Selma Cabral: Como empreender no mercado de Eventos.


Eventos

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A Organização de Eventos de qualquer porte e segmento (sim porque são muitos) é uma atividade em constante crescimento no mundo e há um aumento significativo na oferta de empregos nessa área e para quem deseja começar um pequeno negócio, sim falei pequeno mesmo, porque é a maneira mais indicada para se começar um negócio.

O importante é entender bem sobre o mercado, as oportunidades, o nicho que você quer explorar, o que você se adapta e conhece melhor e tem mais facilidade. Procure ler sobre o tema, fazer cursos, buscar informações inerentes à produção de eventos. Conhecimento e criatividade são mais importantes do que experiência e, para se dar bem na área de produção, o importante é inovar!

Claro que abrir uma empresa nessa ou em outra área não é tão simples e nada fácil como não é fácil em qualquer outro tipo de negócio.

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Para ser um produtor e até para abrir a própria produtora de eventos, é preciso conhecer (pelo menos) um pouco de tudo: administração, comunicação, marketing, gestão de pessoas e muito mais.

Por se algo complexo e que abrange muitas funções, dá para escolher a que você gosta mais: Marketing, planejamento, trabalhar como freelancer, gerente de projetos, criar seus próprios eventos, essa inclusive é a minha preferida: Amo criar eventos, e até abrir sua própria empresa de eventos.

Bom mais aí você deve estar se perguntando: Preciso saber tudo isso?

Claro que você pode contratar pessoas para todas as funções e serviços que você não consegue fazer, aliás, o bom do mercado de eventos é exatamente isso: abrange muitos serviços e empresas de vários nichos, então, tem para todos. Mas como em qualquer negócio o meu conselho é que você entenda um pouco de tudo até para contratar com segurança, quanto mais você souber e estar preparado melhor. Se posso dar um conselho é: Saiba tudo. Porque se acontecer algum problema, alguém faltar, você terá que substituir e para isso tem que saber, e porque para contratar e negociar valores, preços, descontos, é bom ter certeza de tudo que está sendo proposto e assim fazer as melhores negociações.

Fazer um planejamento financeiro é fundamental. Coloque as contas na ponta do lápis e faça uma reserva, pois começar um negócio sem ter algum dinheiro guardado é um risco alto. Faça um orçamento, e inclua gastos como luz, água, telefone, internet, aluguel de equipamentos e as demais despesas que possam surgir durante os primeiros meses.

Prepare-se para imprevistos e saiba que o início é a estruturação do processo: destaque e lucros virão com o tempo. Economistas recomendam que você tenha uma reserva que consiga cobrir seus gastos caso a empresa fique até três meses sem lucro.

Para quem não entende nada sobre documentação necessária, nem contrato social, a melhor coisa a se fazer é contratar um advogado. É ele quem vai te auxiliar na hora de preparar a papelada, além de te instruir nas questões de direitos e deveres que a sua empresa terá que cumprir. Um contador também será útil quando o assunto for parte financeira.

Tudo resolvido é preciso fazer com que todos conheçam a sua empresa e sua marca, comece criando um excelente site e divulgando todos os seus serviços e trabalho.  E seu portfólio à medida que for fazendo eventos. Divulgar suas produções é muito importante. Pode usar as redes sociais e os amigos também.

Ter uma excelente equipe, do momento de contratação até a rotina de trabalho é muito importante. Ofereça treinamento de qualidade aos seus funcionários (tanto internos quanto terceirizados, se julgar necessário) para que realizem um bom trabalho e demonstrem a identidade da empresa em cada ação.

Todos devem saber tudo que a empresa oferece pois se nem os seus funcionários souberem direito o que a sua empresa faz e como agir, será mais difícil fechar um negócio ou trabalhar mais de uma vez com um mesmo cliente.

Organize sua lista de fornecedores. Faça um cadastro com o telefone de iluminadores, arquitetos, marceneiros, montadores de palcos, buffets, fornecedores de bebida, cinegrafistas, fotógrafos, assessores, equipes de limpeza e de segurança. Todo e qualquer tipo de serviço ou equipamento que você precisará para montar o seu evento.

Deixei para o final um dos três itens que considero mais importe:  Faça networking: Começar a produzir eventos está diretamente relacionado a conhecer demais produtores, patrocinadores, assessorias de artistas, fornecedores, boas equipes de trabalho, dentre outros contatos.

O segundo mais importante é ser um bom comunicador, saber trocar ideias com gente do mesmo ramo, seja simpático, saiba realmente vender o peixe. Ir a workshops e fazer parcerias ajuda bastante a aumentar sua rede de contatos.

E mais importante ainda é Gostar de pessoas, sorrir sempre não importa se o seu sapato está apertado, se você está com dor, com cólica, ninguém precisa saber. Essa é a parte real (e que só quem trabalha sabe) do Trabalho com Eventos. Mas garanto que é maravilhoso quando tudo termina e você vê o sorriso das pessoas, da sua equipe de que deu tudo certo! Essa sensação sinceramente não preço!!

Espero que tenham gostado! E qualquer dúvida estou à disposição.

Abraço e ótima semana😊

Selma Cabral

Consultora de Turismo & Eventos

Espero que gostem!

Grande abraço e até a próxima 😊

Selma Cabral

**Este texto não, necessariamente, reflete a opinião do 40EMAIS.

Selma Cabral Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

 

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