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A relevância da Interação Digital

Rodolpho Hesselbach

Por Rodolpho Hesselbach

digital


Olá, seja bem-vindo(a) a mais um papo digital. Neste artigo, eu trago mais uma pitada de marketing digital e dicas de como começar a criar conteúdo na sua página e alavancar seus seguidores, fãs e compradores de seus produtos e ou serviços.

Já temos o entendimento que o Marketing Digital é a evolução do marketing tradicional com suas estratégias aplicadas online e, dessa forma, resulta numa mudança significativa na maneira e no formato de como entreter e converter o público em clientes e compradores. 

Toda a construção de um plano de ações se inicia com uma visão, e junto a ela, um objetivo a ser alcançado. A partir deste traço, são definidos os meios a serem utilizados para, enfim, atingir os resultados.

O Marketing Digital baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação, e no processo de criação, fornecimento de valor aos clientes e aos seus stakeholders (públicos-alvo), dados demográficos de pessoas que são mais propensas a mostrar interesse por um produto ou serviço.

Com o marketing aplicado ao meio digital, um novo consumidor surgiu e este gênero de consumidor é um ser exigente, informado, atento e que procura sempre registros que lhe possibilitem saber e tomar um maior conhecimento do produto e/ou serviço, além disso, a troca de ideias com outros consumidores também é muito natural hoje.

As áreas de Marketing entraram na Era do Cliente, em que hoje ele tem mais informações, escolhas e poder do que antes.                                                                                                   A experiência do cliente, que nada mais é do que todas as aplicações na sua jornada e suas interações com a sua marca e o seu produto, agora é o fator mais importante em decisões de compra, em que, de fato, a satisfação dos clientes é a principal métrica de sucesso para os profissionais de marketing.

Atualmente, as mídias sociais como parte de sua estratégia de marketing relatam que o social está gerando ROI com um aumento de 166% na comparação anual e, de acordo com equipes de marketing de alto desempenho, o Facebook e o Instagram são os canais sociais mais eficazes, seguidos do Twitter, YouTube e Google+.

No Marketing Digital usamos ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, sites e o ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta.

O Marketing Digital está sempre sendo reinventado, porém, tem uma coisa que não muda: o conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base de todo Marketing Digital de sucesso, pois é fundamental falar a coisa certa no momento certo e para o público certo.

Além de facilitar no momento certo a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e, consequentemente, realizar mais vendas. 

Hoje, felizmente, o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até os pequenos empreendedores podem trabalhar com estratégias de Marketing Digital. Muito mais que apenas manter o funil cheio, o marketing cria e sustenta relacionamentos com clientes.

Uma das prioridades nas aplicações de marketing digital hoje é o envolvimento do cliente.  Embora muitos ainda estejam preocupados primeiro em criar a reputação de uma marca, o envolvimento do cliente indica, atualmente, uma crescente na importância de relacionamentos mais pessoais, ou seja, cria mais valor e fidelização aquele produto ou serviço.

Esse engajamento permite que os consumidores se sintam mais próximos das marcas, fazendo com que o foco deixe de ser o produto para ser o cliente. No marketing digital, o que mais importa é a experiência do cliente, desde o primeiro contato com a marca até a realização da compra, em que os consumidores podem interagir com as publicações e ações das empresas, deixando sua opinião, sugestão ou avaliação, e isto gera mais notoriedade para sua empresa. 

Para não cometer os mesmos erros que muitos empresários acabam cometendo no dia a dia, é preciso alguns cuidados para a estruturação de uma campanha digital de sucesso, e fazer um estudo de personas ajuda muito, porque infelizmente ainda não é raro encontrarmos empresas que estão trabalhando com marketing, mas que ainda não sabem muito sobre quem são os possíveis clientes.

É preciso que você consiga analisar quais são os perfis de cliente ideal para o seu negócio. Pode ser que exista mais de um grupo de pessoas, e está tudo bem!

Nesse momento, é importante que você levante informações como:

  • quem são essas pessoas;
  • como são suas rotinas;
  • quais são seus objetivos;
  • quais são suas necessidades;
  • quais problemas elas enfrentam;
  • quais suas objeções de compra mais comuns;
  • como a sua empresa pode ajudar essas pessoas;
  • quais produtos ou serviços são indicados;
  • qual a linguagem adequada para se comunicar com essas pessoas;
  • em quais canais de comunicação elas buscam por informação;
  • que tipo de conteúdo elas costumam consumir;
  • qual é a jornada de compra dessas pessoas; 
  • o que elas valorizam em uma empresa desse segmento etc.

Após conseguir realizar esta análise, é possível traçar uma comunicação mais assertiva com seu público alvo, assim gerando mais interação e engajamento com seus clientes. 

Não sai daqui, porque está cheio de colunistas e matérias muito interessantes, e na próxima coluna, vamos continuar falando sobre conteúdo digital, como elaborar análise de concorrência, o estudo de palavras-chaves e muito mais.

E você tem um celular, uma rede de conexões e ainda não sabe como ganhar dinheiro com isso?  Não se preocupe, está tudo bem, você não é o único, fica por aqui continua me acompanhando, que vou te ajudar nesse processo!

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