Empreendedor: veja os motivos para a sua marca não decolar 

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

marca

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

É meu caro empreendedor. A vida não é um morango. A gente trabalha, trabalha, e a marca não vira, não decola. Mas tá. Será que você está trabalhando certo? 

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Eu recebo aqui na agência um monte de empreendedor que sempre sabe o segredo pro sucesso da sua empresa: mais marketing. Mais Instagram. Preciso divulgar melhor. Quero encher a loja de gente. Todas as conversas giram em torno dessa questão: a marca não anda. Não vende. 

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Aí quando vamos sentar e avaliar, a marca do cidadão sequer existe. Não em termos formais. Certamente ela está registrada. Ele tem algum design. Tem as ferramentas, tanto online quanto offline. Mas quando eu digo que não existe, é porque tudo que esse cara construiu não funciona. Ele fez, fez, fez…e não fez nada. 

Por isso, resolvi listar alguns motivos que já presenciei para que a marca dos clientes não saia do chão. Será que a sua está nessa situação?

Continua após a publicidade

O cara que não sabe nada do negócio 

Esse é clássico. O cara vende (ou sonha em vender) um produto de alto valor agregado, cuja venda de uma só unidade já paga as contas todas. Essa empresa NUNCA vai ter uma loja cheia, estilo Black Friday Magalu. Não. Essa marca tem um fator de seleção de público muito alto. Traduzindo: as pessoas precisam de tempo para decidir se vão comprar ou não o produto. Não vai ser por impulso mesmo. Esse cara precisa de Marketing constante, e bem feito. Mas não. Ele quer loja cheia. E ele vai sempre ficar frustrado. Ou seja: saiba como o seu negócio funciona!

O cara que faz mil coisas

Na esteira do cara que não sabe como funciona o negócio, vem aí o cara que pega mil coisas pra fazer. Ele vende bolo (exemplo, tá?), mas se não vender mil bolos na semana, ele vai abrir uma empresa de faxina, ou vai adicionar salgados no seu portfólio, ou vai lavar carros. Ele vai começar a fazer tudo, menos vender bolos. Esse tipo de cara nunca vai chegar a lugar nenhum, porque ele não se dedica a fazer o melhor produto, mas sim, ele quer fazer qualquer coisa que venda rápido. Isso não existe. Pelo menos não para quem quer desenvolver uma marca. Ao invés de sair desesperado, análise por que você ainda não vendeu mil bolos e foque em corrigir esse problema.

Continua após a publicidade

O empreendedor afobado

Esse é uma experiência pessoal: uma vez um cliente me chamou pro escritório dele, por que ele estava desenvolvendo uma empresa nova e precisava de uma identidade visual. Sem problemas. Fui lá, ele fez a apresentação, eu pedi o prazo para fazer e fui embora. Nem 20 minutos depois da reunião, ele já estava né ligando, perguntando se eu já tinha “uma logo” para apresentar pra ele.

Esse tipo de empreendedor talvez seja o tipo mais tóxico que existe. Ele não dá tempo pra nada. Não desenvolve nenhum projeto com excelência. Tudo é nas coxas, porque tempo é dinheiro. Ele não entende que tempo de desenvolvimento te faz não errar lá na frente. E aí você não gasta dinheiro a toa. Esse è o cara que vai começar mil empresas, e não vai deslanchar nenhuma.

Continua após a publicidade

O cara do “fazejamento”

Ah, esse é o mesmo caso anterior, só que pior: ele nem pergunta, já sai fazendo, e os outros sócios, ou o prestador de serviços, tem que sair atrás refazendo tudo. Ele não gosta de planejar. Ele gosta de ação. Só que a ação dele é só besteira. Sério: NÃO SEJA ESSE CARA!

O que mando os outros fazerem

Já escrevi aqui sobre a importância de escolher bem o sócio. Mas não custa reforçar. Escolha bem o seu sócio. Porque existe um tipo que vai te afundar, que é o cara que só sabe mandar. Ele não é proativo com nada no que se refere à mão na massa. Ele pega serviços que a equipe e os outros sócios não vão dar conta. E por que ele faz isso? Porque não é ele quem vai fazer. Quem vai se f#der pra entregar as coisas são os outros sócios. E ele vai posar de chefão, de Big Boss. Esse cara só quer o social da empresa. Ser visto com empresário. Não tem metas, não tem proatividade. Nada. Ele só quer aparecer em cima do trabalho alheio. E muitas vezes o job que ele trás pra empresa, ou nem vai ser usado, ou vai dar prejuízo. Se você tem um desses na sua empresa, se livra.

Existem outros tipos de empreendedor que afundam uma empresa. Se vocês quiserem saber mais, deixe nos comentários abaixo. E deixem a minha estrelinha. Ajuda muito!

Continua após a publicidade

E agora vamos ao momento jabá: se a sua empresa está patinando, como descrevi acima, e você se encaixou perfeitamente em algum, ou mais de um dos casos acima, você precisa entrar em contato com a minha equipe na IAP Propaganda. Nosso time vai fazer uma análise 360 na sua empresa, listar todos os motivos que te fazem não sair do chão, e aí sim, te dar o diagnóstico do que fazer. Entre em contato com a gente e vamos agendar um papo. Te garanto que vai ser muito produtivo.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

E esse foi o papo da semana. Se você gostou, deixe seu like e vamos conversar nos comentários abaixo. Eu volto daqui 15 dias, sempre às quartas. E sempre às 21 horas. Até lá!

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na  IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

 
gratidão

Gratidão minha Mestra

dinheiro em espécie

Dinheiro em Espécie de Presente

esg

Aplicando as boas práticas do ESG

fast food

Fast Food todo dia? Melhor não!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Marcio Cabral Jr

Conheça a Coluna de Marcio Cabral Jr
Fala pessoal. Tudo bem? Meu nome é Márcio Cabral, sou cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário, e estou aqui pra gente ter um bate-papo. Vamos a apresentação formal: tenho 36 anos, quase formado em cinema, formado em design gráfico e Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília, a popular Unisanta. Sou responsável pelo marketing aqui do 40EMAIS, assim como pelo design de quase tudo que tem nas plataformas do 40, e tem sou diretor executivo da IAP Propaganda. Nesse espaço, nós vamos discutir assuntos ligados ao marketing, ao design de marcas, ao posicionamento digital e tudo mais que der na telha. Eu vou trazer o dia-a-dia do meu trabalho, as dúvidas dos meus clientes, que podem ser as suas dúvidas também. Espero que o conteúdo seja útil pra você. Não vou usar tecniquês bravo, vamos conversar de forma leve e divertida, a cada 15 dias. Segue a coluna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Scroll to top