Feliz ano novo, meu caro empreendedor. Assim como vocês (eu espero), eu não estou de férias nesse janeiro. A praia está lá, chamando. O calor está demais, mas não dá pra largar o trabalho. Temos que fazer de 2024 o ano mais especial e lucrativo das nossas empresas, certo?
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E para que a gente atinja essa meta, eu vou dividir com vocês as ideias que eu já estou aplicando aqui nas empresas. Ou seja, o texto de hoje é top 10. Ou top 6. Vamos lá?
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1 – Use janeiro para planejar e resolver pendências que ficaram do ano passado
Janeiro sempre, sempre, é um mês horroroso para quem tem negócios, exceto talvez para donos de papelarias. Afinal, nossos clientes estão preocupados com o IPTU, o IPVA, enfim, o roubo de impostos que o governo sempre nos reserva no começo do ano. Fora a compra de material escolar, o que faz o segmento de papelaria ser um dos poucos que estão felizes em janeiro.
Mas não é por isso que vamos ficar parados, não é? Aproveite janeiro para planejar o seu ano todo: por exemplo, aqui no 40EMAIS, nós já planejamos todo o ano, os cursos novos, os próximos eventos, campanhas, enfim, tudo que você que segue o 40EMAIS vai ver de novidades nesse ano. Siga o 40 nas nossas redes e não perca nada.
Além disso, se o ano acabou e você não conseguiu resolver tudo o que pretendia, agora que o movimento está baixo, é hora de colocar tudo no lugar. O site da minha agência, por exemplo, precisa de atualização. E é exatamente o que eu vou fazer assim que concluir esse texto. São essas pequenas coisas que, ao longo do ano, nós fazem perder algum tempo, mas que voce pode usar esse mês para colocar em ordem. Vale a pena.
2 – Pare de acreditar em milagres
Essa dica tem endereço certo. Eu já falei mil vezes, não existe nem milagre, nem almoço grátis. Então, se você éno empreendedor milagreiro, ou seja, aquele que acredita que uma campanha vai fazer a total e irrestrita diferença na sua vida empresarial, você precisa usar esse tempo para repensar a sua vida. Primeiro, por que marketing ao faz milagre, e não é uma campanha que vai te tirar do buraco.
Aproveite esse período para rever tudo o que você não fez no ano passado para, aí sim, fazer seu posicionamento de forma correta. Verifique se a sua identidade visual está de acordo, se o site está bem feito (se você tem o site, óbvio. Porque se você não tem o site, volte 20 casas e leia isso aqui). Se você está fazendo contatos com possíveis fornecedores e parceiros? Se nao fez contato, é hora de sair do escritório e gastar sapato apresentando a sua empresa para parceiros comerciais. Lembre-se, nao é apenas o cliente que precisa saber que você tem uma empresa.
Aproveite o pedido para listar essas ações que você precisa fazer para a sua marca deslanchar em 2024.
3 – Acerte seu marketing para o ano todo
A partir do momento em que você deixou sua empresa tinindo até 31 de dezembro de 2023, você pode usar esse período para fazer o planejamento das suas ações de marketing para 2024.
Você vai aproveitar datas especiais para fazer postagens? Já planeje.
Você vai fazer alguma ação de rua? Planeje.
Você vai fazer parceria com algum influencer? Já sabe, né? Planeje!
Não se esqueça de procurar um profissional ou uma agência bem estabelecida para te ajudar a fazer esse planejamento. Nada de sobrinhos nesse momento. Conte com alguém que saiba como deixar esse planejamento eficiente para que, mais pra frente, você não se arrependa.
4 – Reveja seus custos, baseado no que você poderia não ter gasto no ano passado
Bom, aqui eu já deixo bem claro: o que você puder evitar de assinar carteira de trabalho e ter funcionário em regime de CLT, evite. Esse é um transtorno que você deve evitar. Evite contratos longos, que possam gerar vínculo trabalhista. Infelizmente, apenas um louco assina carteira nesse país. Aproveite para enxugar a equipe e diminuir o tamanho da folha, se for possível.
