Tenho certeza de que você já ouviu alguém se referindo a empresários e empreendedores como se tivessem o mesmo significado: donos de uma empresa. No entanto, eles possuem papéis distintos e exigem competências diferentes dentro de um negócio. E para quem está pensando em começar a empreender, é importante compreender essa diferença desde o plano de negócio. empreendedor
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
E qual seria, então, essa diferença?
Simplificadamente, empresário é quem abre, ou compra, uma empresa. Ele foca na área gerencial do negócio: planejamento, vendas, finanças, marketing, gestão de pessoas ou qualquer outra área que esteja relacionada ao funcionamento lucrativo do negócio. Dificilmente, ele vai correr riscos ou ter uma visão inovadora dentro da empresa.
O empreendedor tem um perfil completamente diferente. É aquele que enxerga oportunidades para promover mudanças, provocar transformações, seja na sua vida, ao seu redor, na sua comunidade ou mesmo nos processos de uma empresa, utilizando-se da criatividade e inovação. Segundo definição do Sebrae, empreendedorismo “é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”.
Como costumam dizer, empresário é profissão; empreendedor é paixão. Paixão por inovar, realizar, sair da zona de conforto e colocar novos planos em prática.
Empreender é um perfil e ele pode estar em um dono de negócio, em um funcionário que enxerga oportunidades de melhoria nos processos da empresa ou no líder de um projeto. Ou seja, um empreendedor ou empreendedora não necessariamente é proprietário(a) de uma empresa.
O que quer dizer que nem todo empreendedor é empresário, assim como nem todo empresário é um empreendedor. E não entender essa diferença é um dos principais erros de quem tem um negócio. Porque muitos empreendedores falham exatamente por não desenvolverem as características de um empresário; focam apenas no seu lado inovador e resolvedor de problemas. Mas, consolidar um negócio exige competências específicas relacionadas à gestão, de pessoas, de tempo, de finanças, de recursos.
O empresário, por sua vez, é muito focado nos resultados e, para prosperar o seu negócio, precisará desenvolver habilidades inovadoras e criativas. Enfrentar as dinâmicas do cenário econômico e as mudanças de comportamento do mercado consumidor exige um perfil também empreendedor de quem está à frente da empresa.
A boa notícia é que as competências características de um empresário e de um empreendedor podem ser desenvolvidas. O importante é analisar quais são os seus pontos fortes e potencializá-los, e identificar quais são os que precisam ser desenvolvidos e trabalhá-los.
O ideal é que o dono da empresa seja um empreendedor empresário, ou vice-versa, somando competências para garantir uma gestão eficiente e, ao mesmo tempo, manter o espírito inovador do negócio.
Agora que você já entendeu a diferença, você é um empreendedor ou empresário?
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|