Empreendedor: aprenda a criar o resumo executivo perfeito


resumo executivo

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Empreendedor, sempre que vejo no os clientes chegando aqui na agência, eu observo o mesmo comportamento: os caras não fazem Plano de Negócios. Pqp! Como isso me deixa nervoso! É como se meu parente, Pedro Alvares Cabral, saísse de caravela sem um astrolábio e carta náutica. Então, vou começar uma série para te explicar, para destrinchar o que é um Plano de Negócios. E nós vamos fazer item por item. Vamos começar pelo Resumo Executivo.

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Quando você pensa em começar ou expandir o seu negócio, uma das ferramentas mais estratégicas que pode ter em mãos é, por óbvio, o Plano de Negócios. E, no coração desse plano, está um elemento essencial: o Resumo Executivo. Esse documento não é apenas uma formalidade burocrática; é a parte que diz a que veio a sua empresa. Mas, não basta apenas fazer um resumo genérico. Ele deve ser estratégico, claro, envolvente e direcionado. Afinal, ele vai te ajudar a captar investidores, parceiros ou simplesmente organizar suas ideias de maneira sólida.

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A importância de cativar logo no início

Imagine que você está em uma reunião com um investidor ou parceiro em potencial. Eles não têm tempo para revisar páginas e mais páginas do seu plano. O Resumo Executivo será a primeira coisa que eles vão ler, e pode ser a única coisa se não for interessante o suficiente. Aqui, você precisa apresentar o essencial da sua empresa de forma objetiva, mas também mostrar um “brilho nos olhos” — aquela paixão que convence de que seu projeto tem futuro.

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Mas, como fazer isso? Um resumo executivo bem feito deve ser claro e sucinto, e ao mesmo tempo, instigante. É a partir daqui que você já começa a vender sua ideia.

Visão Geral do Negócio: O que você faz e para quem?

No início do Resumo Executivo, você vai dar uma pincelada geral sobre o seu negócio. Mas atenção: não se trata de uma descrição fria e técnica. Você deve expressar, de forma breve, o essencial sobre a sua empresa, o mercado no qual atua e o que você entrega de valor para os clientes.

Por exemplo, se você tem uma empresa de software, ao invés de apenas dizer “Criamos soluções tecnológicas”, você pode ir além e descrever como suas ferramentas impactam o dia a dia dos usuários: “Desenvolvemos softwares que otimizam a gestão de pequenas empresas, permitindo que nossos clientes economizem tempo e aumentem sua produtividade.”

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Foque em responder: O que você faz, e por que isso é importante? Seus leitores precisam entender rapidamente qual problema você resolve, e quem é o seu público-alvo. Deixe claro para quem você está criando valor. Não basta dizer que você tem uma ótima solução — deixe evidente quem se beneficiará disso.

Missão, Visão e Valores: Para onde você está indo e no que acredita?

Aqui é onde você define o “coração” da sua empresa. A missão explica o propósito do seu negócio hoje, a visão é o seu grande objetivo para o futuro, e os valores mostram quais princípios guiam suas ações.

Parece simples, mas aqui está o pulo do gato: não escreva algo genérico! Quantas empresas não dizem que “buscam ser líderes no setor”? Isso não diz nada de novo. O que faz sua visão única?. Se você quer ser líder, qual é o diferencial que o fará chegar lá?

Você precisa passar uma mensagem que conecte emocionalmente com o leitor. Lembre-se: empreender vai muito além de números e metas. É sobre propósito. Mostre o motivo pelo qual a sua empresa existe, qual é a transformação que ela quer gerar no mundo e o que a torna especial.

Por exemplo, ao invés de escrever algo vago como “Nossa missão é fornecer produtos de qualidade”, experimente algo mais profundo e específico: “Nossa missão é transformar o jeito como os brasileiros consomem alimentos, promovendo uma alimentação saudável e prática, sem perder o sabor.”

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Descrição do Produto ou Serviço: Apresente o que você oferece, de forma clara

Essa parte é direta: descreva seu produto ou serviço. Mas não se engane, caro empreendedor, a simplicidade aqui é seu maior trunfo. Evite jargões técnicos e complexos demais, especialmente se o público que você quer alcançar não for especializado.

Ao invés de entrar em detalhes técnicos logo de cara, tente explicar de maneira clara e objetiva qual o problema que seu produto resolve. Seja prático, e mais uma vez, mostre o valor. Se possível, deixe claro o diferencial competitivo logo nessa parte. O que torna seu produto ou serviço diferente e mais desejável do que o dos concorrentes?

