Empreendedor: acabe com as brigas na empresa


brigas na empresa

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

É, meu caro empreendedor. Existe algo que, não importa o segmento em que você atue, você nunca vai conseguir evitar: as brigas na empresa.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Algo que pode ser apenas uma discordância de opinião, pode tomar uma proporção gigantesca, sobretudo se as partes envolvidas não estiverem a fim de dar um passo atrás e rever seu posicionamento. 

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Em empresas familiares, a coisa pode sair totalmente de controle, sobretudo porque, além de sócios, as partes da briga ainda têm que morar juntos. Então, por óbvio, o clima vai se tornar insustentável, o que não é bom nem pessoalmente, nem para a empresa.

E como eu sempre digo, a empresa deve sempre vir em primeiro lugar. Primeiro porque é o sustento de todos, o principal propósito que nos leva para a frente e garante não apenas a sobrevivência, mas (para quem quer, obviamente), é o caminho que nos leva a construir algo notável, um legado eterno que vai sobreviver até depois que a gente mesmo se for. 

Segundo porque geralmente essas desavenças são apenas besteiras que não podem, de jeito nenhum, comprometer o bem-estar empresarial. Besteiras são apenas isso ..besteiras, e um time que põe tudo a perder por conta de pequenas rusgas não está pronto para alcançar destinos maiores. 

Continua após a publicidade

Como alcançar um ambiente de trabalho saudável, voltado para resultados e sem desavenças:

Não seja arrogante

Se você, sócio de uma empresa, gestou e conseguiu desenvolver um projeto, um produto, o que quer que a sua empresa produza, com muito sucesso, parabéns. Mas pare de dizer, o tempo todo, que fez tudo sozinho, que foi tudo graças a você. Primeiro que isso pega mal, é feio e denota imaturidade. Segundo, fazer algo bem feito é sua obrigação. Você quer o que? Um cookie? Pára com isso. E terceiro, e mais importante, isso cria um clima ruim. Você pode ter sido o que mais fez nesse projeto, mas todo mundo certamente contribuiu com alguma coisinha. E mesmo que não tenha sido o caso, em outros projetos, a sua participação pode ter sido quase nenhuma. Então, baixa a bolinha, querido (a).

Continua após a publicidade

Não fique sempre na defensiva

Você precisa entender uma coisa, meu caro empreendedor: os assuntos da empresa não giram ao redor do seu umbiguinho. Ou seja, não é porque você deu uma ideia, ou fez alguma coisa, que os outros sócios precisam aceitar, só porque sim. Pára com isso. Os outros sócios não estão te atacando gratuitamente, apenas porque não vão com a sua cara ou sei lá o motivo. Não. Em uma sociedade, todo mundo tem uma participação, e todas as ideias são bem-vindas. Isso significa que todos estão lá pelo bem da empresa, que é o objetivo final. Agora, se toda reunião que tiver você receber as sugestões dos sócios aos gritos, a sua empresa não vai prosperar. Isso porque os sócios, para evitar gritaria, vão parar de ouvir você, ou de dar ideias. E aí a vaca vai pro brejo. 

Pare de guardar rancor em excesso

Isso vale muito para empresas familiares. Teve alguma briga por algum motivo fora da empresa? Ou, alguma coisa de trabalho não foi como você queria? Ou, em algum processo de desenvolvimento, as coisas saíram de controle e a baixaria correu solta? Acontece. Deixa pra lá! Ficar de rancinho, ou ficar guardando ressentimentos de forma exagerada não faz bem para a empresa, e nem para as suas energias. Sobretudo se você aproveitar cada momento possível para espezinhar aquela pessoa, mesmo que esteja fora de contexto. Aí você está destruindo a produtividade da empresa em troca de nada. Não faça isso!

brigas na empresa

Continua após a publicidade

Nem sempre é seu momento de brilhar

Existem momentos em que outra pessoa assume o papel de liderança, e ela pode receber os louros pelo sucesso merecido de um projeto ou produto. E está tudo bem. Depois você vem com algo melhor, e vai ser reconhecido também. Lembre-se que quem tem que brilhar é a marca, e a conquista individual pouco importa diante do lucro trazido em uma operação bem sucedida. Assim, se outro sócio está recebendo elogios de clientes por um bom produto, fique feliz. É o nome da empresa que está sob os holofotes.

