Em uma das minhas inúmeras conversas, durante os atendimentos que faço na minha clínica de podologia, a Clinivan, uma cliente muito revoltada com os problemas nos seus pés me indagou: “Não sei por que existe calo. Ele não serve pra nada, apenas para causar dor!”.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Enquanto eu explicava os motivos pelos quais os calos se formam, eu pensei que esse assunto daria uma coluna superlegal para o 40eMais e, alguns pés depois, aqui estou, conversando com você sobre calos.
|
|
Não sei quais são as suas crenças, mas eu posso afirmar que respeito toda diversidade de entendimento neste tema, porém, eu acredito em Deus e acho que ele é o maior arquiteto de todas as coisas e, principalmente, da vida humana!
Aí você está se perguntando: “Mas o Ivan não é podólogo? Por que ele está falando de Deus?”. Na verdade, é porque o corpo humano é uma máquina tão complexa e tão perfeita que você vai entender agora o sentido da conversa com a minha cliente.
O calo não é um problema, ele é uma defesa do corpo! Como assim? Olhe que fantástica é essa máquina chamada corpo humano. Se imagine fazendo caminhadas na praia, diariamente, sendo você uma pessoa que sempre teve uma vida sedentária.
A pele dos seus pés é muito fina, afinal de contas, ela nunca recebeu muito estímulo. Por outro lado, o tênis é novo e começa a gerar muito atrito nos seus pés. É aí é que acontece a engenharia perfeita, uma vez que a pele começa a ficar irritada por causa desse atrito do calçado e as células da sua pele (apenas na região afetada) mandam uma mensagem para o cérebro: “olha, a coisa não está nada boa por aqui, você precisa mandar uma ordem para que nós possamos dar início à produção de queratina, pois se isso não acontecer logo haverá uma lesão mais séria e o organismo inteiro poderá ter problemas”.
Mas, calma, a mensagem das células da pele para o seu cérebro continua: “essa lesão será uma porta de entrada para micro-organismos nocivos e será muito mais trabalhoso nos defender tendo que acionar os anticorpos”.
Após a troca de mensagem da pele com o cérebro ter sido processada, então ele, o cérebro, determina a produção de queratina no local, acumulando uma camada bem grossa e tudo isso acontece no nosso corpo sem que nós façamos ideia dessa perfeição! Por isso, eu falei em Deus!
O cara tem que ser gênio para criar tal obra-prima! Portanto, quando você tiver um calo procure um profissional da podologia capacitado que te oriente adequadamente sobre o que evitar, na sua rotina, para não propiciar a formação do calo.
Se você já tem um calo dolorido, daqueles que te lembram que está lá, assim que você coloca um calçado, esse profissional da podologia fará a remoção, o que te trará alívio imediato do desconforto e do incomodo. Porém, não esqueça: o calo não é o vilão!
Um grande abraço.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|