Imagine que você tem uma startup que desenvolve um aplicativo financeiro. Você poderia dizer: “Criamos um aplicativo que facilita a organização das finanças pessoais.” Mas isso não diz muito, certo? Agora veja a diferença: “Nosso aplicativo ajuda pessoas a organizarem suas finanças de maneira simples e intuitiva, reduzindo em até 50% o tempo gasto com o controle de gastos e trazendo tranquilidade financeira.” Isso conecta com uma dor real do cliente.

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Diferencial Competitivo: O que faz você brilhar mais que a concorrência?

No mundo dos negócios, tudo se resume a uma pergunta: por que eu escolheria você?. O que faz a sua empresa diferente ou melhor? Aqui você precisa brilhar e destacar seus pontos fortes, sejam eles inovação, qualidade, atendimento diferenciado, tecnologia de ponta, ou qualquer outro diferencial que seja realmente relevante para o mercado.

Mas, cuidado! Não se trata apenas de falar “somos os melhores”. O foco está em como seu diferencial entrega valor ao cliente. Por exemplo, você pode ter um produto mais sustentável, um atendimento mais ágil, uma abordagem inovadora. O que quer que seja, tem que ser algo que faz diferença na vida do seu público.

Vamos supor que sua empresa atua no ramo de logística. Você poderia dizer: “Nosso diferencial é o uso de tecnologia de rastreamento em tempo real para entregas.”. Agora pense como essa frase pode ser ajustada para destacar o valor: “Nosso diferencial é o uso de tecnologia de rastreamento em tempo real, garantindo que nossos clientes acompanhem suas entregas de forma precisa, aumentando a confiabilidade e reduzindo atrasos.”

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Objetivos: Metas claras para o futuro

Os objetivos são essenciais para dar uma visão concreta de onde você quer chegar. Muitos empreendedores acabam sendo vagos nessa parte, mas quanto mais específicas e mensuráveis suas metas forem, mais credibilidade você passa.

Um bom objetivo pode ser algo como: “Nosso objetivo para o próximo ano é aumentar nossa base de clientes em 20%, expandindo para novas regiões e diversificando nossa linha de produtos com mais duas opções voltadas para o mercado infantil.”

Isso mostra que você tem foco, está planejando crescer de forma estruturada, e sabe exatamente onde quer chegar.

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Estrutura da Empresa: Quem está no comando?

Uma parte importante do Resumo Executivo é mostrar quem está por trás da empresa. Aqui, você vai dar uma breve descrição dos fundadores e principais gestores, destacando suas qualificações e experiências. Os investidores e parceiros querem saber se a sua equipe é capaz de executar o que está no papel.

Deixe claro que você tem pessoas capacitadas e que entendem o mercado. Não precisa ser algo extenso, apenas o suficiente para passar confiança.

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Sumário Financeiro: Demonstre a viabilidade do seu negócio

Mesmo que o leitor não seja um especialista em finanças, ele precisa ver números claros que mostrem a viabilidade financeira da sua empresa. Aqui, você apresenta projeções de receita, lucros e fluxos de caixa para os próximos anos. Não é necessário entrar em detalhes exaustivos, mas é fundamental que as projeções façam sentido e sejam realistas.

Meu caro empreendedor, o Resumo Executivo é, sem dúvida, a porta de entrada para o sucesso do seu Plano de Negócios. Ele precisa ser pensado com cuidado e atenção, pois é o primeiro passo para transmitir sua visão e conquistar a confiança de quem está do outro lado.

Agora que destrinchamos como ele deve ser feito, eu gostaria de saber: o que achou dessas dicas? Como você tem estruturado o seu plano de negócios? Deixe sua opinião nos comentários, vamos trocar ideias e aprender juntos.

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E vamos ao jabá: se você precisa de ajuda para pensar na condução do seu negócio, porque não conhecer a minha agência, a IAP Propaganda? Não somos uma consultoria de negócios, como o Sebrae, por exemplo, mas muitas vezes, na hora de fazer o seu planejamento de marketing, a gente já consegue observar se tem algo errado no seu plano, se o seu produto atinge o público-alvo que você determinou etc. Entre no nosso Site, conheça nosso Portfólio e vamos fazer um plano concreto para o seu negócio! 

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E esse foi o nosso bate papo de hoje. Se esse texto te ajudou de alguma forma, não se esqueça de curti-lo! Isso ajuda muito o colunista aqui e faz com que mais empreendedores possam ter acesso a essas informações. Até daqui duas semanas!

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Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor de criação na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

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1 Comentário

  1. Selma9 de outubro de 2024

    Parabéns!!

    Texto prático e objetivo com tudo que precismaos entender para fazer um plano de negócios que realmente cause impacto e funcione,

    Responder

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