Quantas vezes você já ouviu a frase: não devemos nos automedicar, acredito que muitas, então a mesma advertência ocorre para a auto suplementação. Todos nós sentimos em alguns momentos da vida cansaço, dor muscular, as vezes pode ocorrer queda de cabelo, unhas quebradiças enfim uma infinidade de sinais que podem indicar alguma falta de vitamina ou mineral específico.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Porém, a prática da auto suplementação está se tornando perigosa do ponto de vista nutricional, suplementação é algo que deve ser avaliado por nutricionistas de forma a contribuir com condições específicas e onde ocorra realmente a deficiência, a qual deve ser avaliada através de exames bioquímicos, exame físico e queixas do paciente no momento da consulta nutricional.
É falso o pensamento: vou tomar pois mal não faz. As super dosagens podem ter efeito deletério no organismo. Vitaminas e Minerais usam órgãos como fígado e rins os quais podem ser afetados quando nos auto suplementamos sem a devida orientação.
Na área da saúde existe um termo usado que é toxicidade, a qual pode ocorrer com uso indiscriminado de fármacos e o mesmo termo é usado pelos nutricionistas, todos os nutrientes principalmente vitaminas e minerais tem níveis de tolerância que devem ser conhecidos e respeitados no momento da prescrição de suplementos. Em relação ao uso abusivo de suplementos seguem algumas observações.
O cálcio tem papel no metabolismo de praticamente todas as células do corpo e interage com grande numero de outros nutrientes, hoje grande parte dos estudos diz respeito a suplementos de cálcio e relatam efeitos adversos como formação de pedras nos rins e aumento de cálcio na corrente sanguínea o que chamamos de hipercalcemia.
Uma das vitaminas mais “faladas” durante a pandemia foi a vitamina D, e muitos foram os relatos de pessoas usando esta vitamina de forma muitas vezes indiscriminada. O excesso de Vitamina D pode causar fraqueza, náuseas, perda de apetite e dor de cabeça.
A toxicidade do selênio é descrita desde 1925 por Marco Polo que registrou plantas das regiões montanhosas da china que causavam perda dos cascos dos animais. Na Venezuela, foi feito um registro de intoxicação por selênio em crianças escolares. A intoxicação por selênio pode ocorrer de forma aguda ou crônica que está relacionada a ingestão maior que 800 microgramas ao dia. A saber uma castanha do Brasil tem cerca de 400 microgramas, portanto se você consome grandes quantidades dessa noz atenção. Sinais de Selenose são perda de cabelo, fadiga. Fraqueza nas unhas e problemas gastrointestinais.
Esses são somente alguns exemplos dos inúmeros nutrientes que podem levar a efeitos negativos na sua saúde quando usados de forma errada. Viram como a auto suplementação pode ser perigosa, como sempre digo aos meus pacientes: suplementação tem hora para começar e hora para acabar, tenha sempre uma nutricionista para chamar de sua.
Nutricionista Jenifer Bom
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|