É possível que você já tenha lido sobre a cultura organizacional de grandes empresas. No entanto, a maioria dos pequenos empreendedores não sabem exatamente o que é e a importância em investir na criação de uma cultura corporativa, desde o nascimento do negócio.
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Cultura organizacional é a forma de ser e de pensar de uma empresa; é o conjunto de hábitos, crenças e valores expresso por meio de normas, princípios, política, expectativas e práticas compartilhadas por todos os colaboradores de uma empresa, do CEO aos funcionários. É um guia para alinhar mentalidade e comportamento de todos os envolvidos dentro da empresa. Mas não é só isso; ela é importante também como recurso estratégico competitivo, definindo como a empresa se posiciona e se diferencia no mercado, suas estratégias, ações e campanhas, influenciando nos resultados e crescimento.
O sucesso de uma empresa depende, sobretudo, de sua equipe e, investir nela é fundamental, já que é ela a responsável pelo crescimento do negócio. E a cultura organizacional vem para alinhar os relacionamentos interpessoais de colaboradores, fornecedores e clientes. Por isso é tão importante que todos os envolvidos compreendam a missão, visão, valores e desafios da empresa.
Uma cultura organizacional bem alinhada motiva os colaboradores, além de ajudá-los a crescer junto com o negócio, influenciando na produtividade e na menor rotatividade de funcionários. Ouvir e dar voz às ideias de todos os profissionais de uma empresa, independentemente do seu nível hierárquico, favorece a cultura de inovação e possibilita o surgimento de novas soluções, produtos ou serviços, metodologias e processos, influenciando positivamente no crescimento da empresa.
E se você está pensando em como formar uma cultura organizacional forte e participativa, vou reforçar aqui o impacto dessa postura.
A PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, afirmou, em uma pesquisa em 2019, que empresas com uma cultura organizacional bem gerenciada apresentam crescimento sustentável em seus mercados. O estudo aponta, ainda, dados interessantes, como:
– 71% das empresas acreditam que a cultura corporativa tem mais relevância para o seu desempenho do que as estratégias ou os modelos organizacionais em si;
– E que empresas com uma cultura organizacional forte apresentam uma alta taxa de satisfação de seus colaboradores: 90% dos executivos e conselheiros administrativos e 76% dos funcionários em cargos não operacionais têm orgulho em fazer parte de suas organizações.
Essa afinidade leva a um maior comprometimento com os objetivos da empresa, gerando uma maior contribuição, individual e em grupo, desses funcionários. Por isso, a importância em contratar profissionais que compartilham com os mesmos valores da empresa.
É claro que atingir este cenário ideal não é fácil. Requer muito esforço, foco, exemplo e dedicação dos líderes do negócio.
Você precisa pensar em tudo o que a sua empresa está comunicando, principalmente através da sua comunicação não verbal. Por exemplo, o tamanho do espaço físico da sua empresa, a decoração, arquitetura, pintura, o modelo e cor dos mobiliários, a disposição dos objetos, tudo isso representa os símbolos materiais e fazem parte da comunicação não verbal da sua empresa.
E os benefícios de uma cultura organizacional são muitos, mas podemos destacar: o fortalecimento da imagem da companhia; os índices de produção mais elevados; e o alinhamento entre os membros da equipe. Tudo isso é traduzido em uma vantagem competitiva significativa no mercado. Temos grandes exemplos de empresas reconhecidas por suas culturas corporativas fortes, como: Coca-Cola, Natura, Google, Apple, Netflix, Nubank.
E como construir uma cultura organizacional forte?
O primeiro passo é observar, questionar e entender quem é o seu negócio; quais são sua missão, visão e valores, e quais os meios para cumpri-los.
Depois, você precisa alinhar a sua comunicação. A comunicação interna e externa de uma empresa tem um papel fundamental na cultura organizacional. É através dessa comunicação que o público constrói uma imagem sobre ela.
Esteja sempre atento aos feedbacks recebidos, tanto de clientes quanto de colaboradores e parceiros, invista em treinamentos, reuniões, conscientização das equipes e transmissão contínua dos valores da empresa.
Uma comunicação eficaz impacta positivamente no fortalecimento da identidade e cultura da empresa.
Você, como líder do seu negócio, deve sempre estar atento a sua imagem e atitudes. Você deve ser o exemplo de como praticar os valores da sua empresa.
Além disso, vale ressaltar que os pequenos detalhes do dia a dia fazem a diferença na percepção do seu cliente, na satisfação dos seus funcionários e na criação de um ambiente organizacional positivo.
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Sensacional. Érika Klann Parabéns pelo texto.