fbpx

5 (ou mais) alimentos para fortalecer seu sistema imune

Marina Ferreira

Por Marina Ferreira

sistema imune


Basicamente, o que podemos fazer para proteger o nosso organismo de infecções é:  manter hábitos de vida saudáveis, como higiene, atividade física e uma boa alimentação. A fim de ajudar você a manter seu sistema imune fortalecido para a mudança da estação e para enfrentar o novo coronavírus, alguns alimentos podem contribuir.

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Consuma CEREAIS INTEGRAIS (arroz, macarrão, pão integral, aveia), FRUTAS e VERDURAS cruas: esses alimentos são ricos em fibras alimentares, que ajudam no funcionamento do nosso intestino. Este é um dos principais órgãos do nosso sistema imunológico, sabia? Então, se o seu intestino não está funcionando muito bem, cuide dele. Troque os alimentos refinados pelos integrais e aumente o consumo de frutas e verduras cruas TODOS OS DIAS. Para cuidar do seu intestino, você vai precisar aumentar o consumo de água também!

sistema imune

Alimentos fontes de PROTEÍNAS EM TODAS AS REFEIÇÕES: as proteínas são nutrientes essenciais no bom funcionamento do organismo como um todo. Então, devemos ter atenção e consumir quantidades significativas desses alimentos ao longo do nosso dia, de preferência em TODAS AS REFEIÇÕES. No café da manhã, inclua queijo, leite, iogurte, creme de ricota, ovo, pastas de grão de bico ou de soja, castanhas, extratos de vegetais. Nos lanches, opte também por alimentos desse grupo + frutas (in natura ou secas). No almoço/ jantar, carnes, queijos, ovos, leguminosas, cogumelos etc.

Aumente a VITAMINA D no seu organismo: a vitamina D é importante aliada no sistema imunológico, tendo inclusive pesquisas associando doses elevadíssimas desta vitamina na proteção contra diferentes doenças. Alimentos como ovos, leite e derivados, peixes como salmão, sardinha, fígado (que, aliás, é cheio de muitos nutrientes amigos do sistema imune) e carnes. Mas, a forma pela qual o nosso corpo tem a maior capacidade de “produzir” a vitamina D é por meio dos raios UV, ou seja, tomando Sol. Expor partes do corpo ao Sol diariamente, como braços e pernas, ajuda a elevar os níveis dessa vitamina no organismo.

sistema imune

Consuma alimentos que contenham ZINCO: as ostras são as campeãs em quantidade desse mineral que atua no nosso sistema imune. Mas, calma, se você não come ostras, vários outros alimentos nos ajudam a suprir essa necessidade: carnes bovinas, aves e outras, feijão, sementes de abóbora, chocolate amargo, semente de linhaça (moída), ovos, castanhas e amendoim.

sistema imune

Alimentos ricos em ÔMEGA 3: nos itens anteriores, eu citei vários alimentos que aqui estarão presentes, o ômega 3 é um tipo de gordura que está presente na membrana das células, e ajuda na boa seletividade e funcionamento celular em todo o nosso corpo. Então, veja se você está consumindo alguns desses alimentos diariamente: peixes de forma geral salmão, arenque, sardinha, atum, pescada, óleos de peixes, óleos de linhaça, semente de linhaça (moída), semente de chia, nozes.

sistema imune

 Saúde e Abraços!

 LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas marina ferreira 1
Últimos posts por Marina Ferreira (exibir todos)
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x