Olá! Este mês de outubro é especial pra mim, pois no dia 26 completo 35 anos atuando como podólogo, o que me incentiva ainda mais a compartilhar um pouco do meu olhar sobre a podologia, com muito orgulho, aqui nesta coluna do 40eMais. pés
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
E vamos falar sobre as novidades em cosméticos para os pés? Tenho visto na internet muitos produtos novos, como máscara esfoliante para os pés, máscara de peeling para os pés, peeling para remoção de cutícula, enfim…
|
|
Ressalto aqui que, de forma alguma, sou contra coisas novas, mas, por força do meu ofício, preciso pedir cautela diante das novidades.
Por que? Todos esses produtos que prometem remover excesso de pele, calos, cutículas e rachaduras nos pés são a base de ácidos, e, por isso seu uso requer cautela.
Quando se aplica um produto desses, você não sabe qual a espessura da sua calosidade, por isso, é quase impossível de se medir a proporção exata para a remoção adequada do calo ou da calosidade.
Ou seja, esse tipo de tratamento pode se tornar uma “roleta russa”: em algumas pessoas, não causará problemas, mas em outras, terá efeitos desastrosos.
Já chegaram clientes na Clinivan, minha clínica de podologia, que eu não pude fazer nada a não ser encaminhar a um dermatologista, devido às queimaduras químicas causadas por produtos do tipo.
O que me preocupa é como saber a dose ideal de ácido para cada pessoa, percebe?
Além disso, o ser humano, de um modo geral, é imediatista e se sente atraído por anúncios e promessas de que logo após algumas vezes de uso, o produto vai transformar o pé da FIONA no pé da CINDERELA, mas isso não existe!
Reforço aqui que não estou colocando em dúvida a qualidade desses produtos, mas, sim gerando uma reflexão sobre qual a dose certa para cada pé, cada tipo de pele e cada espessura de calosidade.
Afinal, nossos pés também tem características individuais, necessidades e indicações de cuidados igualmente únicas.
Portanto, se você quiser mesmo testar esse efeito mágico nos seus pés, muito cuidado: busque orientação com um podólogo, para saber se o produto é recomendado para os seus pés.
E lembre-se: evite atalhos, normalmente a busca pelo “milagre instantâneo” é muito arriscada, prefira sempre o bom senso!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|