Você é #team Cristiano Ronaldo ou #team Coca-Cola?

Gostei

.

COMENTAR(2) Compartilhar

Cristiano Ronaldo

Essa semana o jogador Cristiano Ronaldo deu um lindo exemplo ao conceder entrevista após um jogo da Eurocopa. Ele afastou as garrafinhas de “Coca” (patrocinador da competição, ui!) e elevou uma garrafa de água, como se estivesse dizendo: bebam água, não Coca!

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Lembro eu que, uns anos atrás, ao realizar uma atividade educativa para crianças de 4-5 anos ouvi a seguinte pergunta, após explicar o efeito nocivo do consumo de refresco artificial em pó que levei para mostrar às crianças: então por que alguém inventou isso? – disse a aluna. 

Eu não soube responder também, e disse: – pois é, não sei! A sorte daquelas crianças era que havia sido a primeira vez que eles viam aquele produto, confundiram com “gelatina”.

Essa não é a realidade de parte significativa da população brasileira. Aproximadamente um terço das crianças menores de 2 anos no Brasil consome com alguma frequência refrigerantes ou outras bebidas açucaradas, eu disse menores de 2 anos! O consumo desses alimentos precocemente é um indicador de práticas alimentares não saudáveis e pode levar à formação de maus hábitos alimentares, conduzindo aquela pessoa para o desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares entre outras. 

Cristiano Ronaldo
Crédito: Reprodução

A composição desses produtos é predominantemente de açúcares como frutose e glicose, além de aditivos químicos que trazem sabor, aroma, cor, a conservação a longo prazo e outros aspectos tecnológicos desejáveis para aquele produto (como capacidade de dissolução rápida). Ou seja, não há nada ou quase nada que seja um componente natural na lista dos ingredientes. 

Continua após a publicidade

O corpo humano entende isso como xenobióticos, ou seja, compostos químicos estranhos ao organismo, que terão que ser metabolizados pelo fígado (transformados em uma substância mais “familiar”) e excretados nas fezes ou na urina. Dá um trabalhão para o nosso corpo se livrar dessas substâncias. Essa parte do nosso metabolismo é conhecida também por mecanismo ou vias de destoxificação.

Essas vias, claro, se desenvolveram para isso mesmo. Mas o organismo já recebe ou produz naturalmente muitas dessas substâncias que precisam ser metabolizadas, então aumentar essa carga pode ser prejudicial.

Antes que alguém fique com essa pergunta no ar, sim, o consumo de “suco detox”, “suco verde” ajuda nesse processo. Essas bebidas aumentam a ingestão de substâncias antioxidantes, que atuam no processo todo, e de fibras alimentares, que auxiliam no funcionamento intestinal. Mas seria o mesmo efeito que consumir esses mesmos alimentos (usados na preparação dos sucos) com a mesma frequência diária nas refeições, ok?!

Outras bebidas que podem ser consumidas no lugar de refris e afins são:

  • água, água saborizada;
  • água de coco;
  • chás preparados em casa de preferência, pois os industrializados podem ser muito parecidos com as bebidas açucaradas;
  • sucos de frutas integrais, de polpa ou naturais mesmo;
  • leite, se gostar, vitaminas com leite;
  • bebidas vegetais (de amêndoas, de castanhas etc)

Saúde!

 
nomes

Sobre nomes diferentes?

mudanças

Mudanças são Necessárias

Chá

Hora do chá!

carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Marina Ferreira

Conheça a Coluna de Marina Ferreira
Formada há 15 anos como Bacharel em Nutrição pela UNISANTOS, Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Personal Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Atendimento Nutricional em Consultório e Online. Professora dos cursos de Nutrição, Farmácia e Biomedicina da UNIP desde 2011. Nutricionista de escolas e empresas.

2 Comentários

  1. Gabriel Hauber17 de junho de 2021

    Adorei o texto prof #teamCristianoRonaldo

    Responder
  2. Mauro Santos20 de junho de 2023

    Um dos melhores jogadores de toda história do futebol do Mundo a par de Messi. https://www.holdonangola.com/

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 2 =

Scroll to top