Um ano depois e aqui estamos nós, passando por mais um período de lockdown. Necessário e, por enquanto, a única maneira de frear esse vírus tão sorrateiro e maligno. Mas, vamos falar de coisa boa, de esperança, de continuarmos em movimento, mesmo que em casa.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
O online veio com tudo e veio para ficar, então vamos dar a importância que é preciso para essa forma tão presente de comunicação? Um aspecto fundamental para a apresentação on-line é ter sua imagem pessoal coerente com quem você é.
Para nos sentirmos confiantes, é necessário estarmos confortáveis com nossa imagem. Assim, a mensagem vai fluir naturalmente, seja em uma reunião, num vídeo, num stories, em qualquer meio que as inúmeras redes sociais e o mundo on-line nos apresentar.
E quando falo da sua imagem pessoal, me refiro não só ao seu vestuário e aparência facial, mas sim à sua postura e linguagem corporal. Lembra que tudo comunica?
Quando nos comunicamos com quem já nos conhece, pode ser mais simples, mas pense quando você quer falar com pessoas que não te conhecem… É necessário mostrar rapidamente quem você é.
Se tudo está acontecendo pelo on-line, reuniões, videoconferência, treinamentos, vendas, entrevistas, precisamos perder o medo da câmera e, sim, sermos protagonistas da nossa história por aqui.
Existem vários cursos gratuitos e muitas dicas sobre esse tema e dessa nova forma de comunicação. Tudo, realmente tudo que precisamos saber para nos posicionarmos e vendermos nossos produtos e serviços no on-line.
Quero deixar aqui, com esse breve texto, minha contribuição nesse aprendizado.
Não se descuide por estar trabalhando de casa. Crie uma rotina iniciando pelos seus cuidados pessoais. A moda comfy também veio para ficar, são opções que trazem conforto sem perder a elegância. Mas tire o pijama, ok?
Cabelo bem arrumado, barba feita, roupa bem passada e, claro, aquela make que faz toda diferença para as mulheres. Podemos, sim, usar os filtros, que ajudam e muito, mas nada que mude nossa expressão e identidade, afinal não queremos criar um personagem, não é? Imagem coerente, consistente e verdadeira conecta mais.
Seja você, mas se esforce e seja a melhor versão de você!
Os detalhes são muito importantes. Cenário: Iluminação, som, internet, altura do celular ou câmera. O ideal é estarmos com o olhar reto, como se estivéssemos conversando com uma pessoa da nossa estatura, olho no olho, sem olhar para cima, que cria uma impressão de autoritarismo e até arrogância, nariz em pé, sabe?
Também nada de olhar para baixo, que transmite falta de segurança, timidez e não passa credibilidade. Esses detalhes são mensagens subliminares, que mesmo sem querer são transmitidas através da imagem.
Um exemplo: Eu uso livros para apoiar meu notebook até ficar na altura ideal. Ideal da iluminação é que seja frontal, só a de cima pode criar sombra. A cor do fundo também é importante. Já assistiram uma live ou um vídeo em que a parede de fundo era branca e a pessoa estava de blusa branca também? Dá um sono…
Prepare o cenário. Plantas, flores, cores na medida certa e com intenção para reter a atenção do seu público alvo. Faça testes antes e assista para treinar seu olhar, sua fala, tom de voz, velocidade do texto, gestos, expressões… tudo é treino e detalhes comunicam muito nesse mundo onde a imagem fala mais que mil palavras.
Alguns exercício que podem ajudar:
1- Vá para a frente do espelho ou da própria câmera e repasse o seu texto.
2- Cole seu roteiro em um local onde você consiga ler os tópicos e ver seu rosto.
3- Repasse os pontos principais em voz alta e perceba suas expressões.
Quando você conversa com alguém, fica parado o tempo inteiro? É bem provável que não. Então, imagine que a câmera é uma pessoa com quem você está conversando.
Você acha que transmite confiança e autoridade no seu assunto? Caso você ainda não esteja satisfeito(a), faça esses exercícios algumas vezes. Assim, você consegue ver o que precisa melhorar.
Mesmo se você for muito tímido(a), ao fazer esses exercícios diários, perceberá que sua desenvoltura será melhor e não tenha medo, afinal você é um especialista e o roteiro foi você que fez.
Outra dica é: Faça. O feito é melhor do que o perfeito!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|