Protetor solar, roupas mais frescas, muita água, alimentos leves… Esses são alguns dos cuidados que costumamos ter no verão, mas será que você também cuida dos seus pés da maneira ideal nesta época?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
É claro que muitas pessoas como eu não estão de férias, porém, os finais de semana quentes e ensolarados nos convidam aos momentos de lazer ao ar livre e, por consequência, os pés acabam trabalhando muito mais.
|
|
Aí você aproveita o dia na praia, faz uma caminhada, se aventura numa trilha, relaxa na piscina e outras tantas coisas maravilhosas que combinam com os dias quentes. Porém, seus pés também necessitam de uma atenção especial para que você curta toda essa programação, afinal de contas, são eles que vão trabalhar em dobro para você vivenciar todas essas experiências incríveis.
Vejo sempre isso na minha clínica de podologia, a Clinivan, com relatos de pessoas que se animam nesta época do ano e decidem fazer mais caminhadas ou até mesmo corridas. Tomadas pela empolgação, compram um tênis novo e decidem andar 15 quilômetros, logo no primeiro uso do calçado novo. O resultado vem em formato de bolhas, que são lesões provocadas pelo atrito excessivo.
Nesse sentido, eu recomendo – como sempre – o bom senso: comece a fazer caminhadas com distâncias mais curtas para que a pele dos seus pés se acostume com o atrito e, de preferência, faça isso com um tênis que você já tenha, para evitar esse contratempo doloroso das bolhas. Aí, depois, você pode começar a usar o tênis novo, sentindo também se ele incomoda ou machuca, antes de querer desbravar a pista de corrida!
Na praia também precisamos ter um cuidado básico e vou citar meu exemplo mesmo. No verão passado, eu e minha família chegamos à praia mais tarde, já com o sol a pino, naquele calorão. Minha filha e minha mulher me alertaram que a areia estava muito quente, para não tirar os chinelos antes de chegar na parte mais úmida da areia, em que podemos caminhar com mais conforto.
Para manter meu orgulho de “macho” intacto, eu disse que andar ali seria “moleza”, mas tive que correr e ficar pulando como pipoca (que mico), pois não estava conseguindo caminhar tranquilamente naquela areia escaldante. Sim, em casa de ferreiro, às vezes, o espeto é de pau! Essa atitude não foi nada inteligente e me rendeu queimaduras no arco dos pés. E, olha, isso dói, viu!
Agora, se a sua programação envolver o contato com a natureza numa trilha, prefira usar botas de cano curto, específicas para esse tipo de atividade, e comece usando um pouco esse calçado no seu dia a dia antes de fazer as suas trilhas. Com esse cuidado, você irá evitar lesões desnecessárias.
Se a piscina é a sua pedida para curtir o verão, também tenho algumas dicas para te dar. Por mais cuidados que existam no tratamento da água da piscina no clube, na sua casa, no hotel ou mesmo no seu prédio, não podemos esquecer que a água é um veículo, um transporte para fungos e bactérias.
Portanto, após o seu lazer merecido, para que você não desenvolva fungo nas unhas, minha dica é: pegue um conta gotas, encha de álcool 70% e pingue uma gota em cada canto das unhas. Dessa forma, com a evaporação do álcool, ele carrega junto a umidade e também elimina os microrganismos. A mesma dica serve para o pós-praia.
Aproveite essa estação maravilhosa cheia de luz a alegria, sem esquecer desses incansáveis trabalhadores que são os nossos pés.
Grande abraço!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|