Empreendedor, o propósito desta coluna, desde o início, é fazer a ponte entre empresário e agências de publicidade. Por isso, hoje eu vou dividir com vocês o problema que mais gera atritos entre agência e empresários: achar que marketing é mágica! Vambora!
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Uma das coisas mais comuns em empresas, especialmente nos dias de hoje, é achar que tudo se resolve com uma campanha de Google, ou um post turbinado no Instagram. Quer dizer, o mundo do cara está caindo, está tudo bagunçado, mas se essa campanha der certo, aí ele vai dar a volta por cima!
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Ora, as coisas não são assim.
Em primeiro lugar, porque não adianta, especialmente quando se fala em anúncios online, você criar a melhor campanha do mundo. Se a pessoa não tiver um bom lugar para clicar no link e saber mai sobre você, sua empresa, ou seu produto, você não vai vender. Você precisa, como já disse aqui, precisa arrumar a casa antes de receber visitas, cacete!
A conversa de hoje não é uma bronca, mas um alerta. Eu vejo muitos, mas muitos mesmo, empresários que acham que, com o advento dos anúncios online, tudo é mais barato, tudo está na mão, e basta colocar um trocado na Meta que tudo vai ficar bem. Mas não é o caso. O Tráfego Pago, bem como todo o vasto universo do Marketing Digital, também exige atenção com todas as etapas que empreender com sucesso exige: boa identidade visual, um site decente (que, no mundo virtual, faz o papel da sua loja física), bons produtos, bons feedbacks de clientes e boa comunicação. Adicione a isso você manter as suas redes sociais bacanas, e não uma bagunça completa.
Ser empresário ainda é a mesma coisa
Eu vivo dizendo isso para alguns clientes: ser empresário não mudou só porque nós temos mais ferramentas. Ainda precisamos ligar para fornecedores para fazer bons negócios. Ainda precisamos gastar sola de sapato indo atrás de oportunidades. Tudo isso continua sendo importante. A única coisa que mudou é a forma de você panfletar o seu negócio. Agora você pode mandar seu “panfleto” digital direto para quem você sabe que se interessa pelo que você vende. Mas se tudo o que você tem, todo o seu material, toda a sua identidade estiver incompleta, você vai estar gastando dinheiro a toa. Não pule etapas nem abra mão do seu papel como dono(a) do negócio.
E de quem é a culpa?
Muitas clientes ficam me encaminhando anúncios que veem nas redes sociais prometendo pouco trabalho e lucro abundante. Por*a, isso não existe. É moinho de vento. Claro que existem profissionais sérios que oferecem mentoria em anúncios online para que você possa desenvolver seus negócios. Nomes como Tiago Tessman, Adriano Gianini ou Pedro Sobral vão acabar oferecendo lives e conteúdos que você pode assistir e aprender a dar seus primeiros passos nesse universo. Seus canais no youtube possuem conteúdos realmente relevantes e sérios que você pode confiar. Mas não. O danado do cliente sempre vem com aqueles gurus que dizem: “Com apenas um celular, uma hora por dia, você vai vender muito na internet. Compre meu curso”. E o cliente compra! E se ferra! Redondamente. De verde e amarelo. Ou vermelho, se você for petista. Mas sempre se ferra.
Fica aqui um conselho para você: sempre que você estiver conversando com um profissional da área, e ele começar a te desanimar, a colocar empecilhos, a dizer que a sua ideia não vai dar certo por esse ou aquele motivo, escute esse cara. Esse é o cara que não quer torrar a sua grana à toa. Ele quer que você passe por todos os estágios até que a sua marca esteja pronta para anunciar. Se o profissional de marketing diz sim para você sempre e sempre está disposto a fazer uma nova campanha, então ele está com algum problema.
Por que veja: o cliente nunca tem razão. Desculpe a franqueza, mas se eu chegar na padaria ensinando a receita de pão para o padeiro, o burro sou eu. O cara abre o negócio dele às 4h00 da manhã, todo dia, há vinte anos. Ele sabe como fazer pão. Eu só tenho que comprar pão e ir embora. O mesmo vale para o planejamento de marketing da sua empresa. Se o profissional concorda com você, que não tem ideia do que está falando (com todo o respeito), todo o tempo, vocês dois estão errados.
Para fechar: uma boa agência de marketing vai te oferecer um bom posicionamento da empresa, reconhecimento de marca, um bom tráfego de pessoas no seu site e redes, e quando o seu nome estiver na memória das pessoas, boas perspectivas de venda. E tudo isso com um custo que não é um trocado, pode acreditar. Não é caro como anunciar no intervalo do JN (e é bem mais eficiente), mas algum você vai ter que desembolsar, meu caro empreendedor. No final, esqueça as soluções mágicas, as saídas fáceis, e, sobretudo, não faça campanha para ver se alguma coisa dá certo. Não vai dar! Cumpra as etapas e anuncie com a certeza de estar fazendo a coisa certa!
E como sempre, chegou a hora do jabá! Como eu disse na semana passada, a IAP Propaganda está lançando o Projeto IAP 360. A nossa proposta é analisar todos os elementos da sua empresa que podem estar impactando negativamente o sucesso do seu negócio. Seja a identidade visual, o seu site, a sua comunicação, ou até mesmo o plano de negócios, a nossa equipe vai fazer um raio-x, uma devassa, ou, uma análise 360 (daí o nome) na sua empresa. E a consultoria é grátis. Apenas os serviços são pagos. Mas, com certeza, a gente consegue chegar num valor que cabe no seu bolso. E agora a landing page está pronta! Clique aqui e conheça esse serviço que vai revolucionar a forma como você gere a sua empresa!
E esse foi o texto de hoje, o primeiro de 2024. Se você quiser sugerir algum tema para a coluna, basta deixar nos comentários abaixo. Vejo vocês daqui a 15 dias, sempre às 9 da noite.
Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.
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