Já estamos quase no Carnaval e os preparativos para a folia estão na reta final. Os itens para a viagem, o abadá para acompanhar o trio elétrico, a roupa pra sair no bloquinho e tantos outros detalhes que ficaram apenas na vontade de muita gente, pelas restrições com a pandemia. pés
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Será que dentre esses preparativos você incluiu os cuidados com a sua base? Já cuidou daquele que, na verdade, vai fazer todo o trabalho para você aproveitar o Carnaval? Ainda não sabe de quem, ou melhor, do que estou falando?
|
|
Seus pés! Aqueles membros do corpo que muitas vezes têm os cuidados negligenciados, ficam escondidos, abafados e até torturados em calçados apertados e nada confortáveis. Se você se identificou, fique sabendo: trago verdades para você dar a devida atenção aos seus pés.
Afinal, estamos em fevereiro e, evidentemente, sua rotina de trabalho já está normal, seus pés estão recebendo toda carga, esforço e distância percorrida de sempre, diariamente. Aí você quer se jogar na programação de Carnaval e usa uma sapatilha, uma rasteirinha ou mesmo um chinelo, para ficar mais à vontade. Certo?
Errado. Esses calçados são baixos demais e seu uso resulta no aumento da sobrecarga nos calcanhares. Do ponto de vista dos pés, definitivamente eles sofrem muito e ficam sem entender nada, pois já produziram toda a queratina (substância que produz a calosidade) necessária para a sua rotina diária, justamente para que você não sofra com lesões, como as famosas bolhas, que são capazes de estragar a sua diversão.
Isso sem entrar em outras áreas, incluindo lesões internas um pouco mais complexas, como tendinites (lesões nos tendões provocadas por esforço repetitivo), e o desenvolvimento de esporão de calcâneo (lesões provocadas pelo impacto intenso na área dos calcanhares, levando a uma formação óssea nos calcanhares e provocando muita dor).
O mesmo acontece se você preferir aproveitar a folia descalço, pulando e dançando durante horas, na maior empolgação em um baile de Carnaval, desfilando na avenida, em um trio elétrico em Salvador ou mesmo na arquibancada, acompanhando sua escola de samba favorita.
Para que você viva só o melhor do Carnaval, e evite essas e outras lesões que detalhei, vou te dar uma dica: use o seu tênis com solado mais espesso e macio. Dessa forma, você elimina a possibilidade de qualquer lesão mais séria e as menos graves, porém não menos importantes, como as bolhas.
Ah, eu já ia esquecendo de te alertar sobre o cuidado necessário com a pele dos pés, especialmente se for do tipo mais comum, ressecada. O ideal é que você use muito creme hidratante, pois a pele devidamente hidratada aumenta a elasticidade, evitando que se parta, ou seja, apresente rachaduras.
Enfim, cuide bem da sua base para que na Quarta-feira de Cinzas sua cabeça esteja relaxada e seus pés em perfeitas condições de retomar sua rotina. Aproveite seu Carnaval!
Bom Carnaval e ótima semana 😊
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|