Verão no auge e seus pés estão com qual tipo de calçado? Os jovens usam muito tênis, as mulheres gostam muito de sandálias abertas e rasteirinhas, muitos adoram os chinelos estilo havaianas e, para dizer a verdade, quando estou de folga, é o que eu mais gosto de usar.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Porém, vamos pontuar esses estilos: não existe perfeição, partindo do ponto que o projeto inicial dos pés era para estarem sempre livres, descalços mesmo. Então, como tudo na vida, existem os prós e os contras…
|
|
Na questão dos jovens, o tênis é um calçado de qualidade do ponto de vista de absorção de impacto, mas no que diz respeito ao abafamento, é péssimo, pois acaba sendo um meio de proliferação de micro-organismos.
Já no caso das rasteirinhas e sandálias abertas, normalmente elas têm um solado mais fino e estreito e, ao contrário dos tênis, não absorvem impacto nenhum, sobrecarregando as articulações do tornozelo, joelho e bacia. Em contrapartida, o fato de serem calçados que deixam os pés mais expostos, é extremamente saudável do ponto de vista de pele e problemas com microrganismos, já que os pés estão mais arejados.
E, por fim, os chinelos tipo havaianas, que eu tanto gosto. Nesse caso, até esse calçado, que pode parecer inofensivo, não é! Quando usamos chinelos de dedo, não percebemos, mas a articulação dos dedos faz força para que a tira do chinelo não saia dos pés e, dessa forma, forçando muito o hálux (dedão) para dentro, estimulando demais o desenvolvimento do joanete.
Resumo da ópera: use todos esses tipos de calçado, sempre alternando entre eles e, dessa forma, nunca haverá regiões sobrecarregadas nos seus pés, nem do ponto de vista articular e do ponto de vista de pele. Aproveite o verão!
Grande abraço.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|