Moda no BBB: o que a imagem estratégica ‘comunicou’ sobre a Karol Conká


Karol ConkáOlá pessoal, vamos falar do BBB 21? Assunto que tomou uma proporção sem antecedentes, a eliminação recorde da participante Karol Conká, com mais 99% de rejeição. Mas, Márcia, o que esse assunto tem a ver com sua coluna de moda e imagem? Tudoooo…

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Nossa imagem é formada por três pilares: Aparência, Comunicação e Comportamento.

A imagem tem uma representatividade de 55%, isso se tratando de uma primeira impressão. Mas ela precisa estar alinhada com os outros dois pontos para que seja sustentável e traga credibilidade.

Ouvimos muito nas redes sociais o bordão: “Isso a Globo não mostra”, frase usada para mostrar os bastidores de muitos que trabalham com essa ferramenta digital, que não é mais distração, ou saber da vida alheia, mas uma poderosa ferramenta para todos os tipos de negócios. Alcances antes somente alcançados com milhares de reais em investimentos, com um anúncio na Rede Globo e outras emissoras de TV.

Karol ConkáNo caso da Karol Conká, a Globo mostrou tudo e sua imagem, muito bem planejada para comunicação com seu público, não se sustentou. Vemos, então, quão importante é nessa “nova Globo”, as redes sociais, estarmos atentos ao que estamos mostrando, tanto na comunicação verbal, quanto na não verbal. Como falo sempre: TUDO COMUNICA.

O que aconteceu com essa participante do reality foi um grande ruído de imagem e comunicação entre a “personagem” e a pessoa que o público acompanhou em apenas algumas semanas. Falamos aqui de total falta de coerência e consistência.

Os dois Cs são a base de uma imagem estratégica e sustentável. Sem eles a imagem não se sustenta, é um blefe, um personagem sem identidade e essência.

COERÊNCIA: Conjunto de ideias ou de fatos cujo resultado é lógico. Característica daquilo que tem lógica, clareza e coesão. Descrição harmônica de ações ou fatos; conexão.

CONSISTÊNCIA: Coerência, firmeza, resistência, densidade. Podemos dizer que uma pessoa consistente é uma pessoa que é estável e tem uma base sólida em tudo que faz.

Traçar uma estratégia de imagem alinhada com sua identidade e sua essência é primordial.

De nada adianta uma imagem impecável, estudada pelos melhores experts da área e querer parecer algo que não é, ou almeja se tornar, se não houver consistência e coerência.

 O produtor da cantora e ex-participante do reality convocou especialistas em gestão de crise com o objetivo de traçar planos e estratégias para a recuperação da imagem e uma operação chamada: “operação descancelamento”, segundo matéria no site da Revista Piauí.

Karol ConkáNessa operação, a cantora estaria sendo orientada a assumir seus erros, pedir desculpas e reconhecer que precisa de ajuda. “Eu sabia que estava errada e fui invadida por uma amargura, me perdi no jogo e me entreguei a esse lado azedo. Sou uma nova Carminha e Nazaré”, disse Karol, referindo-se às vilãs de novelas, em entrevista à Piauí. Com essa postura de assumir e até brincar com o que aconteceu, busca a empatia e o “acolhimento”, expressão muito usada por outra participante do BBB.

A Globo adotou o silêncio absoluto sobre o caso Karol Conká. Exigiu que as equipes da emissora e da cantora não falem nada sobre a estratégia de reconstrução de imagem. É consenso que a cantora precisa ser descancelada, e a Globo se propôs a ajudá-la nesse processo.

 Reflexão e aprendizado, eu vejo assim.  

Ouvimos muito falar sobre branding, ou marca pessoal e, sim, somos uma marca, mesmo vendendo produtos ou serviços, temos a nossa marca pessoal, construída por nossa aparência (como somos vistos pelo mundo), conhecida por nossa comunicação (como estamos passando nossa mensagem verbal) e firmada com nosso comportamento diário (consistência e coerência).

Sempre acreditei em relacionamentos, mesmo antes de conhecer a palavra network. E penso que antes de comprarmos qualquer coisa, compramos primeiro quem vende. Hoje, com tanta forma de exposição pelos novos meios de comunicação cada vez mais compartilháveis, isso só se consegue com a verdade, sendo você.

Quando estruturamos a nossa imagem baseados em quem realmente somos ou almejamos ser, comunicando nossa essência e identidade, claro não agradaremos a todos, mas as pessoas que estiverem do nosso lado, nossos clientes e seguidores entenderão nossa mensagem e nosso propósito.

Cuide de sua imagem sempre e não descuide de sua comunicação e de seu comportamento.

Abraços e até a próxima!

@marciajanz

Fotos colunistas marcia janz - 40EMAIS

Marcia Janz

Márcia Janz, Consultora de Imagem e Estilo. Sigo ajudando mulheres no autoconhecimento do vestir, da autoimagem e do poder de se comunicar positivamente.

E chegou Dezembro último mês do Ano…

E chegou Dezembro último mês do Ano…

Desculpa qualquer coisa

Desculpa qualquer coisa

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Será que as salsichas são feitas de jornal?

Será que as salsichas são feitas de jornal?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezenove =

Scroll to top
Assine