Segundo a Organização Mundial de Saúde, define-se por Saúde Sexual o estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade, não se tratando apenas da ausência de doença ou disfunção.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
A saúde sexual requer assim uma abordagem positiva da sexualidade e das relações sexuais, permitindo obter prazer ao mesmo tempo que se vive uma experiência sexual segura e livre de discriminação.
|
|
Promover saúde sexual e saúde reprodutiva tem se configurado como um grande desafio nos últimos anos pelos aspectos morais e religiosos que têm dificultado que as instituições desenvolvam ações de promoção, prevenção e assistência nos campos da saúde sexual e da saúde reprodutiva.
Importante ressaltar que sexualidade é um dos aspectos do nosso desenvolvimento e a reprodução um aspecto fundamental da vida humana, importantes para que sejamos felizes.
Em termos amplos, seria a integração dos aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual, de maneira a enriquecer positivamente e a melhorar a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor.
Falar desse tema que na maioria das vezes é evitado ou negado contribui para romper alguns paradigmas, como por exemplo que sexualidade integra apenas interesses ditos sexuais , ao invés de saber e entender que a sexualidade integra o indivíduo em todos os aspectos de uma vida saudável , que estão presentes no melhoramento da vida, das relações interpessoais, do cuidado consigo e com parceiros afetivos e sexuais, além de obter informações sobre prevenção de doenças e gravidezes não desejadas, ter acesso a insumos de prevenção e espaço para conversar sobre afetividade e prazer.
A sexualidade deve ser vivida plenamente, mas também com consciência pelo próprio corpo e pelo corpo do outro livre de tabus, pois está diretamente relacionada com a plenitude de uma vida saudável para o casal e para a sociedade.
Falar disso é importante para que haja absolvição desse tema, que ele seja discutido também na mesa, na sala e não ficar restrita ao quarto sob o véu de pecado ou de um assunto marginal, em benefício de uma vida saudável e equilibrada traduzindo a necessidade humana de vínculos bons e saudáveis.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|