O planejamento de todas as ações de um empreendimento envolve a divulgação, o marketing. E, enquanto anos atrás, as principais formas de divulgação eram o boca-a-boca e os meios impressos, hoje, as ferramentas possibilitam alcances ainda maiores. Não que o boca-a-boca tenha perdido o seu papel. Pelo contrário. Ele continua tendo um impacto relevante, mas os novos meios conseguem atingir um número muito maior de possíveis clientes e em um curto espaço de tempo. E o principal deles, sem dúvida, é o marketing digital.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
As ferramentas presentes na estratégia digital de divulgação são inúmeras, mas irei focar hoje nas redes sociais, mais especificamente no Instagram.
Diante da quantidade de pessoas conectadas e do tempo gasto nos seus smartphones, não há como negar o impacto dessa rede social na vida das pessoas e, também, das empresas. Imagens geram uma conexão emocional e esse é o grande diferencial: o Instagram conecta pessoas e os negócios são exatamente realizados através de conexões do público com as marcas.
E números não faltam para mostrar a importância dessa rede social. Segundo a Social Media Trends 2018, o Instagram é a segunda rede mais usada nas estratégias digitais e a de maior impacto no marketing online de empresas brasileiras. Além disso, o Brasil desponta como o segundo país com o maior número de usuários do Instagram, perdendo apenas para os EUA. Isso demonstra o tamanho das oportunidades que esta rede gera e que não podem ser desperdiçadas. Traduzindo: o Instagram deve ser parte fundamental do seu plano de marketing.
E como estar ativo nele e fazer diferença? Mais uma vez, teremos que falar em planejamento (já não disse que planejamento é tudo para uma empresa prosperar?!). Organize uma lista de temas que você acredita ser interessante para o seu público-alvo; porque acredito que até aqui você já tenha definido muito bem o seu público, né?! Crie, então, um calendário de conteúdos sobre esses temas que você listou.
Esse calendário não deve ser aleatório; é preciso ter uma estratégia bem definida e clara de onde você quer chegar, quais objetivos você quer atingir e em quanto tempo. Todo o movimento que você fizer no Instagram deve seguir esta estratégia. E se ela não estiver dando certo, mude a rota!! Existem métricas que dão essas respostas e vamos já falar sobre isso. Mas antes, uma dica importante: não misture a sua vida pessoal com a empresarial; tenha um perfil exclusivo para o seu negócio. Não que você não possa postar sobre você, sua família ou amigos, mas até estes devem estar alinhados com suas estratégias.
Em 2016, a plataforma lançou o Instagram for Business (ou Instagram para Empresas), onde disponibiliza algumas ferramentas exclusivas como o Instagram Insights, com métricas que ajudam a monitorar o sucesso de suas ações e, consequentemente, na construção de estratégias mais assertivas de comunicação e divulgação do seu negócio. Para acessar essas funcionalidades, você precisa configurar sua conta para um perfil comercial.
O Instagram Insights oferece uma gama de informações sobre o perfil dos seus seguidores, como o gênero, a faixa etária e a localização. Além de análises de engajamento, impressões (quantidade de vezes que as publicações foram vistas) e alcance (número de perfis que visualizou seus posts), o que contribui para você entender quais são os tipos de posts ou assuntos que estão dando melhor resultado ou não.
Há ainda outras funcionalidades importantes nos perfis comerciais: possibilidade de criação de anúncios; adição de links às publicações e stories patrocinados ou promovidos; função de vitrine para quem tem e-commerce, com a divulgação de produtos e direcionamento à página de compra da empresa.
Algumas dicas essenciais para atingir seus objetivos:
– Somos naturalmente visuais e, por isso, as imagens precisam ter boa qualidade (o que não significa super edições);
– Produza conteúdos interessantes para o seu público;
– Tenha constância na rede. Isso não significa ter que postar todos os dias, mas sim que você deve estar sempre presente e respeitar o calendário ao qual se comprometeu;
– Não deixe de responder a nenhum comentário ou direct. Você pode estar perdendo possíveis clientes;
– Utilize todos os recursos disponibilizados pela plataforma (IGTV, reels, vídeos, carrossel de fotos, stories, lives…). Ajuda no engajamento e você consegue testar o que mais funciona para o seu perfil;
– Esteja atento às novidades do Instagram e abuse delas. A plataforma está em constante mudança;
– Invista nos stories! É a funcionalidade que mais recebe atualizações e incrementos. Humaniza a sua marca e aproxima você ao seu público;
– Não faça do seu perfil apenas um catálogo de produtos ou serviços;
– Incentive seus seguidores a compartilhar e salvar seus conteúdos; isso ajuda muito no engajamento e nos tais algoritmos do Instagram;
– Use as hashtags (#) de forma inteligente para que potenciais clientes cheguem até você;
– Não deixe de acompanhar as métricas.
Apesar da inegável relevância do Instagram como estratégia de marketing para o seu negócio, é muito importante que você tenha em mente que ele não deve ser a única casa da sua empresa; ele é apenas a porta de entrada. Além das frequentes mudanças que podem não favorecer o seu negócio e das instabilidades que já ocorreram, imagina se o Instagram acabar ou mudar completamente o seu foco?!! Como o seu negócio vai ficar? Já pensou nisso? Outras plataformas devem fazer parte das suas estratégias de marketing, como um site, e-mail, WhatsApp, Telegram, Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn e tantas outras possibilidades que você deve analisar de acordo com o segmento do seu negócio. Estas plataformas devem, inclusive, estar interligadas de alguma forma com o seu perfil no Instagram.
Sim!! Muito trabalho e caminho a percorrer… então, mãos à obra!!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|