Inventando Moda com Márcia Janz


modaOlá! Estou muito feliz por continuar conversando com você, nesta coluna, sobre imagem e a sua importância nos dias atuais. Se você ainda não conferiu a minha primeira coluna, vale a pena ler e ficar por dentro do que eu vou compartilhar toda semana aqui no 40eMais.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

O assunto é bem gostoso, mas é sério, pois estamos falando da nossa imagem, de como nos apresentamos e somos percebidos pelo outro. Vimos que a imagem depende muito do olhar alheio e de suas interpretações. Já a nossa aparência, essa, sim, está em nossas mãos.

Mas, Márcia, não entendo nada de moda, como posso me vestir bem? Vamos entender a diferença entre se “vestir bem” ou “estar bem vestido”. Parece subjetivo, e até pode ser, mas se temos o conhecimento de nosso Estilo Pessoal, de nosso desejo de imagem e dos papéis que desempenhamos, conseguimos, sim, formar um Dress Code (código de vestimenta) apropriado e condizente com quem somos, para que viemos e, assim, estarmos adequados para cada momento e diferentes ambientes que transitarmos.

Você já ouviu ou leu que estilo é a sua personalidade refletida no seu vestir? É dizer quem você é sem falar uma palavra! Para entender mais sobre como descobrir a sua assinatura pessoal na imagem, vou te contar um pouco sobre os sete Estilos Universais, sendo três estilos base e quatro sub estilos, ou temperos, que é como eu prefiro chama-los.

Vem comigo, vou te ajudar um pouco mais nessa descoberta!

1- Esportivo ou Casual:

Pessoas comunicativas, ativas, despretensiosas, ligadas a natureza e ao natural. Suas roupas são geralmente de modelagem solta, looks de cores neutras. Amam um jeans e tênis. Cabelos soltos e os mais naturais possíveis. Pouca ou zero maquiagem. Pessoas com esse estilo base prezam pelo conforto e ponto!

2- Clássica ou tradicional:

Pessoas mais fechadas, rígidas e exigentes, não abertas às mudanças. Não se deixam levar por modas ou tendências, são presas às tradições. Seu guarda-roupa é atemporal, com alfaiataria, tecidos nobres, peças de qualidade e de grifes. Acessórios sóbrios e joias. Bolsa e sapatos coordenados. São extremamente conservadoras e refinadas.

3- Estilo Contemporâneo:

É uma mistura dos dois estilos acima. Uma clássica atualizada, casual refinada. Ligada à moda e tendências. Ousa mais nas cores, estampas, modelagens e acessórios de peso visual. Muito vaidosa, sempre com cabelos, unhas e maquiagem impecáveis. A mulher contemporânea ama um scarpin, seda, couro e tecidos de qualidade.

 4- Romântico (tempero doce):

Meiga é o seu sobrenome, feminina, vaidosa, cuidadosa, rica em detalhes. Amam estampas florais, poá, formas arredondadas na modelagem, como saias rodadas, mangas bufantes e babados. Seus sapatos favoritos são de bico redondo e as bolsas, geralmente pequenas. Fivelas, arquinhos e baby liss nos cabelos. Sua paleta de cores é suave, tons pastéis. Maquiagem leve e acessórios delicados.

5- Sexy ou Sensual (tempero picante):             

Como o nome sugere, sedutora, forte, ousada e glamourosa. Sua marca são roupas com modelagens justas, que valorizam seu corpo. Tecidos com caimento perfeito, como a seda. Brilho, transparência, rendas, decotes e fendas. Não se esquecendo de sua estampa favorita, a animal print, e o seu salto alto, que completa a sensualidade nos looks dessa mulher. Maquiagem com olhos e bocas marcados, e a preferência por um batom vermelho.

6- Tempero Criativo:

Gosta de decorar o seu vestir, sempre com originalidade e liberdade. Repete roupa, mas não looks, tá sempre trazendo uma pitada de inovação e do étnico. Muito comunicativa, extrovertida, traduzindo sua personalidade no seu guarda-roupa, com peças alegres, mix de estampas e texturas. Sobreposições, cores e mais cores, introduzidas também nas maquiagens e nos cabelos. Sapatos diferentes, saltos grossos, sandália bloco e as bolsas bem modernas.

7- Dramático ou Moderno:

Impacto é a palavra chave do seu closet. Gosta de chocar, trazendo a moda das passarelas para as ruas, bem fashionista mesmo, e com refinamento. Faz uma verdadeira arquitetura com suas peças de modelagens assimétricas, estampas geométricas, sempre muito interessantes e irreverentes. Paleta de cores contrastantes, acessórios de peso visual e minimalistas. Maquiagem e cabelos geralmente teatrais. Sapatos e bolsas diferenciados e da moda.

Gostaram do conteúdo? Fiquem ligados e acompanhem, pois vou meus próximos textos terão sequências deste tema, para complementar o assunto. Também espero sugestões e dúvidas.

Beijos e até a próxima!

Fotos colunistas marcia janz - 40EMAIS

Marcia Janz

Márcia Janz, Consultora de Imagem e Estilo. Sigo ajudando mulheres no autoconhecimento do vestir, da autoimagem e do poder de se comunicar positivamente.

Desculpa qualquer coisa

Desculpa qualquer coisa

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Será que as salsichas são feitas de jornal?

Será que as salsichas são feitas de jornal?

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 1 =

Scroll to top
Assine