Vou lançar uma pergunta que escuto muito na clínica: esmalte nas unhas dos pés faz mal ou é apenas mito?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Essa dúvida é muito frequente entre os nossos cliente e até no meu círculo familiar e de amigos.
Na minha opinião como profissional da podologia, NÃO FAZ MAL, desde que as pessoas que fazem uso desse artifício de beleza tenha bom senso, né?
|
|
Apesar de achar, na minha visão masculina, que as unhas dos pés e das mãos pintadas ficam muito bonitas, é necessário lembrar que se isso fosse natural todas as meninas já nasceriam com esmalte nas unhas, não acha?
A lâmina (unha) é feita de queratina, uma estrutura microporosa que se estiver o tempo todo com esmalte em sua superfície, estará sempre com seus microporos tampados. Com isso, estimula-se um processo de contaminação por fungos, pois dentro de cada microporo tampado por esmalte o clima será quente, úmido e escuro, o criando o ambiente perfeito para a ploriferação de todo tipo de microorganismos e, nesse caso, fungos!
Por isso é muito comum que aquelas mulheres que ficam com esmalte o tempo todo, em algum momento, quando a manicure remove o esmalte, acabam tendo uma surpresa indesejada: a lâmina (unha) toda manchada por contaminação fúngica!
A minha dica é: mulheres, sempre cuidem de seu visual, se enfeitem, pois isso faz muito bem pra elas e é muito agradável aos nossos olhos masculinos, mas se você vai a manicure toda sexta-feira, por exemplo, tire o esmalte na quarta-feira e, dessa forma, suas unhas terão dois dias de “trégua”.
Assim, a união entre a vaidade e a saúde fica perfeita. Continue bela e saudável também. Um abraço!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|