O pecado do lado de cá


pecado

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Li outro dia o nome de uma música de rock “Pecado” (Ira! o nome da banda, não por acaso) fui ouvi-la e fiquei com essa ideia martelando na minha cabeça.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

De formação católica ficava muito difícil para mim entender de uma maneira relaxada o que parecia uma apologia do pecado.

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Por mais que o pecado introjetado na nossa cultura e educação com herança judaico-cristão seja uma coisa perigosa, feia e malvista, convenhamos!! Existem pecados e pecados!!!!

Até que, obra do destino, caiu em minhas mãos um texto, de Santo Agostinho. Em que ele diz textualmente que o pecado é o excesso do bom…então não é pecado na acepção da palavra que aprendemos no catecismo que nos leva ao inferno ou na melhor das hipóteses ao purgatório.

Continua após a publicidade

Se, como diz Santo Agostinho, filósofo e padre, tem coisa boa no pecado, isso o coloca no mesmo pé de igualdade de tudo na vida, onde o excesso pode ser prejudicial, e nada construtivo.

IRA, GULA, INVEJA, AVAREZA, LUXURIA, PREGUIÇA E VAIDADE, os pecados capitais são na verdade impulsos humanos, forças benéficas e construtivas que todos nós temos e devemos utilizá-las sim, mas a nosso favor. Basta que para isso as administremos com carinho por nós mesmos, avaliando-nos e a nossa necessidade daquilo que os pecados nos oferecem.

Estou querendo dizer com isso que os pecados capitais não existem, mas que eles apenas estão intimamente relacionados com emoções, atitudes e intenções.

Continua após a publicidade

O pecado dessa maneira fica muito mais ligado ao mau uso das emoções quer por falta de educação ou mesmo por problemas emocionais., tanto pela falta como pelo excesso.

Cada pecado capital não alimenta o ego ou a doença sozinha, assim como a saúde está ligada ao equilíbrio com que vivemos essas necessidades vitais que em excesso ou em carência se constituem no pecado e fica cada vez mais claro que o pior pecado é aquele em que se comete contra si mesmo.

Continua após a publicidade

Esse ponto de equilíbrio não existe sem que aprendamos e suportemos as frustrações e tenhamos coragem de encararmos o desejo como uma necessidade vital e não um luxo.

É importante ter em mente que a gula, assim como orgulho (vaidade ou soberba), a avareza, a luxúria, a ira, a inveja e a preguiça são processos naturais do ser humano e não tem como livrar-se deles.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

Sendo, por isso, a denominação “instinto” mais adequada do que “pecado”. Nessa série de textos vou desvendar ou pelo menos refletir sobre cada um desses pecados e depois também espero ouvir a opinião dos queridos leitores.

Fotos colunistas Marcia Atik - 40EMAIS

Marcia Atik

Márcia Atik, é psicóloga clínica, conferencista, com especialização em Sexualidade, Terapia de Família e Casal.

Estréias nos cinemas em 21 de Novembro

Estréias nos cinemas em 21 de Novembro

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =

Scroll to top
Assine