Os 5 Pilares da Organização

Tatiana França

Por Tatiana França

organização


Quando falamos em organização, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é organizar a bagunça, o ambiente. Você concorda com essa afirmação?

Se você respondeu sim, vou precisar discordar e sabe por quê? Porque não adianta nada organizar “fora” quando a bagunça está “dentro” de você. 

A pandemia veio para reforçar ainda mais este meu pensamento. Apesar do lockdown (estarmos confinados dentro de casa), muita gente ainda não conseguiu se organizar.

No Brasil, o primeiro caso confirmado de COVID-19 foi em 26 de fevereiro de 2020, em São Paulo. Estamos prestes a completar 2 anos de pandemia e muitas pessoas ainda se sentem perdidas por não saberem como começar a se organizar. Isso só prova que existem etapas mais importantes quando falamos em organização.

Para te ajudar, seguem os 5 pilares da organização:

  1. Saúde Mental: é preciso cuidar da mente, entender quais são as suas prioridades. Quais áreas da sua vida merecem mais atenção. O que você está lendo e ouvindo? Quem são as pessoas com as quais você está se relacionando? Faça um detox mental e digital. Desapegue de pessoas tóxicas. Aprenda a parar, respirar, meditar etc.
  2. Saúde Física: você está cuidando da sua saúde? A pandemia veio também para nos alertar como cuidamos mal da nossa saúde. Pessoas com comorbidade sofreram mais (sim, pessoas saudáveis também sofreram). Cuide da sua alimentação e faça uma atividade física prazerosa. Se você é sedentário e se alimenta mal, com certeza, vive sem energia e sempre cansado.
  3. Organização Pessoal: não adianta querer organizar a bagunça da sua casa se você mal consegue dar conta da sua rotina. Papel e caneta na mão! Escreva como é a sua rotina desde a hora que você acorda até a hora que você vai dormir. Faça isso por uma semana. Analise o que pode ser eliminado ou delegado. Quanto tempo você perde nas redes sociais e grupos de WhatsApp? Adote o seguinte mantra: “Não é falta de tempo, é falta de prioridade”.

    PUBLICIDADE | ANUNCIE

    PUBLICIDADE | ANUNCIE

  4. Organização Financeira: neste período muita gente perdeu o emprego ou fechou a empresa. Quem não tinha reserva financeira sofreu muito. Vamos repensar nosso consumo e começar já a controlar nosso precioso dinheiro.
  5. Organização da Casa: agora sim! Com todos os pilares anteriores em dia, fica muito mais fácil dar atenção ao ambiente em que você vive. Sua casa deve ser o seu refúgio, seu local de aconchego e de descanso. Está precisando de um reforço financeiro? Analise tudo o que você não usa mais e venda! Um das minhas alunas conseguiu trocar o sofá vendendo itens da cozinha que não usava mais. Se os 4 pilares anteriores não estiverem em dia, a bagunça vai retornar.

Agora vou te desafiar: coloca aqui abaixo nos comentários qual será o seu 1º passo. Quando a gente escreve publicamente, a chance de cumprir é muito maior. Topa o desafio?

Gostou? Compartilhe com uma amiga!

Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários. 

Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?

Abraços e até a próxima

Tatiana França

https://linktr.ee/organizeeharmonize

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas Tatianafranca
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x