Proativa significa: Pessoa que busca, por antecipação, identificar e resolver possíveis problemas; que age ou pensa de maneira antecipada; antecipatório: procedimentos proativos de controle da violência.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Já reativa é significa o ato ou efeito de reagir. É todo comportamento manifestado a partir de um estímulo.
Em qual dos dois você se encaixa?
Mas antes vamos entender um pouco sobre uma pessoa proativa, que nada mais é do que aquela pessoa que está sempre se antecipando as ações, aos problemas, toma a iniciativa para resolver e trazer soluções mesmo que sejam consideradas de difícil resolução e mesmo que não seja sua função.
Já pessoas reativas agem apenas quando um problema se torna sério ou quando é o seu dever resolver. Espera que alguém tome a iniciativa.
Talvez por medo ou insegurança, ou fuga da responsabilidade, falta iniciativa para chamar para si a responsabilidade. Ou simplesmente porque não acham que seja sua obrigação.
É por isso que as pessoas proativas sempre veem os problemas como uma oportunidade de se aprimorar ao usar toda a sua criatividade para resolvê-los. É como se problemas as instigassem a melhorar sempre, desafiassem na verdade, e isso faz que elas estejam sempre na frente com o instinto aguçado.
Meu avô diria que essa pessoa não dorme de toca, ou dorme com um olho aberto e outro fechado, porque elas estão atentas a tudo, a todo momento, mesmo que os problemas não sejam seus.
Atualmente a proatividade é umas das características mais buscadas nas empresas ao contratar funcionários, pois para elas é muito importante ter funcionários que assumam a responsabilidade do seu trabalho, encontrem várias formas de executar as ações, solucionar problemas e principalmente prevenir e evitar prejuízos.
Mas como ser proativo no trabalho?
- É ir além das suas funções, não se colocar de forma passiva – aliás em tudo na nossa vida, não devemos se passivos né?
- Sempre conseguir pensar em soluções durante os imprevistos que surgem;
- Pensar positivo diante de problemas;
- Assumir a responsabilidade das suas ações;
- Contribuir para o futuro da empresa;
- Se antecipar aos problemas, estar sempre atento a tudo que pode acontecer.
Falei muito em ser proativo no trabalho, mas, é importante ser proativo na vida, e principalmente quando resolve empreender.
Não faça nada de maneira intempestiva, pesquise, estude, faça um levantamento de tudo que pode dar errado e já coloque as soluções que pensa ao lado, assim não perde tempo e já serve como avaliação do próprio negócio em si, outra coisa também é pensar no seu negócio, como SEU, e nunca porque o amigo fez e deu certo, o vizinho fez e deu certo. Então vou fazer algo igual, esse é o pior erro que você pode cometer quando está pensando em empreender, a menos que você tenha uma solução que melhore o serviço oferecido, pense no seu negócio como um modelo único, para você.
E como fazer isso?
Primeiro: ponha sua ideia no papel e tudo que é necessário fazer, e ao lado, o que você gosta ou não gosta de fazer, se tiver mais itens que não gosta, acho melhor repensar seu modelo de negócio.
Segundo: Se conheça, saiba exatamente o que gosta e tem facilidade de fazer, o que tem habilidade e o que está disposto a aprender – porque podemos desenvolver várias, é questão se dispor a aprender;
Terceiro: Você deve estar pensando: Porque tenho que saber tudo isso se posso simplesmente contratar alguém para fazer o que não sei ou não gosto. Grande erro: para mandar fazer, você primeiro tem que saber fazer, isso é básico, como você pode explicar para alguém algo que nem você entende?
Para quem está acostumado a trabalhar com eventos esse último item é quase obrigatório, pois temos sempre o plano A, B, C, D e assim vai.
Se antecipar aos problemas lembram do conceito de proatividade? -Tenho que pensar que alguém pode faltar, ficar doente, cair a energia, a internet, e aí vou ter que ficar na recepção, ou fazer tudo a mão, mas e se eu não sei? Como vou resolver essas questões? Pense nisso quando decidir fazer algo, abrir um negócio, procurar um emprego.
Para toda ação existe uma reação. Qual vai ser a sua? Só depende de você!!! E isso é que é maravilhoso: Podemos aprender, desenvolver habilidades que nunca pensamos, é só estarmos dispostos a aprender!
Estava lendo sobre maneiras de adquirir essas habilidades e encontrei esses dez passos no: https://blog.tecnospeed.com.br/como-ser-proativo-em-10-passos/
Se você acha que não é uma pessoa proativa, mas deseja adquirir este perfil, confira 10 passos e atitudes que podem te ajudar nesse objetivo:
- Olhe suas responsabilidades e pergunte a si mesmo: Quais tarefas são regulares? Quais vêm em grande quantidade? Quais precisam de atenção assim que chegam?
- Faça uma análise de como executar as tarefas com mais eficiência. Crie um plano ou rotina para realizar a tarefa; distribua as atribuições, recrutando e instruindo outras pessoas para tarefas grandes ou urgentes; procure passos que possam ser eliminados ou reduzidos; colete todas as informações necessárias antes de iniciar o projeto.
- Antecipe os problemas e desenvolva soluções alternativas.
- Busque resolver os problemas, ao invés de deixá-los no projeto.
- Adiante o que é menos urgente e tarefas diárias.
- Saiba definir o que é prioritário.
- Elimine o que for desnecessário. Algumas coisas não precisam ser feitas ou não precisam ser feitas por você. Saiba delegar responsabilidades e não desperdice seu tempo em coisas que não são necessárias.
- Avalie o que realmente funciona e o que não funciona enquanto executa um processo ou procedimento.
- Tente antecipar as necessidades e o que você vai precisar saber realizando um planejamento do projeto.
- Pense de maneira criativa. Faça anotações, armazene ideias, coloque as ideias em ação, observe e absorva tudo o que acontece à sua volta, ao conversar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante
Espero que gostem!
Boa semana e até a próxima 😊
Selma Cabral
**Este texto não, necessariamente, reflete a opinião do 40EMAIS.
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias. |
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|