Já imaginou trabalhar com eventos, conquistar oportunidades de trabalho e ampliar sua rede de contatos?
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A Organização de Eventos de qualquer porte e segmento (sim porque são muitos) é uma atividade em constante crescimento no mundo e há um aumento significativo na oferta de empregos nessa área e para quem deseja começar um pequeno negócio, sim falei pequeno mesmo, porque é a maneira mais indicada para se começar um negócio.
O importante é entender bem sobre o mercado, as oportunidades, o nicho que você quer explorar, o que você se adapta e conhece melhor e tem mais facilidade. Procure ler sobre o tema, fazer cursos, buscar informações inerentes à produção de eventos. Conhecimento e criatividade são mais importantes do que experiência e, para se dar bem na área de produção, o importante é inovar!
Claro que abrir uma empresa nessa ou em outra área não é tão simples e nada fácil como não é fácil em qualquer outro tipo de negócio.
Para ser um produtor e até para abrir a própria produtora de eventos, é preciso conhecer (pelo menos) um pouco de tudo: administração, comunicação, marketing, gestão de pessoas e muito mais.
Por se algo complexo e que abrange muitas funções, dá para escolher a que você gosta mais: Marketing, planejamento, trabalhar como freelancer, gerente de projetos, criar seus próprios eventos, essa inclusive é a minha preferida: Amo criar eventos, e até abrir sua própria empresa de eventos.
Bom mais aí você deve estar se perguntando: Preciso saber tudo isso?
Claro que você pode contratar pessoas para todas as funções e serviços que você não consegue fazer, aliás, o bom do mercado de eventos é exatamente isso: abrange muitos serviços e empresas de vários nichos, então, tem para todos. Mas como em qualquer negócio o meu conselho é que você entenda um pouco de tudo até para contratar com segurança, quanto mais você souber e estar preparado melhor. Se posso dar um conselho é: Saiba tudo. Porque se acontecer algum problema, alguém faltar, você terá que substituir e para isso tem que saber, e porque para contratar e negociar valores, preços, descontos, é bom ter certeza de tudo que está sendo proposto e assim fazer as melhores negociações.
Fazer um planejamento financeiro é fundamental. Coloque as contas na ponta do lápis e faça uma reserva, pois começar um negócio sem ter algum dinheiro guardado é um risco alto. Faça um orçamento, e inclua gastos como luz, água, telefone, internet, aluguel de equipamentos e as demais despesas que possam surgir durante os primeiros meses.
Prepare-se para imprevistos e saiba que o início é a estruturação do processo: destaque e lucros virão com o tempo. Economistas recomendam que você tenha uma reserva que consiga cobrir seus gastos caso a empresa fique até três meses sem lucro.
Para quem não entende nada sobre documentação necessária, nem contrato social, a melhor coisa a se fazer é contratar um advogado. É ele quem vai te auxiliar na hora de preparar a papelada, além de te instruir nas questões de direitos e deveres que a sua empresa terá que cumprir. Um contador também será útil quando o assunto for parte financeira.
Tudo resolvido é preciso fazer com que todos conheçam a sua empresa e sua marca, comece criando um excelente site e divulgando todos os seus serviços e trabalho. E seu portfólio à medida que for fazendo eventos. Divulgar suas produções é muito importante. Pode usar as redes sociais e os amigos também.
Ter uma excelente equipe, do momento de contratação até a rotina de trabalho é muito importante. Ofereça treinamento de qualidade aos seus funcionários (tanto internos quanto terceirizados, se julgar necessário) para que realizem um bom trabalho e demonstrem a identidade da empresa em cada ação.
Todos devem saber tudo que a empresa oferece pois se nem os seus funcionários souberem direito o que a sua empresa faz e como agir, será mais difícil fechar um negócio ou trabalhar mais de uma vez com um mesmo cliente.
Organize sua lista de fornecedores. Faça um cadastro com o telefone de iluminadores, arquitetos, marceneiros, montadores de palcos, buffets, fornecedores de bebida, cinegrafistas, fotógrafos, assessores, equipes de limpeza e de segurança. Todo e qualquer tipo de serviço ou equipamento que você precisará para montar o seu evento.
Deixei para o final um dos três itens que considero mais importe: Faça networking: Começar a produzir eventos está diretamente relacionado a conhecer demais produtores, patrocinadores, assessorias de artistas, fornecedores, boas equipes de trabalho, dentre outros contatos.
O segundo mais importante é ser um bom comunicador, saber trocar ideias com gente do mesmo ramo, seja simpático, saiba realmente vender o peixe. Ir a workshops e fazer parcerias ajuda bastante a aumentar sua rede de contatos.
E mais importante ainda é Gostar de pessoas, sorrir sempre não importa se o seu sapato está apertado, se você está com dor, com cólica, ninguém precisa saber. Essa é a parte real (e que só quem trabalha sabe) do Trabalho com Eventos. Mas garanto que é maravilhoso quando tudo termina e você vê o sorriso das pessoas, da sua equipe de que deu tudo certo! Essa sensação sinceramente não preço!!
Espero que tenham gostado! E qualquer dúvida estou à disposição.
Abraço e ótima semana😊
Selma Cabral
Consultora de Turismo & Eventos
Espero que gostem!
Grande abraço e até a próxima 😊
Selma Cabral
**Este texto não, necessariamente, reflete a opinião do 40EMAIS.
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias. |
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