fbpx

O que comer no Ano Novo?

Marina Ferreira

Por Marina Ferreira

Ano Novo

Estamos todos precisando de uma renovação nesse Ano Novo. Funciona assim todos os anos, mas neste difícil ano, estamos mais necessitados. Esperança é a palavra. Para ajudar a trazer essa esperança, a fartura da Ceia de Ano Novo já traz significados. Quais significados têm na sua mesa? Você prepara lentilha? Come romã e guarda as sementes? Uvas? Evita comer aves pois simbolizam retrocesso? E mesmo que você não creia nessas coisas, não vamos arriscar! Vai que…  Vamos fazer uma corrente de energia positiva, com pensamentos e atitudes que favoreçam o novo, a renovação, a esperança.


Essas e muitas outras crenças sobre o que os alimentos significam e simbolizam para as pessoas nasceram em tempos passados e perduram até hoje. Biologicamente, nutricionalmente e cientificamente, beber leite e comer manga é ok, pode até bater no liquidificador e tomar! Canjica não faz aumentar a produção de leite materno. 

Muitas crenças populares foram criadas ou surgiram quando o empirismo era a “ciência do momento”. Hoje, em apenas algum tempo de estudos científicos, cautelosamente delineados, sabemos sobre o que realmente funciona no organismo humano, o que nutre mais, faz crescer, evita o envelhecimento…  Então, todo aquele sentimento inexplicável da magia do alimento, do significado e da simbologia desaparece, e dá lugar a sabedorias complexas e completas, lógicas e quase exatas.

O que estou falando? Sou fruto da ciência e não creio nela? Creio sim. Atribuo ao conhecimento científico dos alimentos o que me levou a querer estudar e saber mais sobre eles… sei que o conhecimento que tenho e que não tenho sobre os alimentos são essenciais para a prevenção e até melhora de talvez todas as doenças existentes. 

Ano NovoLentilha é uma leguminosa fonte de energia e proteínas, fibras alimentares… super nutritiva. As frutas Romã e Uva contêm, além de açúcares naturais, fibras alimentares e muitas substâncias antioxidantes que nos protegem do envelhecimento precoce. Se você for de comer carnes, a bovina, a suína ou o pescado são fontes de proteínas e de gorduras, podendo isso ser bom ou ruim, a depender de vários fatores. Aqui na minha mente, uma coisa puxa a outra e eu poderia me perder no texto, falando sobre a nutrição dos alimentos somente.

Só que a minha intenção é deixar uma mensagem de esperança! Não apenas falar do que eu sei. Dizer que o significado de uma Ceia é muito maior do que podemos saber. Já que, em paralelo, a ciência está evoluindo para evitar que a catástrofe seja ainda maior no nosso planeta. A ceia é prazer, reunião (mesmo que restrita), comunhão, compartilhar amor, o pão, traz um sentimento bom, de compaixão e, assim, de renovação.

Prepara a lentilha, coma as sementes de romã, as bagas de uvas e evite as aves, se for possível. Façamos a lista inteira de crendices populares, particulares, peculiares… talvez não possamos pular as sete ondas no início do ano, mas assim que der, pule. 

No Ano Novo talvez a vida não seja totalmente nova, mas a renovação deve acontecer. Amor, hábitos saudáveis, atitudes positivas e esperança. Te desejo muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender!

LEIA TAMBÉM

Marina Ferreira
Últimos posts por Marina Ferreira (exibir todos)
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x