 

Não faça fofocas ou fale mal do outro pelas costas

Esse conselho é o mais importante que você vai ler hoje: joguinho de leva e trás, de falar mal de um sócio para outro por trás, ou ainda pior, falar mal de algum sócio, ou do próprio produto, para pessoas de fora, como fornecedores, clientes, funcionários é pedir para se f*der. Francamente. Você está jogando o nome de todo mundo na mais profunda lama. E pior: todo mundo está duvidando da seriedade da sua empresa. 

Continua após a publicidade

Se você fala mal dos seus sócios para colaboradores, você está acabando com qualquer tipo de respeito hierárquico que tem na sua empresa. Os funcionários não vão respeitar os sócios quando eles forem exercer a autoridade deles. E também não vão respeitar a sua, já que você se rebaixou ao nível deles, eles não vão te ver como superior (só para deixar claro: quando falo de níveis, é no sentido de autoridade hierárquica, e não que uma pessoa é superior ou inferior a outra. Sem mimimi). 

Entenda de uma vez e repita em voz alta: nenhuma fragilidade, nenhum problema entre sócios ou qualquer coisa que não seja positiva, deve chegar em ouvidos fora da mesa de sócios de uma empresa. Não seja amiguinho dos seus funcionários, por que eles não são seus amiguinhos. Experimente ir no fórum trabalhista com eles para ver o grau dessa amizade.

Continua após a publicidade

Claro. Isso eu estou falando apenas a nível de sócios. Agora, se você, gestor, identificar qualquer um desses sinais entre os colaboradores, corte na hora. Recomendo que chame todos os envolvidos para conversar. É muito importante não deixar esse tipo de atitude se espalhar entre os membros do seu time, se não você vai perder o controle da produção muito rapidamente. 

Trabalhar, e, acima de tudo, empreender, é uma coisa muito desafiadora, repleta de desafios, obstáculos, dores e problemas. Dessa forma, o ambiente de trabalho deve ser o mais agradável e acolhedor possível. Se você tem um time de criativos, lembre-se que esse pessoal é sim mais sensível que o restante, e um ambiente ruim, com uma energia negativa (o popular climão), vai afetar a produtividade desse pessoal. 

Continua após a publicidade

Entre os sócios, o clima respeitoso e acolhedor é fundamental para que a empresa consiga desenvolver suas atividades com eficiência. Seguindo os conselhos acima, com certeza a sua empresa vai obter melhores resultados, e você finalmente vai prosperar.

E falando em gestão, eu quero, novamente, falar do IAP 360. Você sabia que, além das questões gráficas e de imagem, o nosso projeto também visa ajudar os empresários a resolver problemas de gestão? Incluindo aí, essas pequenas crises que assolam as empresas, especialmente as iniciantes. 

Pois é. O IAP 360 é nosso projeto que tem como proposta avaliar a sua empresa de cabo a rabo. Desde o plano de negócios, até as questões gráficas e de marketing do seu negócio. É uma mentoria feita por mim e pelo meu time que vai te dar uma avaliação 360 graus da sua empresa. Entre em contato com a gente e venha fazer um raio-x no seu negócio.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

E esse foi o texto de hoje. Se você quiser sugerir algum tema para a coluna, basta deixar nos comentários abaixo. Vejo vocês daqui a 15 dias, sempre às 9 da noite.

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

Fotos colunistas Marcio - 40EMAIS

Marcio Cabral Jr

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor de criação na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

Plano operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

Elogie, agradeça e nada além!

Elogie, agradeça e nada além!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

six + 14 =

Scroll to top
Assine