Meu caro empreendedor, conforme os textos das colunas vai avançando, eu espero estar deixando claro quais são as etapas que você deve seguir para que a sua empresa saia do zero e alcance o sucesso.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Então, depois que você decidiu o que vai vender, contratou uma agência para desenvolver sua identidade, seu site, enfim, tudo ficou nos conformes, o que fazer a seguir?
|
|
Ora, se você vem acompanhando o que escrevo, eu já recomendei o que fazer nessa etapa: uma bela campanha de busca no Google Ads. Mas não é raro que os clientes me perguntem, por que o Google ads e não o Facebook (Meta) ads?
Então hoje nós vamos discutir isso e tirar essa dúvida de uma vez por todas. Vambooooora!
Em primeiro lugar, quando me perguntam qual das duas ferramentas eu prefiro, já me dá um nervosinho. A escolha de qual plataforma de anúncios usar não pode nunca ser uma questão de preferência, mas de qual a estratégia você vai usar para divulgar o seu negócio. Afinal, uma serve para uma coisa, e outra serve para outra coisa.
Além do mais, não existem apenas essas duas plataformas para anunciar. Você pode anunciar no LinkedIn ads. Ou no Twitter ads. Ou ainda no Pinterest. Meu caro, você pode anunciar até naqueles sites mais quentes, mais adultos, que começam com X…Mas aí eu não posso opinar.
O que eu quero dizer que existem diversas opções para que você possa divulgar a sua marca, e se você fez a lição de casa e já tem a estratégia certinha na sua cabeça, agora você vai sanar essa dúvida.
Pessoalmente, eu uso as duas principais plataformas de forma diferente. Como eu coloquei nesse texto, a primeira ação de marketing que você deve fazer, quando for a hora certa, é uma campanha de busca no Google ads. Isso porque todo mundo que vai buscar algum produto ou serviço, vai até o Google pesquisar. Afinal, o termo “dá um Google” não está aí a toa. São milhões (talvez bilhões?) de pesquisas todos os dias, então com certeza absoluta você vai encontrar gente que queira o seu serviço ou produto.
E em alguns casos, isso já basta.Manter uma ou mais campanhas rodando no Google já pode ser suficiente para você fazer um bom número de vendas mensais.
Mas para algumas marcas (a maioria), trabalhar o reconhecimento de marca é fundamental para garantir o sucesso da empresa.
E é para isso que eu gosto de usar as ferramentas da Meta Ads. Primeiro porque, embora digam que o Facebook esteja morrendo, é inegável que um bom número de pessoas ainda gasta um bom tempo rolando o feed nessa rede social. Segundo, que você pode anunciar no Instagram, que até o de eu me lembro, é a rede social com maior número de acessos. Então você quer sua marca lá, evidentemente.
Então, quando eu quero que as pessoas se lembrem da minha marca, eu crio uma campanha de…reconhecimento de marca. E meus anúncios passarão no feed de quem por acaso estiver interessado no que eu tenho a vender.
Em resumo, eu uso Google ads para vendas, e Meta ads para Reconhecimento de Marca.
Mas Márcio, eu ouço você dizer: e o YouTube? Não serve para fazer reconhecimento de marca? E não dá pra fazer uma campanha de vendas no Facebook ads?
E a resposta é sim. Evidente. Eu estou compartilhando apenas a estratégia mais básica que eu uso com sucesso nas minhas empresas. Mas ambas as ferramentas podem fazer ambas as coisas. É tudo uma questão de estratégia. Mas eu já fiz campanhas de vendas usando etapas de funil de marketing que funcionaram lindamente. E já fiz campanhas de reconhecimento no Youtube que também me trouxeram resultados.
Além disso, você deve investir em campanhas de remarketing em todas as plataformas possíveis. Mas isso è assunto para uma próxima coluna. O importante é você entender que, no universo do tráfego pago, você tem infinitas possibilidades de campanhas, formas de combinar plataformas e até tipos de campanhas que, combinados, vão te trazer resultados muito satisfatórios. Então vale a pena você ter sempre seu objetivo em mente na hora de anunciar. Além de contar com a ajuda de um profissional sempre, para não perder dinheiro.
O que me traz ao meu popular momento jabá. Se você está em busca de uma agência para realizar as estratégias que você precisa para você sair do zero ou aumentar suas vendas, eu recomendo que você visite a IAP Propaganda. Não por coincidência, é a minha agência. Lá, nosso time vai trabalhar a melhor estratégia para o seu negócio, e você vai conseguir usar a sua verba de marketing de forma bem mais efetiva. E, como eu sempre lembro, o café é sempre de graça, então vale a pena fazer uma visita. Conheça nosso trabalho.
E esse foi o papo de hoje. Espero que você tenha saído desse texto com menos essa dúvida. Mas se ficou alguma, deixe abaixo, nos comentários, que eu sempre respondi. Até daqui 15 dias. E sempre às 21 horas. Até lá!
Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|
Não entendi nada. Se eu posso fazer a mesma coisa nos dois, qual é o melhor? Vai ter resposta?