Como lidar com o luto e Organizar os pertences

Gostei

.

COMENTAR(2) Compartilhar

Organizar os pertences

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Apesar de nós, seres humanos, termos consciência da finitude da nossa existência, nunca estamos preparados para ela. Organizar os pertences

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Qual é o conceito de luto?

“O luto é um processo lento e doloroso, que tem como características uma tristeza profunda, afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre o objeto perdido, a perda de interesse no mundo externo e a incapacidade de substituição com a adoção de um novo objeto de amor”. (Freud, 1915).

Tipos de luto

Luto não é somente o falecimento de um ente querido. Temos vários tipos de luto. São eles:

  • Falecimento de um ente querido;
  • Falecimento de um pet;
  • Síndrome do ninho vazio (quando os filhos saem de casa);
  • Separação ou divórcio;
  • Mudança de cidade, Estado ou país;
  • Ruptura de amizades;
  • Perda do emprego;
  • Falência.

Os cinco estágios do luto

A psiquiatra suíça-americana, Elisabeth Kübler-Ross (1926 – 2004) foi a primeira pessoa a falar sobre as cinco fases do luto.

Em seu livro “Sobre a Morte e o Morrer”, Elisabeth escreveu sobre os cinco estágios do luto. Ela entrevistou pacientes e familiares, buscando compreender a sua relação com a iminência da morte e a aceitação da perda.

Os cinco estágios do luto não são apenas para quem fica, de acordo com as pesquisas de Elisabeth, a pessoa que está com uma doença em fase terminal também passa pelo processo de luto até aceitar a sua condição.

Cada pessoa reage de uma maneira frente a perda. Não existe uma regra e nem um cronograma. Só nos resta respeitar e se for do interesse do enlutado, procurar ajuda profissional para superar o luto.

  • NEGAÇÃO

É muito comum, ao recebermos a notícia, a primeira reação ser negar. Tendemos a não acreditar ou achar impossível. A negação tem o objetivo de nos proteger psicologicamente. É muito comum nesta fase o enlutado buscar o isolamento social.

  • RAIVA

Neste estágio a pessoa pode sentir raiva, medo, desespero, culpa, frustração etc. Pode ser também que o enlutado comece a ter comportamentos autodestrutivos, como beber, por exemplo. Tentar trazer o enlutado para a realidade nesta fase só vai piorar a situação.

  • NEGOCIAÇÃO

Este é o estágio do “e se”. E se eu tivesse feito tal coisa? E se eu fizer tal coisa para reverter a situação? Neste estágio a pessoa tenta aliviar a dor buscando soluções. Faz promessas, tenta uma reconciliação etc.

  • DEPRESSÃO

Este é o estágio de maior atenção, pois muitas vezes o enlutado pode precisar de ajuda profissional para sair dele. Este estágio pode durar meses. A pessoa pode se apegar à dor, apatia, desânimo, falta de vontade para realizar tarefas, se isolar totalmente e desenvolver um transtorno de depressão profundo. Os familiares ou pessoas mais íntimas devem conversar com o enlutado, sempre com muito carinho, respeito e paciência.

  • ACEITAÇÃO

Aceitar a perda não é esquecer, é lembrar com carinho tudo de positivo que foi vivido até ali. Neste estágio o enlutado aceita a nova realidade e entende que é preciso continuar a viver.

Quando organizar os pertences em caso de falecimento

Recebo muito essa dúvida sobre quando é o momento ideal de mexer nos pertences de um ente que se foi. Eu sempre oriento a família a esperar o estágio da aceitação para que não haja arrependimentos, uma vez que decisões erradas podem acontecer no calor do momento.

É preciso realizar uma reunião familiar para decidir qual o destino desses pertences. Quem vai ficar com o que, o que será vendido, o que será doado e o que será descartado.

No caso da casa ou apartamento ser alugado e precisar ser esvaziado com urgência, encaixotar tudo e decidir quando for o momento certo. Se necessário, alugue um box para guardar tudo.

Continua após a publicidade

Lembre-se que cada caso é um caso e cada pessoa é uma pessoa. Algumas pessoas têm mais facilidade em lidar com o luto do que outras.

Como a Personal Organizer pode ajudar

Mesmo com todos os estágios do luto concluídos, quando chega a hora de colocar a mão na massa, a maioria das pessoas travam. A ajuda de um profissional pode ser a solução para que o processo não pare. Com todo o carinho e respeito essa profissional pode ajudar a categorizar e separar todos os objetos, cuidar do agendamento e entrega das doações, separar e preparar as caixas para cada membro da família.

No caso de precisar de uma ação imediata, antes da conclusão das fases do luto, uma Personal Organizer pode providenciar o encaixotamento de todos os pertences e inventário de todos os itens para posterior definição do destino.

Na próxima coluna vou falar um pouco mais sobre os outros tipos de luto.

Gostou? Compartilhe!

Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários.

Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?

Abraços e até a próxima

Tatiana França

https://linktr.ee/organizeeharmonize

 
gratidão

Gratidão minha Mestra

dinheiro em espécie

Dinheiro em Espécie de Presente

esg

Aplicando as boas práticas do ESG

fast food

Fast Food todo dia? Melhor não!

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Tabata Rubbo

    Tabata Rubbo

    Personal Trainer. 10% de Desconto para assinantes.

Mais nessa Coluna

Tatiana Franca

Conheça a Coluna de Tatiana Franca
Meu nome é Tatiana França, sou contadora (trabalhei por 10 anos na área financeira de Multinacionais), Master Practitioner em PNL e desde 2014 abracei o empreendedorismo. Organizada desde sempre, como uma boa capricorniana, mas muitas vezes perdida como uma boa pisciana (ascendente), aprendi a solução definitiva para acabar com a bagunça física e mental com as técnicas de organização. Sou Personal Organizer, proprietária da Organize e Harmonize e ajudo meus clientes a ganharem tempo, qualidade de vida e a economizarem mais através da Organização! Trabalho com Organização Residencial, Mudanças, Agendas/Rotinas, Digital, Financeira e Mala de Viagem! Sou também Produtora de Conteúdo, Palestrante e ministro Cursos e Consultorias (presenciais e online). Acredito que uma vida Organizada é, com certeza, uma vida mais Harmoniosa!

2 Comentários

  1. Ana Luíza Oliveira Silva Bernardo9 de novembro de 2022

    Como sempre, um artigo que mostra a generosidade e a extrema competência da querida Tatiana. Parabéns a toda a equipe da 40EMais pelo belo trabalho!

    Responder
  2. Fatima Coelho Garcia9 de novembro de 2022

    É sempre um momento muito triste. Mas faz parte. Adorei o seu texto

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − sete =

Scroll to top