Você cuida das suas memórias ou só deixa tudo jogado dentro de caixas amarelando, mofando ou alimentando as traças?

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Não tem nada de errado em querer guardar itens importantes para você, mas será que é preciso guardar cada desenho que o seu filho fez? Será que é preciso guardar itens que pertenceram aos seus pais, mas que você nunca vai usar ou ter tempo de cuidar? Será que você não está guardando itens apenas por achar que seja sua obrigação? 

Um cliente guardava uma caixa superpesada com a coleção de moedas do pai. As moedas estavam todas mofadas, esverdeadas, sem nenhuma manutenção. Quando perguntei porque ele guardou, ele disse que ninguém quis e acabou indo para a casa dele. Ele não sabia o que fazer com tudo aquilo. Muitas vezes acabamos aceitando levar itens para casa sem nenhuma finalidade, apenas porque ninguém quis. Se você tem itens na sua casa que chegaram por causa dessa situação, desapegue já! Minha orientação para este cliente foi doar para algum colecionador ou até vender, caso desejasse. Moedas raras podem valer um bom dinheiro.

Que tal revisitar suas caixas e fazer uma avalição? A minha orientação é revisitar as caixas de lembrança, no mínimo, uma vez por ano. A cada análise fica mais fácil desapegar de alguns itens. É nesta hora que também podemos aproveitar para limpar e restaurar o que for necessário.

Continua após a publicidade

Uma vez fiz uma live com a psicóloga Mel Moura e ela falou uma frase que nunca esqueci: “desapegar de coisas não significa desapegar das memórias e do carinho das pessoas ligadas aquele objeto”.

Tati, você está dizendo então que tenho que jogar tudo fora? NÃO! Vou deixar algumas dicas do que você pode fazer para preservar algumas dessas memórias sem acumular um volume muito grande de itens. Vamos lá?

  1. Faça uma revisão em suas caixas de lembranças e descarte tudo aquilo que não faz mais sentido manter;
  2. Escolha caixas ventiladas para evitar o mofo e a umidade. Evite caixas de papelão;
  3. Use algum produto para evitar traças e outros insetos: bolinhas de cedro ou saquinhos de organza com cravos, canela em pau e folhas de louro;
  4. Você pode transformar todos os melhores desenhos e trabalhos escolares em um álbum de fotos (álbum de memórias, photobook, memorybook). Alguns fotógrafos prestam este tipo de serviço. Para quem tem paciência e habilidade, existem sites onde é possível montar seu photobook e pagar pela impressão e envio;
  5. Este álbum pode ficar ainda mais especial se você fotografar a criança segurando o desenho ou o trabalhinho;
  6. Outras sugestões de álbuns de fotos: itens de viagem, cartas e cartões, fotos impressas, fotos antigas que possam ser restauradas e transformadas em álbum, livro de receitas da vovó etc.;
  7. Caso não queira montar um álbum físico você pode optar por digitalizar as fotos, cartas, cartões etc.;
  8. Enquadrar o que achar que vai combinar com a decoração ou em algum cantinho especial.

Conhece mais alguma dica? Deixe abaixo nos comentários. Vou adorar aprender mais.

Gostou? Compartilhe com uma amiga!

Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários. 

Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?

Abraços e até a próxima

Tatiana França

https://linktr.ee/organizeeharmonize

 
Amadeus

Amadeus: Uma Jornada pela Genialidade e Intriga Musical

música

Mudança e Transformação – a música como bússola durante o caos

viagens gastronômicas

Viagens gastronômicas: explorando a culinária local!

nomes

Sobre nomes diferentes?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Tatiana Franca

Conheça a Coluna de Tatiana Franca
Meu nome é Tatiana França, sou contadora (trabalhei por 10 anos na área financeira de Multinacionais), Master Practitioner em PNL e desde 2014 abracei o empreendedorismo. Organizada desde sempre, como uma boa capricorniana, mas muitas vezes perdida como uma boa pisciana (ascendente), aprendi a solução definitiva para acabar com a bagunça física e mental com as técnicas de organização. Sou Personal Organizer, proprietária da Organize e Harmonize e ajudo meus clientes a ganharem tempo, qualidade de vida e a economizarem mais através da Organização! Trabalho com Organização Residencial, Mudanças, Agendas/Rotinas, Digital, Financeira e Mala de Viagem! Sou também Produtora de Conteúdo, Palestrante e ministro Cursos e Consultorias (presenciais e online). Acredito que uma vida Organizada é, com certeza, uma vida mais Harmoniosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 7 =

Scroll to top