É meu caro empreendedor. A vida não é um morango. A gente trabalha, trabalha, e a marca não vira, não decola. Mas tá. Será que você está trabalhando certo?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Eu recebo aqui na agência um monte de empreendedor que sempre sabe o segredo pro sucesso da sua empresa: mais marketing. Mais Instagram. Preciso divulgar melhor. Quero encher a loja de gente. Todas as conversas giram em torno dessa questão: a marca não anda. Não vende.
|
|
Aí quando vamos sentar e avaliar, a marca do cidadão sequer existe. Não em termos formais. Certamente ela está registrada. Ele tem algum design. Tem as ferramentas, tanto online quanto offline. Mas quando eu digo que não existe, é porque tudo que esse cara construiu não funciona. Ele fez, fez, fez…e não fez nada.
Por isso, resolvi listar alguns motivos que já presenciei para que a marca dos clientes não saia do chão. Será que a sua está nessa situação?
O cara que não sabe nada do negócio
Esse é clássico. O cara vende (ou sonha em vender) um produto de alto valor agregado, cuja venda de uma só unidade já paga as contas todas. Essa empresa NUNCA vai ter uma loja cheia, estilo Black Friday Magalu. Não. Essa marca tem um fator de seleção de público muito alto. Traduzindo: as pessoas precisam de tempo para decidir se vão comprar ou não o produto. Não vai ser por impulso mesmo. Esse cara precisa de Marketing constante, e bem feito. Mas não. Ele quer loja cheia. E ele vai sempre ficar frustrado. Ou seja: saiba como o seu negócio funciona!
O cara que faz mil coisas
Na esteira do cara que não sabe como funciona o negócio, vem aí o cara que pega mil coisas pra fazer. Ele vende bolo (exemplo, tá?), mas se não vender mil bolos na semana, ele vai abrir uma empresa de faxina, ou vai adicionar salgados no seu portfólio, ou vai lavar carros. Ele vai começar a fazer tudo, menos vender bolos. Esse tipo de cara nunca vai chegar a lugar nenhum, porque ele não se dedica a fazer o melhor produto, mas sim, ele quer fazer qualquer coisa que venda rápido. Isso não existe. Pelo menos não para quem quer desenvolver uma marca. Ao invés de sair desesperado, análise por que você ainda não vendeu mil bolos e foque em corrigir esse problema.
O empreendedor afobado
Esse é uma experiência pessoal: uma vez um cliente me chamou pro escritório dele, por que ele estava desenvolvendo uma empresa nova e precisava de uma identidade visual. Sem problemas. Fui lá, ele fez a apresentação, eu pedi o prazo para fazer e fui embora. Nem 20 minutos depois da reunião, ele já estava né ligando, perguntando se eu já tinha “uma logo” para apresentar pra ele.
Esse tipo de empreendedor talvez seja o tipo mais tóxico que existe. Ele não dá tempo pra nada. Não desenvolve nenhum projeto com excelência. Tudo é nas coxas, porque tempo é dinheiro. Ele não entende que tempo de desenvolvimento te faz não errar lá na frente. E aí você não gasta dinheiro a toa. Esse è o cara que vai começar mil empresas, e não vai deslanchar nenhuma.
O cara do “fazejamento”
Ah, esse é o mesmo caso anterior, só que pior: ele nem pergunta, já sai fazendo, e os outros sócios, ou o prestador de serviços, tem que sair atrás refazendo tudo. Ele não gosta de planejar. Ele gosta de ação. Só que a ação dele é só besteira. Sério: NÃO SEJA ESSE CARA!
O que mando os outros fazerem
Já escrevi aqui sobre a importância de escolher bem o sócio. Mas não custa reforçar. Escolha bem o seu sócio. Porque existe um tipo que vai te afundar, que é o cara que só sabe mandar. Ele não é proativo com nada no que se refere à mão na massa. Ele pega serviços que a equipe e os outros sócios não vão dar conta. E por que ele faz isso? Porque não é ele quem vai fazer. Quem vai se f#der pra entregar as coisas são os outros sócios. E ele vai posar de chefão, de Big Boss. Esse cara só quer o social da empresa. Ser visto com empresário. Não tem metas, não tem proatividade. Nada. Ele só quer aparecer em cima do trabalho alheio. E muitas vezes o job que ele trás pra empresa, ou nem vai ser usado, ou vai dar prejuízo. Se você tem um desses na sua empresa, se livra.
Existem outros tipos de empreendedor que afundam uma empresa. Se vocês quiserem saber mais, deixe nos comentários abaixo. E deixem a minha estrelinha. Ajuda muito!
E agora vamos ao momento jabá: se a sua empresa está patinando, como descrevi acima, e você se encaixou perfeitamente em algum, ou mais de um dos casos acima, você precisa entrar em contato com a minha equipe na IAP Propaganda. Nosso time vai fazer uma análise 360 na sua empresa, listar todos os motivos que te fazem não sair do chão, e aí sim, te dar o diagnóstico do que fazer. Entre em contato com a gente e vamos agendar um papo. Te garanto que vai ser muito produtivo.
E esse foi o papo da semana. Se você gostou, deixe seu like e vamos conversar nos comentários abaixo. Eu volto daqui 15 dias, sempre às quartas. E sempre às 21 horas. Até lá!
Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|