Em minha experiência profissional, é comum receber clientes que chegam para o atendimento achando ser um exagero precisar de podólogo, ou mesmo uma frescura. Muitos não identificam como um problema questões relacionadas à saúde dos pés, outros relutam em dar atenção à essa região e a maioria acaba esquecendo mesmo, afinal, esses membros ficam muito tempo escondidos nos calçados.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
De fato, algumas pessoas podem precisar de um podólogo com mais frequência que outras, e isso se deve aos fatores que nos diferenciam como seres humanos: anatomia, rotina, hábitos de higiene, escolha de calçados, atividade profissional e tantos outros motivos.
|
|
Porém, uma sessão de podologia vai muito além de cuidar de um problema pontual, sendo indicada para prevenir dores e doenças na região dos pés. Ou seja, é um cuidado preventivo com os pés, que nos carregam para todos os cantos!
Pra te ajudar a ver a importância de uma sessão de podologia, vou indicar aqui 5 motivos que sinalizam a necessidade de você consultar um podólogo:
1- Se você nota que seus pés estão muito ressecados, mas não há sensibilidade alguma. Esse ressecamento pode evoluir para fissuras e rachaduras mais profundas e, dessa forma, se transformar numa porta de entrada para bactérias provocando dores e inflamações. Consulte um podólogo, ele irá te orientar sobre como evitar as rachaduras.
2- Se você é diabético e suas unhas estão grandes, é preciso ter cuidado ainda maior. Muitas pessoas com diabetes perdem a sensibilidade, o que é uma consequência da própria doença. O perigo é que a pressão causada pelos calçados, nas unhas ou nos cantos, provoque algum tipo de lesão. Lesão em pés diabéticos é algo muito arriscado e a indicação é ser atendido por um podólogo com uma certa frequência, para os cuidados com o corte e demais orientações. Não se brinca com isso!
3- Essa é mais engraçada: quando você tem um “instinto assassino” na hora de cortar as unhas, usando utensílios inadequados ou sem o devido conhecimento. São inúmeros os problemas decorrentes de um corte inadequado e nem sempre você sentirá as consequências na hora. Na minha clínica, eu atendo clientes que chegam pedindo socorro, literalmente, depois de um corte que não deu certo. Meu conselho: corra para um podólogo antes que uma tragédia iminente aconteça.
4- Se você começa a mancar com aquele calo que vem te avisando, de forma gradativa, que você vai sofrer, a mensagem é simples: corra para um podólogo! Afinal de contas, diante de tantas coisas para resolver no nosso dia, tantos leões que temos que matar a cada 24 horas, você não precisa ter de lidar com mais um obstáculo. As sessões de podologia vão te ajudar não só na retirada do calo, mas também na orientação pra prevenir esse problema.
5- O quinto e último motivo é, na minha opinião, o mais óbvio de todos, porém é o que nós, simples mortais, esquecemos com mais frequência: o velho bom senso. Entendo que o ser humano não nasceu para sofrer e, por isso, devemos buscar sempre as melhoras escolhas para uma boa qualidade de vida.
Resumindo tudo isso: por que sofrer por coisas que podemos evitar? Procure um profissional preparado e caminhe de forma suave e agradável!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|