A hora de aposentar a cegonha e o pé de alface

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

cegonhaHouve um tempo no qual a cegonha e o pé de alface povoavam a mente das crianças como subterfúgio para que os adultos pudessem fugir de qualquer pergunta que questionasse como viemos ao mundo. E isso se mantinha até que as crianças acabassem descobrindo o próprio corpo de maneira traumática. Ainda na época das nossas avós, não eram raras as histórias das meninas que achavam que estavam morrendo quando chegava a primeira menstruação.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Ao longo da história da humanidade, a forma como lidamos com o sexo foi mudando de acordo com a evolução dos costumes e as diferenças na cultura. No Oriente da Antiguidade, por exemplo, a tradição mandava que as mães ensinassem às suas filhas a exercitar a musculatura pélvica a partir dos sete anos, em uma espécie de treinamento sagrado para o ofício de representar a deusa ou a grande-mãe na Terra. Como parte das práticas relacionadas ao Tantra, o conjunto de exercícios pélvicos era prescrito como um hábito tão rotineiro quanto o da higiene diária. Hoje, essa mesma rotina de exercícios – popularizada recentemente com o nome de Pompoarismo – ainda é tratada como tabu até entre mulheres adultas no Ocidente, tamanha é a nossa dificuldade de falar sobre tudo o que permeia a sexualidade humana.

Mas será que existe uma fórmula pronta para abordar o assunto com as crianças? É de se esperar que diferentes famílias tenham formas diversas para educar seus filhos, mas algumas recomendações de práticas já validadas pela experiência servem para todos: quanto mais conseguirmos encarar o sexo como algo natural, melhor. Assim, evoluir o assunto de forma gradual, de acordo com a idade e o amadurecimento das crianças, é sempre o melhor caminho.

Podemos, por exemplo, falar um pouco sobre o corpo e a anatomia das genitais assim que ensinamos às crianças a tomarem banho ou a se vestirem, ou seja, na intimidade e desde cedo. Assim, explicar sobre as diferenças corporais entre meninos e meninas sai como um assunto natural, presente no cotidiano. Posteriormente, falar sobre a menstruação – algo comum a todas as mulheres – fica muito mais fácil. Mais tarde, com o avançar da idade, abre-se espaço para temas como reprodução e prevenção à gravidez, que precisam ser discutidos antes de acontecer o interesse sexual propriamente dito.    

Continua após a publicidade

É também nesse contexto do que é natural e íntimo que, com o passar do tempo, poderemos observar o processo de desenvolvimento e a curiosidade das crianças. Claro que os pais também devem tomar cuidado com conteúdos impróprios: os filtros para sites de conteúdo adulto devem ser ativados nos computadores e celulares aos quais a criança tem acesso. Isso significa respeitar as etapas do desenvolvimento psíquico e sexual das crianças para um amadurecimento saudável.

Mas o importante é que os pais e demais pessoas do convívio da família sejam referência e fonte de informação confiável. Por isso, estimular o diálogo é tão importante desde o começo desse processo. Isso fará com que o desenvolvimento afetivo-sexual da criança seja um processo natural e saudável o que, logo, formará um adulto mais feliz.

Assim, com a chegada da puberdade e o efeito dos hormônios sexuais, fica muito mais fácil para que se tenha um espaço seguro para o diálogo. Ao contrário do que muitos ainda podem pensar, é nessa fase que os filhos sentem mais a falta de alguém maduro para servir de apoio emocional. Na adolescência, com a vida afetivo-sexual apenas começando, é que os efeitos da formação adequada na infância serão ainda mais notados e decisivos. Ainda que tenhamos que respeitar o espaço para a intimidade de cada indivíduo, lembre-se de que é sempre bom que seu filho saiba que pode pedir a sua orientação ao invés de buscar informação de fontes pouco confiáveis.  

 
treinar

Como treinar sem ter tempo de treinar?

mudancas

Por que resistimos tanto as mudanças?

sanduíche

Até mesmo um sanduíche pode ter o valor nutricional adequado

Amadeus

Amadeus: Uma Jornada pela Genialidade e Intriga Musical

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Virginia Gaia

Conheça a Coluna de Virginia Gaia
Virginia Gaia é sexóloga com abordagem holística, astróloga, taróloga e estudiosa de mitologia e religião comparada há mais de 20 anos. Propagadora do Vama Marga Tantra, foi iniciada no Vajrayana – o chamado Budismo Tântrico ou Budismo Tibetano –, além de ter sido integrante de ordens iniciáticas e ocultistas. Com base na certificação de Capacitação em Sexualidade que obteve pela ABEME (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual), é também educadora sexual, ministrando cursos e palestras sobre o amor e os relacionamentos que abordam o estreito vínculo entre sexualidade, afetividade e espiritualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 12 =

Scroll to top