Estava pensando em uma situação que é recorrente no dia a dia da minha clínica, a Clinivan For Feet, e achei que esse assunto merecia ganhar espaço aqui no 40eMais. Me refiro aos questionamentos das minhas queridas clientes sobre se podem ir à sua manicure de preferência para pintar as unhas dos pés, ou, como se diz atualmente, fazer esmaltação.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Essa pergunta é muito frequente, especialmente quando estamos no verão, pois é a estação em que o calor prevalece e, assim como usamos roupas leves e frescas, as mulheres também querem deixar os pés à mostra, aproveitando o clima tropical.
|
|
Como sempre gosto de frisar, não sou contra as manicures ou contra o trabalho exercido por essas profissionais. Na verdade, sou totalmente a favor desta atividade, desde que seja colocado em prática o bom senso.
O PODÓLOGO tem sua atuação com foco, em primeiro plano, na promoção da saúde e do bem-estar dos pés de seus clientes e, em segundo plano, na estética dos pés. Já no caso da MANICURE, essa atividade é exercida com o objetivo de cuidar exclusivamente do visual, da estética das unhas, tanto das mãos quanto dos pés.
No meu entendimento, se essa ordem de funções for respeitada, podólogo=saúde e manicure=estética, as duas profissões acabam se completando, com cada profissional responsável por seu papel nos cuidados dos pés dos clientes. Desta forma, saúde, bem-estar e estética são contempladas na mesma medida, como resultado da atuação dos dois profissionais.
As clientes novas, que ainda não me conhecem tão bem, costumam perguntar: Ivan, posso pintar as unhas dos pés esse fim de semana? E eu sempre respondo: “Claro que sim, desde que você não esqueça o esmalte nas unhas por 15 dias!
Não há problema em querer esmaltar as unhas dos pés, usar as cores que são tendências e até dar um toque de moda ao compor o visual dos pés. Afinal de contas, é da natureza feminina se enfeitar, cuidar da estética geral e as unhas não ficam fora desses cuidados.
Se você esmaltar as unhas dos pés para ir a uma festa, por exemplo, o ideal é que dois ou três dias depois deste evento seja feita a remoção do esmalte, usando o produto indicado para isso. Se esse cuidado não for respeitado, aí, sim, podem aparecer problemas nas unhas, pois a lâmina (unha) precisa respirar e quando isso não acontece, fatalmente os fungos vão se instalar ali.
Ficar com o esmalte quase que de forma permanente não é natural. Se fosse, a atividade das manicures estaria com dias contados, sem necessidade de a cliente esmaltar toda semana. Então, a dica é: trate da saúde dos pés no podólogo e fique com as unhas bonitas na manicure (com moderação). Um grande abraço!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|