Outros gastos que você tem que rever podem ser do tipo: sua conta de luz está cara? Reveja o consumo de energia do seu escritório. A conta de internet e telefone tem sempre tem como ser diminuída. Aliás, as vezes basta você ligar na operadora e ameaçar cancelar, que eles aparecem com um ano melhor e mais barato para você. Parece mágica.
Contas como combustível, água, essas coisas, podem ser revistas e diminuídas, baseando-se no que foi gasto inútil ano passado.
Aproveite para cortar investimentos que foram feitos ano passado, e que não geraram o resultado que voce precisava.
5 – Aproveite que janeiro é sempre fraco, e resolva qualquer tipo de pendência pessoal na empresa
Se você tem uma empresa familiar, ou com sócios que por algum motivo se desentenderam no ano anterior, essa é a hora de fazer a coisa certa. Exercitem o perdão. Afinal, nada pode ser mais tóxico para a empresa que dois sócios que não se bicam, e que deixam seus sentimentos pessoais interferirem nos projetos da empresa.
Se alguma coisa aconteceu no ano passado, e houve alguma briga ou desentendimento, peça desculpas, desculpe o outro, e limpe o ambiente. Para fazer desse um grande ano para a sua empresa, o que foi ruim no ano passado deve ficar…no passado. Não alimente o ressentimento, porque ele vai acabar tomando um espaço na sua cabeça muito maior do que o espaço que você precisa para criar projetos e produtos incríveis.
Let it Go.
6 – Deixe tudo pronto pra rodar antes do carnaval
Todo mundo sabe que nada anda antes do carnaval. Mas se você deixou tudo certo antes da folia começar, então use o período do carnaval para descansar e recarregar as baterias. Porque depois do carnaval, as coisas tendem a acelerar, e você precisa ter disposição para encarar a jornada e ter sucesso nesse ano. Então corra para terminar tudo o que falta até dia 13 de fevereiro. Tem mais de um mês para você deixa tudo pronto para fazer sucesso em 2024.
Com essas dicas, eu tenho certeza que você vai conseguir fazer desse ano o melhor e mais lucrativo da sua empresa. É importante frisar que cada empresa tem a sua cultura, os seus métodos e os seus desafios. Assim, se você já tem o seu método de organização, não precisa seguir o meu. Agora se você não tem um método, e todo ano você começa no caos e fica desesperado porque janeiro não entra nada.
Inclusive, se você está perdido, com a empresa meio caótica e não entrando nenhum recurso, eu quero te apresentar, em primeira mão, o nosso próximo produto da IAP Propaganda, o IAP 360.
A nossa proposta é analisar todos os elementos da sua empresa que podem estar impactando negativamente o sucesso do seu negócio. Seja a identidade visual, o seu site, a sua comunicação, ou até mesmo o plano de negócios, a nossa equipe vai fazer um raio-x, uma devassa, ou, uma análise 360 (daí o nome) na sua empresa. E a consultoria é grátis. Apenas os serviços são pagos. Mas, com certeza, a gente consegue chegar num valor que cabe no seu bolso.
E, como falei para você, eu também estou terminando pendências, então a landing page do produto ainda não está pronta. Mas, especialmente para leitores do 40EMAIS, eu vou dar 10% de desconto para quem se interessar pelo IAP 360 e colocar nos comentários: EU ME INTERESSO! Vamos fazer um 2024 diferente?
E esse foi o texto de hoje, o primeiro de 2024. Se você quiser sugerir algum tema para a coluna, basta deixar nos comentários abaixo. Vejo vocês daqui a 15 dias, sempre às 9 da noite.
Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.
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“o que você puder evitar de assinar carteira de trabalho e ter funcionário em regime de CLT, evite.” Bem se vê que isso aí é escrito por padrão e o empregado que se ferre